Orçamento já está aprovado

A Diretoria dedicou boa parte do ano passado ao aprimoramento da gestão. Como resultado desse esforço, pela primeira vez o Orçamento do ano foi aprovado ainda no começo de janeiro.

O Planejamento Estratégico, que ajudou a definir prioridades, teve a presença de representantes dos participantes / Foto:  Lídio ParenteO orçamento é uma das principais ferramentas de gestão de uma organização. Na PREVI, o processo foi realizado a partir da formulação do Planejamento Estratégico. O Planejamento definiu metas para os próximos quatro anos, além de indicadores de desempenho. O trabalho que contou com a participação de representantes do Banco do Brasil, dos participantes, além de funcionários da PREVI, nasceu com legitimidade uma vez que reflete as visões de todas as partes. No âmbito interno, o processo de formulação do Planejamento proporcionou uma maior integração entre as áreas, o que tem trazido reflexos no dia-a-dia. O trabalho permitiu ainda que cada um dos funcionários saiba em que direção a PREVI está caminhando, e qual o seu papel no atingimento dos objetivos definidos.

A partir das prioridades definidas de forma consensual no Planejamento Estratégico, cada uma das áreas da PREVI formulou seu plano de ação para 2004. Esses planos foram analisados pela Diretoria que decidiu quais seriam os projetos prioritários para o ano. Em seguida, teve início o processo de definição do Orçamento de 2004. Foram consideradas todas as expectativas de receitas (contribuições, resultados de investimentos, dividendos) e despesas. Com isso, foi possível ter uma visão global das disponibilidades para o ano.

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO TEM NOVA ESTRUTURA

A Diretoria da PREVI decidiu promover uma reestruturação na Diretoria de Planejamento (Dipla). Prevista desde a criação da Dipla, em 1997, a mudança foi necessária devido à maior complexidade dos novos serviços. Além da formulação da Política de Investimentos, a Diretoria responde por atividades fundamentais como os projetos Orçamento, Risco e Gestão Integrada de Ativos e Passivos. Este último é mais conhecido pela expressão em inglês Asset and Liability Management (ALM).

A Diretoria de Planejamento agora tem quatro áreas: Gerência de Estratégia de Risco (Risco), Gerência de Estratégia para Liquidez e Gestão de Ativos e Passivos (Gegap), Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários (Gepoc) e Gerência de Diretrizes Setoriais e Estratégia de Risco Corporativo (Gedis).




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