"Quero consolidar a governança corporativa na PREVI"

Foto de Américo Vermelho Renato acredita que as regras de governança contribuem para valorizar os ativos da PREVI

A missão de Renato Chaves como diretor de Participações é cuidar dos interesses da PREVI nos empreendimentos imobiliários e nas 95 empresas nas quais tem participação em Conselho de Administração e/ou Fiscal. Renato aposta no aprimoramento do projeto de governança corporativa que vai ampliar a capacidade de controle e gerenciamento desses investimentos.


Quais são os planos para a Diretoria de Participações?
Quero consolidar o modelo de governança, promover com a Diretoria de Investimentos a solução de impasses relacionados com alguns empreendimentos e diagnosticar a atuação de administradores da carteira de imóveis, principalmente de shoppings, com o objetivo de criar um código de governança específico para este segmento. Num futuro próximo esperamos que as práticas de governança da PREVI sejam vistas não somente como alavancas de nossos investimentos, mas também como promotoras do conceito de investimentos com responsabilidade social.

O que é governança corporativa e qual a sua importância para a PREVI?
Do ponto de vista teórico, a governança corporativa procura criar mecanismos que permitam conciliar os interesses de todos os acionistas. É um conjunto de arranjos institucionais que rege as relações entre acionistas (ou outros grupos) e os administradores das empresas. Essas práticas são reflexo do entendimento que a PREVI tem do que é atuar com foco no retorno, no recebimento de dividendos e também na continuidade da empresa. É uma forma de maximizar o resultado de nossos investimentos. Dessa maneira, cuidamos da preservação de empregos e das riquezas produzidas pela comunidade onde o empreendimento está situado.

O que está sendo feito para aprimorar o processo de escolha de conselheiros?
Em 2002, foi contratada uma consultoria para auxiliar na implantação de um sistema de governança que tem basicamente duas ferramentas. A primeira permite o completo gerenciamento do processo de seleção e o acompanhamento da atuação dos conselheiros. O associado que se interessou em participar da seleção deste ano deve ter percebido a mudança. Foi obrigatório o preenchimento do modelo de currículo disponível no site PREVI, mais complexo e abrangente.

A outra ferramenta trabalha a consolidação das informações societárias e financeiras das empresas participadas. Permite a visualização do histórico do investimento e a projeção de resultados futuros, além da avaliação econômico-financeira para apoio às decisões estratégicas.

Qualquer associado pode participar do processo de seleção?
Sim, desde que preencha alguns requisitos. Deverá ter, no mínimo, cinco anos de filiação à PREVI. Candidatos que estiverem na ativa devem ocupar, no mínimo, o AP 4, se forem da Direção Geral, ou ser o primeiro gestor, caso estejam em agências ou órgãos regionais.

Quais são os critérios atuais?
Os critérios levam em conta a experiência em cargos executivos no BB e em órgãos de administração pública. O exercício da função de instrutor da Gepes também conta pontos. Incluímos ainda cargos ocupados nas associações de classe ou nos sindicatos, que é uma forma de enriquecer o conhecimento em gestão. Quanto à formação acadêmica, é interessante que esteja relacionada com áreas ligadas ao mundo dos negócios.



OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Cada um faz a sua parte | Fique ligado: Quem não se recadastrou só tem até 30 de maio | PREVI tem novos conselheiros na Vale | Carim: 5.000 já querem fazer o Ajuste da Nova CARIM | O Ajuste só traz vantagens | Números de 2002: Dirigentes continuam apresentação dos números de 2002 | Por dentro da PREVI: O que eles pensam e pretendem fazer - "A PREVI é muito maior do que cada um de nós" | "Precisamos retomar a discussão do Estatuto" | "A PREVI pode contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento do Brasil" | "Quero consolidar a governança corporativa na PREVI" | Cartas: Pensão: qual é o critério para concessão? | Segundo tempo: Contribuição dos aposentados | Fome Zero: A PREVI no Fome Zero


Topo da página