Nova Carim

Diretor Erik Persson faz e recomenda Ajuste do contrato

Tive redução de 46% no meu saldo devedor / Foto: PR de BrunoO diretor de Planejamento, Erik Persson, deu uma demonstração de confiança na Nova Carim: ele é um dos mutuários que já assinou o Ajuste do contrato. Erik tem financiamento desde 1992 e avalia que ganhou com a redução no saldo devedor e com a redução do número de parcelas a serem pagas em caso de refinanciamento. Em entrevista ao Boletim PREVI, ele recomenda a realização do Ajuste dos contratos. “A Nova Carim é uma vitória justa e legítima dos mutuários da PREVI”, diz.

Boletim: Por que a Diretoria decidiu implementar as mudanças na Carim?
Erik: Desde antes de 2000, a Diretoria da PREVI sabia dos problemas estruturais da Carim. À época, a Diretoria de Seguridade alertava para a gravidade do descasamento entre os saldos devedores e a capacidade de pagamento dos mutuários. Isto se devia primordialmente à política salarial de “reajuste zero” do Banco do Brasil, que perdurou por um período de sete anos. De meados de 2000 até final de 2002, muitas negociações infrutíferas foram feitas entre os diretores eleitos da PREVI, Sérgio Rosa, Pizzolatto e eu, e os representantes do Banco para aprovarmos a Nova Carim. Isto só foi possível em 2003, quando da mudança de governo e da Diretoria do Banco, que, ao analisar os estudos técnicos, imediatamente concordou com a demanda. Considero que foi uma vitória justa e legítima dos mutuários da PREVI.

Boletim: Quais os motivos que o levaram a aderir ao ajuste proposto pela Nova Carim?
Erik: Possuo financiamento desde 1992, com prazo de pagamento de 240 meses (20 anos). Antes de aderir ao Ajuste de contrato, o saldo devedor era de cerca de R$ 91 mil. Certamente teria, ao fim do contrato antigo, um saldo devedor extremamente alto que, no recálculo ao fim do financiamento, geraria uma prestação superior ao que eu vinha pagando. Além do mais, se quisesse vender o imóvel, dificilmente conseguiria fazê-lo, pois este saldo devedor final estaria superior ao valor de mercado de imóveis em Porto Alegre (RS).

Boletim: Quais as vantagens em aderir à Nova Carim?
Erik: O novo prazo do meu financiamento é 179 meses, ou seja, 60 meses a menos que o prazo anterior. Outras vantagens foram: o desconto de cerca de 46% e a plena quitação do financiamento ao final do novo contrato, independente de um futuro saldo remanescente, que por sua vez será coberto pelo “Fundo de Hedge”.

Boletim: Foi fácil formalizar o Ajuste contratual?
O senhor optou por utilizar os procuradores comuns da PREVI?
Erik: Sim, foi muito simples. Tive que solicitar uma cópia atualizada da escritura no Registro de Imóveis de Porto Alegre e encaminhá-la ao Cartório de Registros de Imóveis do Rio de Janeiro para formatar o novo contrato. Eu mesmo fiz o registro, mas certamente, se não estivesse no Rio de Janeiro, o faria com os procuradores comuns que a PREVI indicou.

Boletim: Qual sua opinião sobre o material explicativo da nova carim (cartilha, kit, informações divulgadas no boletim)?
Erik: O material foi extremamente didático e auto-explicativo, o que facilitou muito o encaminhamento do processo.

Boletim: Qual a sua recomendação para quem ainda está analisando a proposta da nova Carim?
Erik: Vejam as condições e valores propostos e leiam com cuidado todos os itens do material que receberam, e, se ainda persistirem dúvidas, liguem para a Central de Atendimento 0800-210707. Caso estejam confortáveis, encaminhem o quanto antes os documentos para evitarem o congestionamento junto ao Cartório.

QUEM TEM FINANCIAMENTO GANHA COM O AJUSTE
Todos ganham. A PREVI, porque acaba com distorções que inviabilizariam o pagamento dos financiamentos e, conseqüentemente, o retorno dos recursos para a Instituição. Os mutuários, uma vez que, além da redução do saldo devedor e, em alguns casos, das próprias prestações, passam a ter a segurança de saber o percentual de sua renda que será comprometido com o pagamento das prestações.


Q
UEM AINDA NÃO TEM FINANCIAMENTO TAMBÉM GANHA
Os demais participantes também saem ganhando com o Ajuste, já que a solução dos problemas da Carim permitiu o início de pesquisas e análises para a reabertura do financiamento imobiliário, conforme já publicado no Boletim PREVI. Foi realizada pesquisa qualitativa, com grupos de discussão, em todo o País, para saber a expectativa dos associados com relação à compra da casa própria e ao crédito imobiliário. Com base no resultado desse levantamento, em breve serão realizadas pesquisas quantitativas, que utilizam questionários. Serão entrevistados 700 participantes em todo o Brasil que, de acordo com as regras vigentes, já reúnem condições para obter financiamento. A quantidade de entrevistados de cada região será proporcional ao número de associados da PREVI.


MATERIAL ENVIADO PELO CORREIO TRAZ VALORES ANTES E DEPOIS DO AJUSTE

A PREVI enviou para a residência dos mutuários uma pasta com orientações e diversos documentos que facilitam a análise e a implementação do Ajuste do contrato da Carim. Essas informações e documentos estão também disponíveis na página www.previ.com.br. Entre as informações prestadas, foi enviada planilha que compara os valores do financiamento de cada mutuário antes e depois do Ajuste. A pasta está sendo enviada para todos os participantes que se habilitaram ao Ajuste Contratual. Se você ainda não recebeu, não se preocupe. Sua pasta está chegando.


ONDE OBTER INFORMAÇÕES?

• Na pasta enviada aos mutuários com informações e formulários para preenchimento
• Na página da PREVI (www.previ.com.br)
• Pelo 0800-21-0707 (segunda às sextas-feiras, das 8h às 18h)


PRAZO PARA AJUSTE DA CARIM É PRORROGADO

Foi prorrogado para 30/6/2004 o prazo para adesão à Nova Carim. A decisão foi tomada em função da necessidade do término da revisão dos contratos para posterior encaminhamento dos Kits de Adesão, tanto para os mutuários que já se habilitaram ao Ajuste quanto para aqueles que ainda não se manifestaram. Também foi prorrogada para o mesmo prazo a data limite para a liquidação antecipada com desconto pelo Valor Presente das prestações futuras. O desconto mínimo é de 15%.




OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Comemorar sem se acomodar | Relacionamento com Participantes: Nova Carim | Gestão: Controles Internos | Notícias Gerais: Eleições | Centenário da PREVI | Benefícios: Aposentados e pensionistas recebem diferença | Reajuste dos benefícios afeta Carim e Empréstimo Simples | Resultado de 2003: Rentabilidade supera a meta atuarial | Renda Variável / Renda Fixa / Investimentos Imobiliários / Operações com Participantes | Investimentos: Perdigão: dez anos de mudanças | Vale, Embraer e Tupy | Ambev | Fundos de Pensão discutem PPP | Notas: Notas


Topo da página