Renda Fixa é o segundo maior segmento

A PREVI tem R$ 13,94 bilhões de seu recursos aplicados em ativos de renda fixa, o equivalente a 29,75% do total de investimentos. São títulos com vencimentos variados e cujo rendimento pode ser pré-fixado ou vinculado a algum indexador.

TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS
Representam 85% do segmento de renda fixa. A concentração em títulos públicos federais é explicada pela boa rentabilidade, pelo baixo risco e pela liquidez. Os principais títulos públicos que compõem o segmento de renda fixa são as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), as LTNs (Letras do Tesouro Nacional) e as NTN-Cs (Notas do Tesouro Nacional).

Título Características
LFT São papéis pré-fixados, remunerados pela taxa média diária da Selic (juro primário da economia)
LTN São pré-fixadas, com taxa de remuneração definida na hora da compra
NTN-C São títulos indexados ao IGP-M mais taxa de juros

As taxas, que variam de acordo com o vencimento do papel, são acordadas em leilões do Tesouro Nacional (que é o chamado mercado primário) ou nas operações com a Gerência de Operações Financeiras (Gerof) do Banco do Brasil ou BB DTVM (mercado secundário).

CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB)
Os CDBs são emitidos por diversos bancos. Por apresentarem vencimentos de curto prazo, em média de 30 a 60 dias, funcionam como instrumentos de liquidez para garantir uma gestão eficiente do caixa da PREVI, regulando a entrada e a saída de recursos.

DEBÊNTURES E NOTAS PROMISSÓRIAS
Outros papéis atualmente integrantes do segmento de renda fixa são debêntures e notas promissórias, a maioria adquirida em operações para reestruturar empresas em que a PREVI é acionista.

BANCOS

A análise prévia do risco e a definição de limites para operação com bancos são feitas na etapa de planejamento.

DEBÊNTURES

São títulos emitidos por empresas de capital aberto para captar recursos, geralmente para investimentos de longo prazo. É um título que garante ao comprador uma renda fixa, ao contrário das ações, cuja renda é variável. O portador de uma debênture é um credor da empresa, ao contrário do acionista, que é um de seus proprietários.

APLICAÇÃO É FEITA POR MEIO DA BB DTVM

Praticamente todas as operações de compra e venda do segmento de renda fixa da PREVI são feitas por intermédio de fundos de investimento* administrados pela BB DTVM, como por exemplo, o BB Renda Fixa IV.
*Há também papéis de renda fixa em fundos de renda variável.



Continua »
Recursos também são aplicados em imóveis


OUTRAS MATÉRIAS: Planejamento: É a Política de Investimentos que dá a direção | Fluxo de Gestão dos Ativos da PREVI | Execução: Onde os recursos são aplicados | Três carteiras concentram aplicações de Renda Variável | Renda Fixa é o segundo maior segmento | Recursos também são aplicados em imóveis | Gestão: Valorização das Participações | Melhoria na carteira de imóveis | Soluções para antigos problemas | Controle: Investimentos são acompanhados | Registro: Prestação de contas | Fiscalização: Os números são fiscalizados


Topo da página