Plano de Gestão Administrativa (PGA)

O Plano de Gestão Administrativa (PGA) cumpre com o pagamento das despesas administrativas previdenciais e de investimentos relativas à gestão dos planos de benefícios. São usados recursos provenientes da taxa de carregamento dos planos (4% no Plano 1 e no Previ Futuro, 2,5% na Capec) e, caso necessário, recursos do Fundo Administrativo – que é formado pela rentabilidade dos investimentos próprios do PGA e pelos excedentes das contribuições provenientes das taxas de carregamento.

Em 2018, o objetivo estratégico diretamente ligado ao PGA ganhou um novo enunciado e passou a ser “Sustentabilidade da Previ por meio de uma gestão eficiente e eficaz”. A premissa buscou não focar apenas na economia de recursos e no corte de despesas previstas para o ano, mas também melhorar a rentabilidade do PGA com um olhar aprofundado para as receitas e a forma como elas são gastas, de modo a garantir um modelo sustentável de gestão para a Entidade no longo prazo.

Pelo terceiro ano consecutivo, não houve revisão no valor nominal do orçamento da Previ, que permanece o mesmo desde 2016. Ainda assim, a Entidade conseguiu manter os gastos em um nível abaixo do total orçado para 2018. Entre as medidas tomadas para manter o orçamento sob controle, destacaram-se a revisão da gestão da área jurídica, que gerou economia estimada em R$ 6 milhões, e os primeiros impactos positivos do projeto de otimização do uso da sede, iniciado em 2017. Outra contribuição importante para o controle foi o trabalho de recuperação de créditos, feito em conjunto com escritórios de advocacia e empresas especializadas. Em 2018, o montante recuperado relativo a operações com participantes e dívidas previdenciárias superou o valor obtido em 2017. O eficaz controle orçamentário permitiu que determinadas medidas de revisão de processos internos – como o aumento da estrutura da auditoria interna, parte do Programa de Integridade – pudessem ser tomadas sem o emprego de verbas suplementares.

Em 2019, além de uma reestruturação dos métodos de controle e distribuição de sobras orçamentárias, a progressiva implementação do Projeto Plataformas (leia mais em Relacionamento com os públicos) vai potencializar ainda mais a eficiência nos gastos e a sustentação do esforço de toda a equipe em fazer mais e melhor, com despesas menores. Os “pacoteiros” – gerentes executivos responsáveis por grupos orçamentários, com poder de negociação junto às áreas e metas a cumprir –, que já atuam desde 2017, passarão a trabalhar o ano inteiro no acompanhamento da gestão das despesas e das sobras.

Detalhamento das despesas administrativas de 2018 - R$ mil

COMPOSIÇÃO DAS DESPESASPlano Administrativo
20172018Variação (%)
Total das despesas administrativas308.432320.7154,0%
Pessoal e encargos185.262200.40338,2%
Treinamento/Congressos e seminários3.7032.047(44,7%)
Viagens e estadias1.8351.757(4,3%)
Serviços de terceiros44.11336.566(17,1%)
Despesas gerais46.46651.75311,4%
Depreciações e amortizações7.7917.232(7,2%)
Tributos8.2199.04910,1%
Outras11.04211.9087,8%
Constituições/Reversões de contingências28.71910.087(64,9%)
Reversão de recursos para os planos de benefícios193160,2%

Compras e relacionamento com fornecedores GRI 102-9

Os fornecedores são fundamentais para os negócios da Previ. A Entidade valoriza e reforça parcerias saudáveis e a construção de relacionamentos sustentáveis de longo prazo. O processo de contratação de bens e serviços é conduzido de forma centralizada pela Gerência de Suporte Administrativo (Gesad), que tem como objetivo formular, propor, implementar, acompanhar e avaliar políticas, normas e critérios de compras de produtos e serviços, gerenciar o relacionamento com fornecedores e realizar compras e contratações, entre outros.

Os contratos com fornecedores incluem cláusulas específicas sobre o adequado monitoramento de questões ligadas à Lei Anticorrupção, à Política de Integridade e ao Código de Ética. No caso de identificação de irregularidades, poderão ser aplicadas penalidades que incluem, entre outras, a suspensão ou a rescisão do respectivo contrato.

Quantidade de fornecedores

201620172018
77101110

Fornecedores por tipo de atividade (%)

Jurídico8,68%
Campanhas e eventos34,40%
Treinamento10,61%
Tecnologia da informação34,40%
Manutenção2,57%
Outros9,34%
TOTAL100%