Venda de imóveis antigos reduz gastos com manutenção e melhora rentabilidade

A gestão dos empreendimentos imobiliários teve como principal orientação a venda dos ativos de baixa rentabilidade e/ou elevado custo de administração. A estratégia envolveu a venda de salas comerciais e apartamentos vazios. No condomínio Jardim Guedala (SP), por exemplo, foram negociados 53 dos 136 apartamentos colocados à venda. Com essa nova orientação, os técnicos da PREVI vão poder priorizar a administração dos ativos que têm maior potencial de geração de receitas.

TÉCNICOS ESTUDAM SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O UMBERTO PRIMO
A Diretoria encarregou um grupo de técnicos de buscar uma solução definitiva para área onde se localiza o Hospital Umberto Primo (SP). Quando adquiriu o imóvel a intenção da PREVI era reformar o Hospital e agregar um shopping e um flat para idosos. Ocorre que durante todo esse tempo esse empreendimento nunca saiu do papel e a área está sem utilização, impactando negativamente a rentabilidade da carteira. A orientação agora é encontrar uma solução definitiva.


PARQUES TEMÁTICOS: HOPI HARI NEGOCIA DÍVIDA.
MAGIC PARK É VENDIDO

Mesmo que por motivos completamente distintos, o fato é que os dois parques temáticos existentes na Carteira da PREVI apresentavam desempenho muito abaixo do esperado. A Diretoria tomou então decisões para reverter o quadro. No caso do Hopi Hari, os sócios – PREVI, Sistel, Petros, Funcef e controlador (GP Participações) – estão promovendo mudanças no posicionamento do Parque para atrair mais público. Para mudar o perfil da dívida e melhorar a rentabilidade, estão em negociações com bancos credores (BNDES, Bradesco e Brascan).

Por conta de seu histórico, a solução para o Magic Park foi mais drástica. Depois de verificar que o parque era inviável economicamente e sem enxergar qualquer possibilidade de retorno do capital investido, a Diretoria da PREVI decidiu vender o Magic Park para a Park Inn, controlador do empreendimento, visto não ter encontrado outro comprador para a participação de 49% que detinha. O parque temático vinha acumulando prejuízos há anos e consumia cerca de R$ 100 mil mensais com manutenção. O valor obtido pela venda foi de R$ 3.086.000,00.



REFORMAS MELHORAM RESULTADOS DOS SHOPPING CENTERS
Interligação do NYCC com o Barrashopping valoriza os dois empreendimentos / Foto: Ricardo GabrielA PREVI realizou diversas avaliações operacionais em shopping centers este ano, com o objetivo de tornar os empreendimentos mais atrativos e melhorar os resultados. Entre os shoppings que receberam uma atenção especial em 2003 estiveram o Shopping Barra (BA), Iguatemi Rio (RJ), Barrashopping (RJ), NYCC (RJ), Morumbi (SP), Ribeirão (SP), Riomar (SE), Parkshopping e Esplanada (SP).

Como a administração desses empreendimentos é terceirizada, a PREVI desenvolveu sistema de avaliação de desempenho desses prestadores de serviço.


O aperfeiçoamento do sistema de renda fixa vem proporcionando gestão eficaz da carteira, adequando-a ao fluxo de caixa da PREVI, além de minimizar o risco e otimizar o controle. Em 2003, para melhorar o desempenho da carteira, a PREVI participou ativamente de reestruturações financeiras da Tupy, CPFL e dos Terminais Portuários Ponta do Félix. Com o mesmo objetivo, vendemos a participação acionária na Tigre e participamos de oferta pública de ações da Suzano. Ações gerenciais resultaram na melhora do retorno de empreendimentos imobiliários como Jardim Guedala (SP) e Torres do Norte (RS).

Luiz Aguiar
Diretor de Investimentos


PLANO DE ENQUADRAMENTO DAS APLICAÇÕES É ENTREGUE À SPC

A PREVI enviou à Secretaria de Previdência Complementar (SPC) no dia 10 de novembro um plano de enquadramento dos investimentos, de acordo com a Resolução CMN 3.121 de 25/9/2003. O plano, entregue dentro do prazo pedido pela SPC, foi feito pela primeira vez em harmonia entre os fluxos dos ativos e passivos, com a construção do Fluxo de Caixa de Longo Prazo e a evolução dos estoques de ativos por segmento. O plano considera o fluxo dos compromissos atuariais (pagamento de benefícios) e a previsão de desinvestimentos, de forma a garantir o melhor rendimento das aplicações em ações. A estratégia de incremento da liquidez dos ativos de renda variável foi considerada nesse plano, assim como a estrutura do passivo atuarial e a venda de ativos desenquadrados, como a 521 Participações, a Guaraniana e a Litel.




OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Um ano de muito trabalho | Investimentos: Renda Variável | Renda Fixa | Imóveis | Relacionamento com o participante: Nova Carim | Reajuste de benefícios | Empréstimo Simples | Diálogo | PREVI Futuro | Atendimento | Promoções e Descontos | Responsabilidade social: Relatório de Responsabilidade Social / Projeto Berimbau / Fome Zero | Gestão: Planejamento Estratégico / Projeto Governança / Risco / Controladoria / Controles Internos / Educação Corporativa | Diálogo com fundos estrangeiros | Resultado de 2003: Desempenho garante superavit


Topo da página