CONSUMIDORES E CLIENTES

A incorporação dos princípios de ética e transparência fica evidente quando observamos que as políticas e as práticas de comunicação - interna e externa - estão alinhadas com as crenças e valores da empresa.

Alguns indicadores:

  • 96% das empresas afirmam que praticam tais políticas;
  • 86% atualizam sempre que necessário o material de comunicação destinado a consumidores e clientes para tornar seu relacionamento mais transparente e o uso de seus produtos mais seguro;
  • 10% das empresas receberam, nos últimos três anos, reclamações de clientes, fornecedores ou concorrentes. 

Mas ainda existem avanços a serem desenvolvidos, como por exemplo, a formalização de políticas contra a propaganda que coloque crianças, adolescentes, negros, mulheres ou qualquer indivíduo em situação preconceituosa ou de risco, realizada por 55%.

  • 82% das empresas possuem Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou outra forma de atendimento;
  • Em 81% das empresas, o SAC é acompanhado por indicadores com representação nos processos de tomada de decisão;
  • 73% das empresas têm determinação explícita de políticas de não-suborno para obtenção de decisão de compra de produtos ou contratação de serviços;
  • 61% das empresas adotam medidas preventivas ou corretivas para minimizar os riscos à saúde e segurança, bem como para evitar danos morais e garantir a privacidade dos seus consumidores. 

Os resultados dessa preocupação ficam evidenciados no fato de 96% das empresas não terem sido processadas no último ano pelo não-cumprimento de regulamentos relacionados à saúde e segurança dos clientes. Soma-se a isso o fato de 98% delas não terem registrado a retirada de produtos do mercado por pressão de clientes ou órgãos de defesa.