Valorização das Participações

A PREVI não aplica simplesmente e fica esperando para ver o resultado. Depois da aquisição, é feito o trabalho de gestão dos ativos, com o objetivo de obter o melhor desempenho possível das participações nas empresas e do segmento de imóveis. Este trabalho às vezes consiste em reestruturar ou até mesmo vender empresas ou empreendimentos.

PROJETO DE GOVERNANÇA APRIMORA ACOMPANHAMENTO DAS EMPRESAS
A PREVI tem como política fazer-se presente, sempre que possível, nos conselhos de administração e fiscal das empresas. Quando minoritária, costuma atuar em conjunto com outros acionistas, em geral outros fundos de pensão, para unir forças e fazer valer, perante os controladores, posições como práticas de boa governança. Graças a essa atuação, a PREVI possui hoje 367 assentos em conselhos de 95 empresas.

Para aprimorar o acompanhamento das empresas, está implementando o projeto de Governança Corporativa, que prevê o desenvolvimento de dois sistemas. Um com informações sobre as empresas, outro com dados que permitem o aperfeiçoamento dos mecanismos de seleção e de avaliação dos representantes da PREVI nos conselhos das empresas.

REETRUTURAÇÃO DE EMPRESAS
Há algumas empresas do segmento de renda variável que estão sob acompanhamento especial da PREVI ou passando por processo de reestruturação.

Paranapanema
O processo de reestruturação incluiu venda de ativos para reduzir o endividamento do grupo, com a possibilidade de estruturação de novas parcerias societárias. O processo tmbém contempla mudanças na gestão, e discussões entre os sócios e o Bndes. O que se busca é a solução para o endividamento e a obtenção de recursos para investimentos.

Acesita
A Acesita se desfez de ativos não operacionais, entre eles a Cia. Siderúrgica de Tubarão, que estavam fora do seu foco principal e, com recursos provenientes da venda, reduziu o alto endividamento. Dentro desse processo, a PREVI adquiriu debêntures emitidas pela Acesita, as quais já foram integralmente resgatadas. Essas medidas resultaram na valorização das ações da empresa, o que beneficiou todos os seus controladores, inclusive a PREVI.

Foto: Ricardo Gabriel
NEW YORK CITY CENTER
Atualmente o New York City Center e o BarraShopping estão em obras. Os dois shoppings, que são vizinhos na Barra da Tijuca (RJ), serão interligados por um corredor de lojas. O objetivo é torná-los complementares, já que o BarraShopping tem carência de cinemas e outras opções de lazer disponíveis no New York City Center.

BRASIL FERROVIAS
O Grupo Brasil Ferrovias, que compreende as ferrovias Ferronorte, Novoeste e Ferroban, passa por processo de reestruturação que envolve mudanças na administração e o equacionamento do endividamento da empresa. Foi contratado um novo presidente e teve início a elaboração – com o auxílio de consultoria especializada – de um novo plano de ação. O plano vai permitir a captura do valor para os acionistas e a ontinuidade das operações do Grupo. Devido ao papel estratégico da empresa, a PREVI e os demais sócios têm recebido apoio do Bndes e de outros órgãos governamentais na busca de soluções para a Brasil Ferrovias.
Foto: Iatã Cannabrava


VENDA DE PARTICIPAÇÕES
Tigre
A PREVI vendeu sua participação acionária na Tigre S/A Tubos e Conexões, em Oferta Pública de Aquisição, realizada pelos acionistas controladores. A operação de venda teve a adesão do Bradesco, também acionista minoritário. Juntos, PREVI e Bradesco detinham 41,37% do capital social da empresa. O negócio envolveu R$ 156 milhões. Um dos pontos levados em conta na decisão de venda foi o fato de a estratégia dos acionistas controladores e a política de distribuição de dividendos da empresa não estarem em linha com as necessidades da PREVI.


Continua »
Melhoria na carteira de imóveis


OUTRAS MATÉRIAS: Planejamento: É a Política de Investimentos que dá a direção | Fluxo de Gestão dos Ativos da PREVI | Execução: Onde os recursos são aplicados | Três carteiras concentram aplicações de Renda Variável | Renda Fixa é o segundo maior segmento | Recursos também são aplicados em imóveis | Gestão: Valorização das Participações | Melhoria na carteira de imóveis | Soluções para antigos problemas | Controle: Investimentos são acompanhados | Registro: Prestação de contas | Fiscalização: Os números são fiscalizados


Topo da página