Um ano de muito trabalho

Concluir mais um ano de trabalho é sempre muito bom. A gente olha para trás e tenta avaliar tudo que aconteceu, tudo que se conseguiu fazer, e já começa a enfrentar tudo que ficou para ser feito no ano que se inicia.

Para a PREVI, 2003 foi um ano muito especial, de muito trabalho, de muitas realizações, de muitos planos e discussões. Diversas coisas foram feitas e sementes foram plantadas para o futuro.

Para nós – membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e funcionários – que vivemos intensamente o dia-a-dia da Entidade, falar da Previ é um prazer e uma obrigação. Afinal de contas, nós passamos a maior parte do nosso tempo dentro da Previ, respirando Previ e nos preocupando com a Previ.

Nós procuramos compartilhar permanentemente nossas preocupações e realizações com todos os associados. Estivemos juntos em encontros, palestras e seminários, em dezenas de oportunidades. Enviamos boletins, incrementamos o relacionamento pela internet e telefone e até pela grande impresa procuramos informar e esclarecer.

Mas agora, gostaríamos de sintetizar todas estas informações e apresentá-las na forma de uma prestação de contas, para o conhecimento e avaliação de todos os associados.

Como já dissemos, muitas coisas foram realizadas. Embora seja impossível atacar todos os problemas ao mesmo tempo, procuramos nos dedicar a diversas frentes, obviamente priorizando os assuntos e enfrentando as urgências que estouram o tempo todo.

Atuamos na área de investimentos, procurando proteger o patrimônio dos associados; nos dedicamos a melhorar a gestão interna da entidade, conferindo mais qualidade e segurança a todas as operações; nos aplicamos em questões candentes de interesse dos associados, como a Carim; e estivemos atentos também ao ambiente externo, que nos condiciona, colaborando na definição de novos parâmetros legais para os fundos de pensão.

Devemos destacar alguns fatores que foram da maior importância para os sucessos que obtivemos. De um lado, queremos registrar o espiríto de unidade e profissionalismo de toda a Diretoria e conselheiros, que permitiu um debate intenso, porém fraterno, na busca das melhores decisões. De outro lado, comemoramos a postura de dialógo e de sincero interesse pelo desenvolvimento do sistema, manifestado especialmente pela Secretaria de Previdência Complementar e outros órgãos governamentais. Também o relacionamento com a patrocinadora mudou de patamar, propiciando mais integração e busca de soluções.

Temos clareza da responsabilidade que é administrar um patrimônio de mais de 50 bilhões, em nome de mais de 120 mil associados, vinculados a uma empresa do porte do Banco do Brasil. É uma tarefa que envolve profissionalismo, excelência técnica cada vez maior, compromisso com os objetivos da entidade e sensibilidade com as necessidades das partes envolvidas. Estamos motivados e determinados a enfrentar este desafio da melhor maneira possível, e 2004 será certamente um ano de mais trabalho e determinação no rumo de consolidação da Previ.

Sérgio Rosa
Presidente



OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Um ano de muito trabalho | Investimentos: Renda Variável | Renda Fixa | Imóveis | Relacionamento com o participante: Nova Carim | Reajuste de benefícios | Empréstimo Simples | Diálogo | PREVI Futuro | Atendimento | Promoções e Descontos | Responsabilidade social: Relatório de Responsabilidade Social / Projeto Berimbau / Fome Zero | Gestão: Planejamento Estratégico / Projeto Governança / Risco / Controladoria / Controles Internos / Educação Corporativa | Diálogo com fundos estrangeiros | Resultado de 2003: Desempenho garante superavit


Topo da página