O que eles pensam e pretendem fazer


As mudanças no País e no Banco do Brasil tiveram reflexos também na PREVI com a nomeação de novos dirigentes. Na edição anterior, o Boletim ouviu o presidente Sérgio Rosa. Agora é a vez do presidente do Conselho Deliberativo, Henrique Pizzolato, e dos novos integrantes da Diretoria Executiva. Os dirigentes falam sobre assuntos que interessam aos associados, como mudança no Estatuto, gestão de recursos e escolha de conselheiros nas empresas participadas.



"A PREVI é muito maior do que cada um de nós"

Foto de Guarim de Lorena Pizzolato volta à PREVI como conselheiro indicado pelo Banco do Brasil

De 1998 a 2002, Henrique Pizzolato esteve à frente da Diretoria de Seguridade da PREVI. Hoje Pizzolato é o diretor de Marketing e Comunicação do BB. Indicado pelo Banco para o Conselho Deliberativo da PREVI, foi escolhido para ocupar a presidência do Colegiado. É dele o voto de qualidade que dá a palavra final nas decisões.


O que muda na condução dos assuntos no Conselho Deliberativo?
Desde a primeira reunião ficou claro, entre os conselheiros, de que o Conselho Deliberativo deve privilegiar as questões estratégicas e delegar as questões operacionais para a Diretoria Executiva. Cabe ao Conselho orientar a Diretoria e, nas questões estruturais, estabelecer metas. Por exemplo, para assuntos como alocação de ativos, sedimentação das carteiras e rentabilidade vamos dar orientações e cobrar assiduamente seu cumprimento.

Quais os grandes desafios que o você prevê enfrentar em sua gestão?
Um desafio não só do Conselho mas de todos os dirigentes da PREVI hoje é o de pacificar a relação com a patrocinadora e retomar uma agenda positiva de forma que a PREVI apareça perante a sociedade, a patrocinadora e os associados como uma instituição que constrói, que propõe. Temos, é claro, que superar a situação de déficit dos últimos anos. Essa vai ser a meta que vamos perseguir. O Conselho tem, basicamente, que acompanhar para que a PREVI tenha saúde financeira para honrar os compromissos e cobrar da Diretoria ações para chegar a esse ponto. A forma como isso vai ser feito, a Diretoria decide. E se usar formas erradas, ela vai ser responsabilizada por isso.

Existe alguma maneira de o Conselho contribuir para reduzir os riscos de resultados deficitários?
Sim. Já solicitamos das áreas de planejamento, investimento e participações uma fotografia do momento atual da PREVI e um estudo sobre como superar essa fase. Agora, vamos paulatinamente construir, em conjunto com a Diretoria e com os técnicos da PREVI, o caminho que vamos trilhar. Sabemos que nem sempre alcançamos a situação desejada de um dia pra noite. Não podemos fazer uma curva de inversão porque existe uma série de variáveis das quais dependemos para chegar ao ponto ideal e que não estão sob nosso controle. Mas vamos estabelecer de forma bem clara aonde nós queremos e precisamos chegar para que possamos dormir tranqüilos.

Está na pauta propor mudança no Estatuto da PREVI de forma a dar nova configuração ao Conselho e acabar com o voto de Minerva?
Já na primeira reunião, o Conselho avaliou correspondência de uma entidade do funcionalismo sobre a questão. Repassamos para a Diretoria para que ela faça os estudos necessários pois aqui estão envolvidos aspectos legais e organizacionais. A partir dessas informações, o Conselho vai, junto com a Diretoria, se posicionar e traçar um caminho. Temos que lembrar que muitas vezes temos boas soluções e nos vemos impedidos de concretizar porque existem barreiras legais, jurídicas.

Que mensagem você deixa para os associados?
A PREVI é muito maior do que cada um de nós. É hoje um dos maiores motivos de alegria para os trabalhadores da América Latina. Temos que defendê-la cada vez mais ainda que para isso tenhamos que abandonar nossas vontades pessoais. A PREVI só chegou aqui porque aqueles que a criaram conseguiram ultrapassar o individual e pensar no grupo.


Continua »
"Precisamos retomar a discussão do Estatuto"



OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Cada um faz a sua parte | Fique ligado: Quem não se recadastrou só tem até 30 de maio | PREVI tem novos conselheiros na Vale | Carim: 5.000 já querem fazer o Ajuste da Nova CARIM | O Ajuste só traz vantagens | Números de 2002: Dirigentes continuam apresentação dos números de 2002 | Por dentro da PREVI: O que eles pensam e pretendem fazer - "A PREVI é muito maior do que cada um de nós" | "Precisamos retomar a discussão do Estatuto" | "A PREVI pode contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento do Brasil" | "Quero consolidar a governança corporativa na PREVI" | Cartas: Pensão: qual é o critério para concessão? | Segundo tempo: Contribuição dos aposentados | Fome Zero: A PREVI no Fome Zero


Topo da página