Estratégia e planejamento

GRI 103 | 201

Três documentos – atualizados anualmente com a participação de todas as áreas da Previ e aprovados pelo Conselho Deliberativo – servem como bússolas para as decisões da gestão da Entidade, visando ao cumprimento de sua Missão.

  • O Plano Estratégico cobre um horizonte de cinco anos; em 2018, a atualização abrangeu o período entre 2019 e 2023. Apesar desse horizonte quinquenal, anualmente o plano é revisitado para eventuais ajustes de rota. Um dos principais insumos para essa atualização vem dos fóruns realizados mensalmente, com diretoria, gerentes executivos e assessores, para atualizar informações e manter a mobilização, integração e foco na realização dos planos definidos no ano anterior. Em 2018, o Planejamento examinou os Valores Corporativos da Previ, buscando torná-los mais claros para todos os associados.
  • O Plano Tático começa a ser elaborado pouco depois do Estratégico para que o desenho tático feito pelas gerências esteja perfeitamente alinhado aos objetivos estratégicos. Aa aprovação dos dois planos é conjunta, o que permite maior alinhamento entre os dois níveis. A aprovação conjunta permite que o desenho tático feito pelas gerências esteja perfeitamente alinhado aos objetivos estratégicos. Cada objetivo origina de três a cinco diretrizes e cada diretriz se desdobra em diversas ações específicas, com entrega prevista, prazo de execução, áreas responsáveis e metas definidas.
  • As Políticas de Investimentos, revisadas a cada ano,são formuladas em função das definições do Planejamento Estratégico e do Plano Tático e abrangem períodos de sete anos. Em 2018, foram aprovadas as diretrizes válidas para o período entre 2019 e 2025. As Políticas determinam as estratégias globais de investimentos para os ativos dos planos de benefícios e consideram também os objetivos estratégicos válidos para o período.

O Plano Estratégico, o Plano Tático e as Políticas de Investimentos indicam as linhas de ação que a Previ vai tomar nos próximos anos de modo a atingir seus quatro objetivos estratégicos:

  • Fortalecimento na relação com os associados com soluções adequadas a cada segmento. Para atingir esse objetivo, a Previ faz esforços permanentes para aproximar-se mais dos seus associados. Isso inclui proporcionar canais de relacionamento, identificar e aprimorar soluções em linha com as expectativas dos participantes, implementar estratégia de comunicação e promover a educação financeira e previdenciária.
  • Balanceamento da gestão de ativos e passivos visando ao equilíbrio do Plano 1. Trata-se de um plano maduro, com quase a totalidade dos participantes já em fase de recebimento de benefícios. Isso traz a necessidade de liquidez na carteira de ativos e de uma gestão de investimentos que reduza a exposição aos riscos de mercado.
  • Maximização dos benefícios e equilíbrio do Plano Previ Futuro. O cumprimento desse objetivo envolve a gestão do Plano na fase de acumulação, definir estratégias visando à sustentabilidade do Plano e gerar retornos orientados aos perfis de risco dos associados.
  • Sustentabilidade da Previ por meio de uma gestão eficiente e eficaz. Para atingir esse objetivo, a Previ foca seus esforços em otimizar processos, garantir a sustentabilidade dos conhecimentos, aprimorar a gestão estratégica de Tecnologia da Informação, fortalecer sistemas de controles internos e elevar a rentabilidade do PGA (Plano de Gestão Administrativa).

Nos últimos anos, a integração entre os processos de construção do Plano Estratégico, do Plano Tático, do Orçamento e das Políticas de Investimento, além do engajamento de um número cada vez maior de colaboradores nesse trabalho, têm sido prioridades no planejamento da Previ. As iniciativas previstas para o Plano Tático passaram a ser refletidas no Acordo de Trabalho (ATB) dos funcionários, o que estimula o envolvimento de todo o público interno já que o não atingimento das metas impacta diretamente no recebimento da remuneração variável.

Ao longo de 2018, os Fóruns Estratégicos e Táticos, que reúnem diretores e executivos em encontros mensais, cumpriram papel importante na discussão do andamento das iniciativas táticas e na evolução dos objetivos e das diretrizes estratégicas. Esses eventos são uma forma de manter o debate estratégico vivo durante todo o ano para gerar insumos e contribuir para o momento de atualização do Plano, que ocorre a partir da metade do ano.

Um dos objetivos vigentes em 2018 – “Gestão eficiente e eficaz” – foi redefinido para o próximo período como “Sustentabilidade da Previ por meio de uma gestão eficiente e eficaz”, refletindo uma visão mais ampla e alinhada à estratégia de longo prazo da Instituição. Para o objetivo do Plano 1 (“Balanceamento da gestão de ativos e passivos visando ao equilíbrio do Plano 1”), foram pensadas ações focadas no aumento da liquidez dos ativos de renda variável, entre outras. Já os debates sobre o objetivo do Previ Futuro (“Maximização dos benefícios e equilíbrio do Plano Previ Futuro”) tiveram ênfase nos Perfis de Investimento e em temas como acumulação de reservas e portabilidade. O “Fortalecimento na relação com os associados com soluções adequadas a cada segmento” foi abordado com a busca de mais recursos digitais na comunicação com os participantes, especialmente pelo App Previ, e a promoção contínua de educação financeira e previdenciária.

No ciclo de 2018, a participação no processo de atualização do Plano Estratégico foi ampliada para incluir um workshop específico com um grupo de funcionários do segmento não gerencial. Foi também publicada na intranet uma pesquisa para que todos os funcionários pudessem opinar diretamente sobre a estratégia da Previ (até então essa contribuição era consolidada e trazida pelos executivos de cada área). Os resultados foram utilizados nos workshops estratégicos seguintes, que contaram com a participação de conselheiros, diretores e executivos.

Em agosto, os conselheiros deliberativos, membros dos conselhos consultivos, presidente do Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, assessores e gerentes executivos participaram de workshops de atualização do Plano Estratégico, que incluíram discussões de cenários macroeconômicos, tendências previdenciárias e outras megatendências. O resultado foi a atualização dos objetivos e diretrizes estratégicas para 2019-2023.

Em seguida, iniciou-se a atualização do Plano Tático, para contemplar os ajustes realizados na estratégia e garantir que todos os direcionadores fossem efetivamente desdobrados em iniciativas táticas concretas, com prazos, indicadores e áreas responsáveis. Ao final, Plano Estratégico e Tático foram aprovados em um documento único, reforçando a fundamental integração entre os dois processos. O passo seguinte foi a elaboração do orçamento da Previ para 2019, que foi aprovado considerando as iniciativas táticas aprovadas.

Já as Políticas de Investimentos começaram a ser traçadas em junho, fundamentadas em análises e estudos preparados pela Diretoria de Planejamento, além de uma matriz de atratividade setorial (que mensura os níveis de risco ambiental, legal e de impacto social mais relevantes em cada setor da economia) e a situação das reservas de cada um dos planos de benefícios. As orientações do novo Guia de Melhores Práticas de ASGI em Investimentos também foram consideradas, bem como os princípios de iniciativas como os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), os Princípios do Equador e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Materialidade GRI 102-44, 102-47

Complementarmente à sua Missão, sua Visão e seus Valores e ao cumprimento do Plano Estratégico e Tático e das Políticas de Investimentos, a administração da Previ também considera a materialidade da Entidade – os aspectos mais relevantes a serem considerados na sua gestão da sustentabilidade, em seu planejamento e sua estratégia. É uma lista de temas definida a partir de consultas aos principais grupos de relacionamentoda Previ e validada pela Diretoria Executiva da Entidade.

Em 2018, a materialidade da Previ passou por uma revisão, de modo a ampliar o entendimento que os públicostêm sobre os temas materiais e considerar as possíveis contribuições da Entidade ao avanço da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU – saiba mais sobre a Agenda em https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/). A Agenda 2030 é um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Ela contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram consultados participantes, diretores, conselheiros, além de funcionários e especialistas externos em sustentabilidade e no setor de previdência. GRI 102-40, 102-42, 102-43

Tema materialDescriçãoImportância para a PreviPriorizado por quais públicos?
Inovação e tecnologia da informaçãoFazer o melhor para possibilitar o aumento da eficiência e capacidade de execução; gestão integrada de TI; desenvolvimento de aplicativos; autoatendimento. Política de segurança e de gestão da informação; infraestrutura de proteção adequadaDesenvolvimento de ideias que auxiliem no atingimento dos objetivos estratégicos e na melhoria de processos, preparando a Previ para as transformações no setor de previdência e na sociedadeDiretoria, Conselhos, funcionários
Comunicação segmentadaEstratégias e linguagem diferenciada por público, visando atender as expectativas ao longo do ciclo de vida dos participantes com soluções adequadas para cada segmentoOrienta as ações de comunicação voltadas para perfis comportamentais específicos de participantes, identificados por pesquisas qualitativas e quantitativasDiretoria, Conselhos, funcionários, especialistas
Educação financeira e previdenciáriaEstratégias para ampliar o conhecimento dos públicos; valorização da previdência complementarAmplia a compreensão a respeito dos planos e possibilidades da aposentadoria, do planejamento da aposentadoria e da importância de reduzir o nível de endividamento dos aposentadosConselhos, participantes, especialistas
Gestão de pessoasRemuneração e benefícios; incentivo ao aprimoramento e capacitação; reconhecimento e sucessão de talentos; qualidade de vida no ambiente de trabalhoFormação de sucessores para cargos de liderança, treinamento e desenvolvimento humanoParticipantes, funcionários, especialistas
Investimento responsávelPreocupação com critérios ambientais, sociais, de governança corporativa e de integridade nas decisões de investimento; papel indutor na adoção de boas práticas no segmento de previdência complementar e signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) desde 2006Tem impacto positivo nos investimentos de longo prazo e na indução de boas práticasFuncionários, especialistas
Diversidade, equidade e acessibilidadeInclusão, promoção e valorização da diversidade étnica e racial e estímulo à equidade na ocupação de posições em nível gerencial e técnico. Criação de fóruns de debate sobre questões de equidade e de acessibilidade nas instalaçõesPromove o respeito aos direitos humanos, a valorização da diversidade no mercado de trabalho e a adequação das instalações para o público com mobilidade reduzidaDiretoria, Conselhos, funcionários
Governança e transparênciaModelo de governança, publicação de relatórios; demonstrações financeiras; boletins de desempenho; relacionamento com todos os públicos; participação em eventos institucionais com os associadosDada a crise de valores e ética e o contexto do setor de previdência complementar, há uma maior demanda pública por transparênciaEspecialistas, participantes
Gestão de riscoAvaliação e mitigação dos riscos aos quais os investimentos da Previ estão expostos, considerando o tripé risco, retorno e liquidezConfere maior segurança no investimento e prepara a Previ para os desafios relacionados à Agenda 2030Participantes
Integridade e combate à corrupçãoAções pautadas pelo respeito incondicional aos nossos princípios e valores éticos e às normas internas e externasFortalece os controles internosParticipantes e fornecedores
Produtos e serviçosProdutos e serviços oferecidos de acordo com os diferentes perfis de associadosEstimula a diversificação de produtos e serviços; e a criação de recursos mais atrativos e serviços adicionais aos planosDiretoria

Correlação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

10 temas materiais em 2019ODS
Inovação e tecnologia da informação
Comunicação segmentada
Educação financeira e previdenciária
Gestão de pessoas
Investimento responsável
Diversidade, equidade e acessibilidade
Governança e transparência
Gestão de risco
Integridade e combate à corrupção
Produtos e serviços

Gestão de riscos GRI 102-15

A Previ possui uma Política de Gestão de Riscos Corporativos que é considerada em seu planejamento estratégico e se baseia no tripé risco/retorno/liquidez, com ações previstas em quatro etapas: identificação dos riscos, avaliação, controle e monitoramento. Essa Política é revista sempre que se faz necessário, não excedendo o período máximo de dois anos. A próxima revisão está prevista para 2019. Com os Indicadores-chave de Riscos (Key Risk Indicators ou KRIs), é acompanhada a exposição da Entidade a riscos e feito o monitoramento da eficiência na gestão. Os Indicadores-chave mensuram a evolução dos seguintes riscos corporativos:

Risco (de)Definição
EstratégiaPossibilidade de perdas decorrentes de mudanças adversas no ambiente de negócios ou de utilização de premissas inadequadas na tomada de decisão
MercadoPossibilidade de perdas financeiras resultantes das oscilações nos índices, indicadores e preços dos ativos financeiros e investimentos
SolvênciaPossibilidade de perdas financeiras e/ou de credibilidade devido à incapacidade dos planos de benefícios administrados pela Previ de cumprir compromissos
LiquidezPossibilidade de perdas financeiras resultantes da dificuldade de se desfazer de ativos dos planos para honrar seus compromissos
CréditoPossibilidade de perdas financeiras resultantes de inadimplência, ou seja, não recebimento de montantes financeiros
Contencioso judicialPossibilidade de perdas financeiras oriundas de decisões desfavoráveis em processos judiciais movidos contra a Previ
OperacionalPossibilidade de perdas financeiras resultantes de falhas humanas ou de sistemas, deficiência de controles, inadequação dos processos internos ou fatores externos
AtuarialIncapacidade do plano de benefícios de saldar as obrigações assumidas com os participantes, em decorrência da adoção de premissas e hipóteses atuariais que não se confirmem
Governança corporativaPossibilidade de perda financeira ou de danos à imagem da Previ oriundos da ineficácia do modelo de governança corporativa das empresas nas quais a Entidade possui participação acionária
ImagemPossibilidade de perda de credibilidade na Previ por ter seu nome desgastado junto ao mercado, aos associados ou às autoridades, em razão de publicidade negativa, verdadeira ou não
Responsabilidade SocioambientalPossibilidade de perdas financeiras ou de danos à imagem da Previ oriundos da falta de práticas de Responsabilidade Socioambiental por parte da Entidade ou das empresas nas quais ela possui participação acionária

Por força da Resolução nº 4.661 do Conselho Monetário Nacional (CMN), editada em maio e que alterou diversos aspectos da atuação das entidades de previdência complementar, a Previ precisou indicar um gestor responsável pela gestão de riscos; a escolhida para a posição foi a diretora de Planejamento, Paula Regina Goto. A revisão da governança de processos internos (leia mais em Público interno), atualmente em curso, incluiu a integração da matriz de riscos ao mapeamento de processos. Novas ferramentas vão permitir a avaliação dos riscos envolvidos em cada atividade da Previ e o acompanhamento desses riscos, por meio de controles internos. Iniciou-se o trabalho de criação de fichas de verificação de conformidade para as áreas mais sensíveis, incluindo as atividades de investimentos, e de identificação dos processos mais expostos ao risco de fraude.

Em relação à Lei Geral de Proteção de Dados, promulgada em 2018, a Previ participou das discussões realizadas pela Abrapp sobre o tema e estuda as adaptações necessárias para que a Entidade se mantenha em conformidade. A Lei, que determina como os dados de terceiros devem ser coletados e tratados, instituiu uma série de exigências que precisam ser cumpridas até 2020.

A Ouvidoria e a Auditoria da Previ devem informar semestralmente os incidentes envolvendo a segurança da informação, de acordo com a Política de Segurança da Informação (PSI), que se aplica à gestão da privacidade das informações dos terceiros, e às determinações do Código de Ética. Essa privacidade é avaliada periodicamente por meio de testes para detectar vulnerabilidades e auditorias internas e externas que verificam aspectos de segurança de dados. Não houve casos registrados em 2018 envolvendo violações à privacidade dos dados de participantes. GRI 103 | 418, 418-1