Onde os recursos são aplicados

Definida a Política de Investimentos, são feitas análises para identificação dos papéis (de renda fixa ou variável) a serem adquiridos.
A maior parte dos recursos está na carteira de renda variável. São R$ 27 bilhões ou 57,77% dos recursos aplicados em ações de companhias que atuam em diversos setores da economia. No total, a PREVI tem papéis de 158 empresas.
A renda variável propicia duas fontes de ganho: a valorização das próprias ações e a distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio.

Posição em agosto/2003 (dividendos e resultados operacionais são de junho/2003)
Fontes: Gerências de Controladoria, de Controle e de Participações Mobiliárias *Controlam distribuidoras de energia elétrica


Foto: Dario Zalis
Maior produtora e exportadora de minério de ferro do mundo, a Vale é uma das empresas que mais paga dividendos à PREVI. A recente incorporação da Caemi, o ingresso da empresa japonesa Mitsui no capital e o desempenho do 1º semestre estão provocando melhoria no preço da ação da empresa, que já supera, em Bolsa, a reavaliação feita pela PREVI no final de 2002.
VALE DO RIO DOCE

1

521 PARTICIPAÇÕES

2
A 521 Participações é o veículo por meio do qual a PREVI tem participação acionária na Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e na Guaraniana (holding que controla as distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). A CPFL (foto) é o maior investidor privado nacional do setor elétrico. Como parte dos preparativos para a realização de oferta pública de ações da empresa, em 2002 foi criada a holding CPFL Energia, que consolida os ativos nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia.
Foto: Arquivo CPFL

Cervejaria de Jacareí - SP / Foto: Arquivo Ambev
É a quinta maior cervejaria do mundo e a líder do mercado brasileiro de bebidas com aproximadamente 70% do mercado de cervejas e 17% do segmento de refrigerantes. Está presente em países como Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai e, em 2003, está se expandindo para a América Central e para o Peru. Tem ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque.
AMBEV

3

PETROBRAS

4
Maior empresa brasileira do ramo de energia, a Petrobras lidera a produção, o refino e o transporte de petróleo e seus derivados no Brasil. Possui 93 plataformas de produção, mais de dez refinarias, quase 16 mil quilômetros em dutos e mais de sete mil postos de combustíveis. A PREVI tem ações preferenciais (sem direito a voto).
Foto: PhotoDisk

BB - Agência Colombo / Foto: Roberto Rosa
Maior instituição financeira da América Latina, o Banco do Brasil presta serviços bancários a mais de 15 milhões de clientes. São 12.382 pontos de atendimento (3.115 agências) em todo o Brasil, 32 dependências no exterior e parcerias internacionais (Visa, Mastercard, Western Union).
BANCO DO BRASIL

5

EMBRAER

6
É líder no setor aeroespacial com 34 anos de experiência em projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves destinadas aos mercados globais comercial, de defesa e corporativo. A Embraer está entre os principais exportadores brasileiros, com carteira de pedidos de US$ 10,3 bilhões.
Foto: Arquivo Embraer

Subestação da Coelba em Feira de Santana (BA)  / Foto: Shirley Stolze
A Guaraniana é a holding que controla as distribuidoras de energia Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). A holding passa por reestruturação que prevê mudança na gestão e adequação da estrutura de capital.
GUARANIANA

7

BANCO ITAÚ

8
O Banco Itaú é um dos grandes bancos privados do País. Tem ações negociadas nas Bolsas de São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Nova Iorque (EUA).

Foto: Arquivo Telemar
É a maior empresa de telecomunicações do Brasil em faturamento e em número de telefones instalados. Atua em 16 estados. A PREVI, em conjunto com outros fundos de pensão, detém participação acionária na Telemar por intermédio de uma empresa denominada Fiago.
TELEMAR

9

BANCO BRADESCO

10
Com 3.362 agências e 13,8 milhões de clientes, é o maior banco privado do Brasil.

Com mais de 10,5 milhões de linhas instaladas, a Brasil Telecom S.A. é a principal empresa de telecomunicações das regiões Sul, Centro-Oeste e dos Estados do Acre, Rondônia e Tocantins. A PREVI participa da empresa por meio de fundo de investimento e também possui participação direta.
BRASIL TELECOM

11

BELGO-MINEIRA

12
A Companhia Siderúrgica Belgo atua no Brasil há 81 anos. Com capacidade de produção anual de 4,2 milhões de toneladas de laminados de aço, é a maior produtora brasileira de fio-máquina, utilizado para diversos fins industriais e para a fabricação de arames.
Foto: Arquivo Belgo Mineira

É a holding que controla o 2º principal grupo privado brasileiro em termos de receitas, formado por Itaú, Itautec, Philco, Duratex, Deca, Elekeiroz e Itaúsa Empreendimentos.
ITAÚSA

13

ARACRUZ

14
É a maior produtora mundial de celulose branqueada, vendida para fabricantes de papéis de diversos países. As ações são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Foto: Arquivo Usiminas
É uma das grandes siderúrgicas do País. Sua unidade produtiva, a Usina Intendente Câmara, tem capacidade para processar 4,7 milhões de toneladas/ano de aço. Está localizada no Vale do Aço (MG), próxima a uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo, o quadrilátero ferrífero.
USIMINAS

15



Continua »
Três carteiras concentram aplicações de Renda Variável


OUTRAS MATÉRIAS: Planejamento: É a Política de Investimentos que dá a direção | Fluxo de Gestão dos Ativos da PREVI | Execução: Onde os recursos são aplicados | Três carteiras concentram aplicações de Renda Variável | Renda Fixa é o segundo maior segmento | Recursos também são aplicados em imóveis | Gestão: Valorização das Participações | Melhoria na carteira de imóveis | Soluções para antigos problemas | Controle: Investimentos são acompanhados | Registro: Prestação de contas | Fiscalização: Os números são fiscalizados


Topo da página