FORNECEDORES
Critérios de Seleção e Avaliação de Fornecedores
Na seleção de fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados são exigidos por 33% das empresas, e outras 45% têm como meta a inclusão dessa exigência em 2005. Ainda, 47% estimulam seus fornecedores para a adoção de princípios e práticas de responsabilidade corporativa.
Todavia, 76% não possuem política ou programa específico de responsabilidade social para a cadeia de fornecedores. Algumas empresas já começam a adotar essa postura, como por exemplo, a CPFL Energia e a FRAS-LE, que realizam encontros periódicos com fornecedores.
Em relação às matérias-primas, insumos e produtos utilizados na produção ou nas operações diárias, 47% das empresas conhecem em profundidade e têm garantia que nessas origens os direitos humanos e ambientais são respeitados. Ainda, 89% adotam critérios que consideram a Garantia de Origem para evitar a aquisição de produtos piratas, falsificados ou fruto de roubos de carga.
Os fornecedores que possuem certificação socioambiental são privilegiados nas políticas de compras por 36% das empresas, garantindo um diferencial para aqueles que adotam tais práticas.

Verificamos um aumento de 82% no número total de fornecedores. Vale ressaltar a expansão dos fornecedores de pequeno porte (193%), fato que contribui de forma significativa para a geração e distribuição de emprego e renda.
Cadeia Produtiva
Duas questões que ainda fazem parte de nossa realidade social dizem respeito ao trabalho infantil e ao trabalho forçado. Isso aumenta a responsabilidade das empresas na disseminação de referências éticas e de respeito aos Direitos Humanos.
Alguns indicadores:
- 44% das empresas possuem, em seus contratos com fornecedores, cláusulas de proibição do trabalho infantil;
- 30% possuem cláusulas de proibição do trabalho forçado;
- 20% têm como prática proceder periodicamente pesquisa, verificação e relatórios sobre a utilização de trabalho infantil em sua cadeia produtiva;
- 19% monitoram a utilização de trabalho forçado em sua cadeia produtiva.
Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores
O fortalecimento das redes por meio do diálogo e cooperação é condição necessária para a sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.
Uma das ações-chave nesse processo se dá pela inclusão, em seus quadros de fornecedores, de indivíduos ou grupos da comunidade local, tais como cooperativas, associações de bairro e organizações com projetos de geração de renda para grupos excluídos, como populações indígenas, pessoas com deficiência, entre outros. Atualmente, apenas 29% das empresas realizam ações dessa natureza.
|