Diretoria analisa a volta do
financiamento imobiliário


Pesquisa com participantes vai ajudar a definir
novo modelo de financiamento

A PREVI prepara-se para atender uma das principais reivindicações dos participantes: a volta da concessão de financiamento para aquisição da casa própria. Em fevereiro, teve início uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos em todo o País para saber a expectativa dos associados com relação à compra da casa própria e ao crédito imobiliário. Foram realizadas pesquisas qualitativas com grupos de discussão, e estão sendo feitas pesquisas quantitativas, que utilizam questionários.

As informações colhidas irão subsidiar o trabalho da Diretoria da PREVI sobre a reabertura da Carim. “A gente quer definir um modelo de financiamento que, de fato, atenda as expectativas dos participantes, seja em termos de limites de crédito, seja em termos de capacidade de pagamento. Por isso, a importância dessa pesquisa”, diz Sérgio Rosa, presidente da PREVI.

A pesquisa é mais uma etapa do processo de preparação da reabertura da Carim. O trabalho teve início com o Projeto Nova Carim, que buscou resolver problemas estruturais da Carteira, como a existência de índices diferentes para a correção de prestação e saldo devedor. Além disso, era preciso solucionar questões que afetavam diretamente os mutuários como o refinanciamento de 120 meses. Na Nova Carim, não existe mais refinanciamento e o prazo original do contrato (20 anos) é acrescido de somente 60 meses. “A gente tinha a clara visão de que antes de voltar a conceder financiamentos precisávamos rever as distorções do antigo modelo”, diz o diretor de Seguridade, Fernando Amaral.


PESQUISA VAI OUVIR ASSOCIADOS DE TODO O PAÍS
O levantamento sobre a Carim está sendo realizado por um instituto independente de pesquisa. O trabalho prevê duas etapas: na primeira, chamada qualitativa, dois grupos de discussão com oito potenciais mutuários das cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR) debateram vários aspectos do financiamento imobiliário.

Com base no resultado desse levantamento inicial foi montado o questionário da etapa quantitativa, que, a partir de 12/2, entrevista 700 participantes em todo o Brasil. Cada região terá quantidade de entrevistados proporcional ao número de associados da PREVI.

Foram ouvidos somente aqueles que, de acordo com as regras vigentes, já reuniriam condições de obter o financiamento: o público-alvo é composto por participantes da ativa ou aposentados do Plano 1, com mais de 10 anos de filiação à PREVI, que não possuam financiamento imobiliário em ser ou liquidado, e que tenham no máximo 65 anos de idade.


NEGOCIAÇÕES PARA USO DO FUNDO DE GARANTIA
A Diretoria vem desenvolvendo desde o ano passado intensa negociação com a Caixa Econômica e outros órgãos governamentais para que seja possível a utilização do Fundo de Garantia para abatimento de prestações ou quitação de financiamentos imobiliários concedidos por fundos de pensão. Essa medida beneficiaria os atuais e futuros mutuários da Carim. “A discussão que estamos mantendo com a direção da CEF está inserida dentro do trabalho de preparação da Carim para a reabertura. A gente entende que essa medida proporcionaria melhores condições de pagamento para os participantes”, diz Sérgio Rosa.


Nova CARIM
PRIMEIROS MUTUÁRIOS ASSINAM ESCRITURA E TÊM REDUÇÃO DO SALDO


Fotos: Américo Vermelho Os mutuários Paulo Henrique Ricco de Carvalho e Irinéia da Silva Coelho Barducco assinam o contrato
Fotos: Américo Vermelho
Para Irinéia da Silva Coelho Barducco, treze é um número de sorte. Mutuária há treze anos, na terça-feira, 13/1, ela foi a primeira a assinar a escritura da Nova Carim, no cartório do 6º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, vinda de Aparecida (SP). Graças ao convênio firmado pela PREVI com o cartório do Rio, ela pagou R$ 50,00 para lavrar a escritura no 6º Ofício, ao invés de pagar R$ 600,00, valor cobrado pelo mesmo serviço em Aparecida. Preocupada com o crescimento do saldo devedor, ela aderiu à Nova Carim, que acaba com o refinanciamento e calcula o saldo devedor, no caso de liquidação, pelo valor presente das prestações futuras.

Outros dois mutuários, Maria do Carmo Alves da Mota e Paulo Henrique Ricco de Carvalho, do Rio de Janeiro, também assinaram a escritura em 13/1. Maria do Carmo estava preocupada em ficar sem condições de pagar o restante do financiamento e, com a Nova Carim, está mais tranqüila. Ela informou-se sobre o Ajuste pelos informativos enviados pelo correio e considera as explicações do kit de fácil compreensão. Paulo Henrique preferiu aderir à Nova Carim devido à possibilidade de o saldo devedor começar a cair. Como é um “internauta militante”, tomou conhecimento da Nova Carim por meio da página da PREVI, além de receber os impressos.




OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Temos muito o que fazer em 2004 | Gestão: Eleições PREVI 2004 | Orçamento | Relacionamento com o participante: Empréstimo Simples | Financiamento Imobiliário | Benefícios: Reajuste | Investimentos: Sauípe | Política de Investimentos | Notas: Dia do Aposentado / Rentabilidade do PREVI Futuro / Intercâmbio / Votos em Assembléias / Clube de Benefícios | Centenário da PREVI Cem Anos de Confiança


Topo da página