A PREVI no Fome Zero

A Diretoria da PREVI decidiu apoiar o projeto Fome Zero, programa implementado pelo Governo Federal com o objetivo de combater a fome e a miséria no País. Coerente com a tradição de engajamento social do funcionalismo do Banco do Brasil, a diretoria decidiu envolver também a PREVI nessa cruzada.


"A PREVI sofre restrições com relação a doações e concessão de patrocínios, mas vamos buscar alternativas que possam materializar a contribuição da PREVI para o Programa. Essa iniciativa encontraria respaldo na tradição do funcionalismo do Banco do Brasil de participação em ações sociais, como os Comitês da Ação da Cidadania e o trabalho voluntário no BB Educar”, diz Sérgio Rosa, presidente da PREVI.

Uma das primeiras ações definidas vai ser a mobilização de aposentados e pensionistas para participar de ações de cunho social. De acordo com pesquisa realizada pela PREVI, em janeiro deste ano, existe um contingente de dezoito mil aposentados dispostos a participar de atividades voluntárias. A PREVI vai utilizar seus veículos de comunicação (folha de pagamento, Boletim, site, Faxpresso) para criar um ponto de encontro entre quem quer fazer trabalhos voluntários e os milhares de projetos sociais espalhados pelo País. Está prevista ainda a doação de parte dos recursos obtidos com a veiculação de propaganda no contracheque dos aposentados para o Programa.

Outra importante iniciativa diz respeito às empresas em que a PREVI participa. Será elaborado material específico destinado aos representantes da PREVI em conselhos, de modo a municiá-los com informações que permitam avaliar a atuação das empresas com relação à responsabilidade social. A PREVI vai ainda instituir um prêmio a ser entregue às empresas que mais se destacarem com relação à responsabilidade social.

No âmbito interno, os funcionários da PREVI também estão mobilizados para participar do programa. O pessoal tem-se reunido com o objetivo de discutir iniciativas de caráter social a serem desenvolvidas ou apoiadas. Inicialmente, foi feito contato com a Superintendência Estadual do Rio de Janeiro a fim de obter informações sobre o BB Educar.

“Definimos algumas ações iniciais, mas já estamos estudando outras formas de participação em ações conjuntas com o Banco do Brasil e com a Fundação Banco do Brasil. Pretendemos também levar essa discussão para os outros fundos de pensão”, diz Sérgio Rosa.




OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Cada um faz a sua parte | Fique ligado: Quem não se recadastrou só tem até 30 de maio | PREVI tem novos conselheiros na Vale | Carim: 5.000 já querem fazer o Ajuste da Nova CARIM | O Ajuste só traz vantagens | Números de 2002: Dirigentes continuam apresentação dos números de 2002 | Por dentro da PREVI: O que eles pensam e pretendem fazer - "A PREVI é muito maior do que cada um de nós" | "Precisamos retomar a discussão do Estatuto" | "A PREVI pode contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento do Brasil" | "Quero consolidar a governança corporativa na PREVI" | Cartas: Pensão: qual é o critério para concessão? | Segundo tempo: Contribuição dos aposentados | Fome Zero: A PREVI no Fome Zero


Topo da página