2.135 mutuários tiveram redução da prestação.
3.745 liquidaram o financiamento com desconto.

Idealizado para atender reivindicações dos mutuários e sanear a Carim, além de tornar mais próxima a possibilidade de reabertura do financiamento imobiliário, o Projeto Nova Carim permitiu que 3.745 mutuários pudessem liquidar o financiamento com desconto mínimo de 15%. Essa possibilidade foi estendida até 31/3/2004. Outros 2.135 mutuários, que comprometiam mais de 30% da renda com o financiamento, tiveram a prestação reduzida desde agosto de 2003.

AJUSTES NOS CONTRATOS REDUZEM SALDOS E PRAZO DE PAGAMENTO
Mais de 13 mil mutuários manifestaram ao longo do ano interesse em fazer o Ajuste contratual que, entre outras vantagens, vai reduzir o saldo devedor do financiamento e o número de prestações a serem pagas.

A PREVI enviou pelo Correio material com todas informações para que os mutuários possam fazer a opção, inclusive planilha com os valores do financiamento antes e depois do Ajuste contratual.


MUDANÇAS SÃO RETROATIVAS A 31/3/2003
Mesmo com o risco de comprometer o cronograma inicial de implantação da fase de Ajuste dos contratos – o que de fato ocorreu – a PREVI buscou cercar todo o processo da maior segurança possível. Foram desenvolvidos novos sistemas de controle e efetuadas análises jurídicas sobre o melhor instrumento legal. Para não prejudicar nenhum mutuário, todos os Ajustes de contratos serão retroativos a 31/3/2003, independente da data de assinatura do aditivo contratual.


CONVÊNIO COM CARTÓRIOS REDUZ GASTOS COM ESCRITURA
Um dos problemas encontrados no decorrer da implantação das mudanças na Carim foi o das custas cartoriais, que poderia ser um dificultador para a realização dos Ajustes nos contratos. Isso porque em algumas cidades o custo de registro de escritura pode chegar até R$ 800,00.

Para facilitar ainda mais as condições para o Ajuste, a PREVI firmou convênio com cartório do Rio de Janeiro que vai permitir que os mutuários possam registrar a escritura por R$ 50,00. Para que a medida beneficie a mutuários de todo o País, a PREVI colocou à disposição quatro funcionários do Banco do Brasil, que se dispuseram a atuar como procuradores.


ALTERNATIVAS PARA USO DO FGTS
A Diretoria da PREVI vem mantendo entendimentos com a direção da Caixa Econômica e representantes de outros órgãos governamentais em busca de alternativa para utilização do FGTS nos contratos da Carim. Essa medida beneficiaria cerca de 12 mil mutuários.


PESQUISA VAI OUVIR ASSOCIADOS SOBRE NOVOS FINANCIAMENTOS

A Diretoria decidiu promover pesquisa para conhecer as expectativas dos associados em relação à reabertura dos financiamentos imobiliários. Os associados serão ouvidos sobre a situação atual de moradia, perspectivas de compra de imóvel, capacidade de pagamento e possibilidade de ter financiamento para reforma de imóvel próprio. Esses dados vão subsidiar estudos sobre possível reabertura da Carim.



Continua »
Reajuste


OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Um ano de muito trabalho | Investimentos: Renda Variável | Renda Fixa | Imóveis | Relacionamento com o participante: Nova Carim | Reajuste de benefícios | Empréstimo Simples | Diálogo | PREVI Futuro | Atendimento | Promoções e Descontos | Responsabilidade social: Relatório de Responsabilidade Social / Projeto Berimbau / Fome Zero | Gestão: Planejamento Estratégico / Projeto Governança / Risco / Controladoria / Controles Internos / Educação Corporativa | Diálogo com fundos estrangeiros | Resultado de 2003: Desempenho garante superavit


Topo da página