5.000 já querem fazer o Ajuste da Nova CARIM

Os 5.000 pedidos de habilitação feitos por mutuários nos dez primeiros dias de maio confirmam que a Nova CARIM chegou para ficar: desde 30/4, é possível habilitar-se para ter direito às mudanças que vão permitir redução do saldo devedor e limitação do valor das prestações a 30% do bruto.


As mudanças na CARIM tiveram início em dezembro do ano passado. Na primeira etapa, foi oferecida aos participantes que têm financiamento imobiliário a possibilidade de liquidar o financiamento com desconto. Até o final do mês de março, cerca de 1.800 pessoas já tinham aproveitado a oportunidade, e liquidado o contrato com descontos médios de 37%. “A Nova Carim tem tido uma excelente receptividade por parte dos mutuários. A gente já esperava isso, uma vez que o projeto foi elaborado com as premissas corretas de transparência, ética, honestidade, justiça e respeito ao associado”, diz o diretor de Seguridade, Fernando Amaral.

Agora, com o início da segunda fase do projeto, os mutuários vão poder fazer ajustes no contrato, que vão permitir a limitação do percentual de renda comprometido com o pagamento da prestação; a redução do saldo devedor do imóvel e o fim do refinanciamento ao término do pagamento das prestações. “Ao implementar essas medidas, a gente atende ao anseio de boa parte dos nossos participantes, sem comprometer a saúde financeira da PREVI”, diz Sérgio Rosa, presidente da PREVI.

Como se habilitar às vantagens da Nova Carim?
Basta ligar para 0800-21-0707 e dizer que quer fazer o Ajuste do contrato. O pedido será registrado e, posteriormente, a PREVI vai enviar para a residência do mutuário um conjunto de informações:

minuta do contrato com comentários sobre as mudanças;

simulação dos cálculos, onde o mutuário vai saber qual será o comprometimento máximo do salário com a prestação, quanto tempo falta para quitar o imóvel e qual é o saldo devedor, entre outras informações. Os dados propostos com o Ajuste do contrato e os dados atuais estarão lado a lado para facilitar a comparação;

livrete explicativo sobre a Nova Carim;

termo de habilitação ao Ajuste;

relação de documentos que devem ser apresentados por ocasião da assinatura do Ajuste;

formulário de atualização dos dados cadastrais
.

A partir de quando é possível obter as vantagens da Nova Carim?
Você já pode habilitar-se ao Ajuste do contrato. Independentemente da data da adesão às mudanças, os efeitos do Ajuste contratual serão retroativos a 31/03/2003. Ou seja, todas as vantagens como a redução do saldo devedor e a limitação do comprometimento da renda com o pagamento de prestação estão garantidas a partir dessa data para quem optar pelo Ajuste.

Onde obter informações?
As informações sobre a Nova Carim estão disponíveis no site www.previ.com.br. A Central de Atendimento 0800-21-0707 está funcionando exclusivamente para atender os mutuários, de 9h às 19h, nos dias úteis. A PREVI está divulgando informações nos veículos de comunicação – SisBB e Faxpresso (jornal semanal enviado por fax às entidades do funcionalismo).

Renegociação da dívida de quem não é mais participante
Um dos próximos passos do saneamento da CARIM será a negociação com instituições financeiras do repasse dos contratos de mutuários que deixaram o BB, e não são mais participantes. Com isso, a PREVI se adapta às determinações legais que prevêem concessão de financiamentos imobiliários somente a participantes.



“A Nova CARIM tem um patamar mais real, algo mais justo para o funcionário. Como estava não dava, a prestação era incompatível com o salário do Banco.”
Valdevan Bezerra de Lima
(Super Estadual - BA)



”Achei ótima a mudança da Carim. Veio em boa hora. Muitos colegas estão com a renda comprometida. Sou participante externo, minha prestação é alta e o saldo devedor vem crescendo. A Nova CARIM deve aliviar a situação e, quem sabe, possibilitar que novos financiamentos sejam abertos.”
José Augusto Porto Ferreira
(participante externo - DF)

 
Confira os novos prazos

31/3/2003 – os efeitos do Ajuste contratual serão retroativos a essa data independentemente da data da assinatura do aditivo.

30/4/2003 – começa o período de habilitação à assinatura do Ajuste do contrato.

Junho/2003 – A PREVI começa a enviar conjunto de informações a quem já tiver se habilitado por telefone.



Continua »
O Ajuste só traz vantagens

 


OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Cada um faz a sua parte | Fique ligado: Quem não se recadastrou só tem até 30 de maio | PREVI tem novos conselheiros na Vale | Carim: 5.000 já querem fazer o Ajuste da Nova CARIM | O Ajuste só traz vantagens | Números de 2002: Dirigentes continuam apresentação dos números de 2002 | Por dentro da PREVI: O que eles pensam e pretendem fazer - "A PREVI é muito maior do que cada um de nós" | "Precisamos retomar a discussão do Estatuto" | "A PREVI pode contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento do Brasil" | "Quero consolidar a governança corporativa na PREVI" | Cartas: Pensão: qual é o critério para concessão? | Segundo tempo: Contribuição dos aposentados | Fome Zero: A PREVI no Fome Zero


Topo da página