Mensagem da Diretoria Executiva Recentemente a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicou pesquisa sobre o impacto da crise para os fundos de pensão em todo o mundo. O relatório analisa os dados apenas até o mês de outubro de 2008, e apura uma perda em média de 20% para o conjunto dos fundos em diferentes países (com maior peso para os europeus e norte-americanos). É muito provável que estas perdas tenham se aprofundado desde então, quando a crise mostrou mais força e resistência.

Gerir um fundo de pensão em cenários de instabilidade é um grande desafio em qualquer lugar do mundo. É um grande alívio para nós que a economia brasileira ainda se mantenha como uma das menos afetadas, embora sofra as consequências inevitáveis de uma crise mais global e profunda que qualquer outra já vista. É um alívio também que, mesmo neste cenário, seja possível preservar a saúde financeira e a solvência dos nossos planos, mantendo intactos os direitos dos nossos associados.

Apesar destes “alívios”, estamos longe de relaxar. Sabemos que atenção e cuidados redobrados são mais do que nunca necessários. Manobrar dentro do espaço possível, aproveitar oportunidades, rever táticas e monitorar riscos, em um ambiente de pouca previsibilidade, é um novo desafio.

A Diretoria da PREVI mais uma vez compartilha com todos os associados não só a prestação de contas sobre tudo que aconteceu em 2008, como também suas preocupações e seu compromisso com mais um ano de trabalho duro e sério.