Melhoria na carteira de imóveis

REFORMAS REVITALIZAM SHOPPING CENTERS
Uma das maneiras de melhorar o desempenho dos shopping centers é fazer o que se chama de revitalização. Os shoppings Riomar, em Aracaju (SE), e o Esplanada, em Sorocaba (SP), passaram por revitalizações recentes. São “banhos de loja” que incluem pintura, troca de piso e teto, reforma de banheiros e, no caso do Riomar, instalação de cinco salas de cinema. A idéia é manter o shopping atrativo para os consumidores.

ADMINISTRAÇÃO É ACOMPANHADA
A administração dos shopping centers fica a cargo de administradoras contratadas, cuja função é executar no dia-a-dia as estratégias e metas estabelecidas pela PREVI e outros sócios.

Como a remuneração da PREVI também depende do faturamento dos lojistas, periodicamente são feitas auditorias para conferir se os números apresentados correspondem à realidade.

VENDA DE IMÓVEIS
A PREVI iniciou processo que prevê a venda de alguns imóveis, com a finalidade de melhorar o desempenho da carteira. O objetivo é possibilitar a administração mais efetiva daqueles que têm maior potencial de mercado e, com isso, garantir a melhor geração de receita.

Foram postos à venda desde salas comerciais até apartamentos. Em alguns casos, os imóveis estavam fechados ou vagos, o que onerava a PREVI com gastos de manutenção. Os imóveis já vendidos representaram R$ 25,5 milhões em caixa. Ainda existem unidades à venda, entre elas apartamentos dos condomínios residenciais Jardim Guedala (SP) e Torres do Norte (RS), de incorporação da PREVI, e imóveis de mutuários inadimplentes.

Foto: Arquivo Ponta do Félix
TERMINAL PORTUÁRIO PONTA DO FÉLIX
Uma série de mudanças na gestão melhorou o desempenho operacional da empresa, que, recentemente, duplicou a capacidade de armazenagem de produtos frigorificados. Esse serviço tem como principais clientes Perdigão, Sadia e Seara. A PREVI, que tem 55,8% do capital, negocia com os demais acionistas uma adequação da estrutura de capital da empresa – altamente endividada – o que vai facilitar a atração de novos parceiros interessados no setor portuário, com redução da participação acionária da PREVI e o conseqüente enquadramento da Instituição aos limites estabelecidos pela legislação.

CONDOMÍNIO JARDIM GUEDALA
Localizado em São Paulo (SP), foi incorporado pela PREVI em 1993. Mudança na legislação impediu a concessão de financiamento imobiliário, o que, por conseqüência, significou a suspensão da venda dos apartamentos. Desde então, a maioria das unidades remanescentes ficou fechada, o que só representava gastos para a PREVI. Neste ano, a situação está sendo revertida: já foram vendidos 53 apartamentos dos 136 colocados à venda.
Foto: Arquivo PREVI



Continua »
Soluções para antigos problemas


OUTRAS MATÉRIAS: Planejamento: É a Política de Investimentos que dá a direção | Fluxo de Gestão dos Ativos da PREVI | Execução: Onde os recursos são aplicados | Três carteiras concentram aplicações de Renda Variável | Renda Fixa é o segundo maior segmento | Recursos também são aplicados em imóveis | Gestão: Valorização das Participações | Melhoria na carteira de imóveis | Soluções para antigos problemas | Controle: Investimentos são acompanhados | Registro: Prestação de contas | Fiscalização: Os números são fiscalizados


Topo da página