Nova CARIM diminui prestação de 2.500 mutuários a partir de agosto

A partir da folha de pagamento de agosto, os participantes que comprometem mais que 30% da renda bruta com a prestação da Carim terão as consignações reduzidas para esse percentual.

A redução para o limite de 30%, um dos benefícios propostos pela Nova Carim, está sendo colocada em prática antes mesmo da assinatura do Ajuste Contratual. A PREVI decidiu se antecipar para beneficiar mais de 2.500 pessoas que têm prestações que ultrapassam esse limite. Todos os beneficiados com a medida vão receber dentro de alguns dias uma carta por meio da qual formalizarão o compromisso com a posterior assinatura do novo contrato. Em breve, também serão divulgados os critérios adotados pela PREVI para o cálculo da renda bruta. Esses critérios variam de acordo com o vínculo que o participante tem com a Instituição.

MINUTA DO CONTRATO CHEGA EM AGOSTO
Os 13.400 mutuários que manifestaram interesse em fazer o Ajuste do contrato da Carim começarão a receber ainda em agosto o kit com a minuta do novo contrato. A previsão era ter enviado o kit no mês de junho, mas foi preciso alterar o cronograma inicialmente traçado.

A Diretoria determinou primeiro que a Área Jurídica fizesse uma análise e indicasse qual seria o melhor instrumento legal para efetivar o Ajuste Contratual, com base em duas premissas: maior segurança para o mutuário e para a PREVI, e menor custo. Sustentada nessa análise, a Diretoria decidiu que a modalidade de Escritura Pública (lavrada em cartório), a despeito de envolver algumas despesas, era a mais adequada. Para diminuir os custos dos mutuários com a escritura, a PREVI está em contato com a associação que reúne cartórios de todo o País, para tentar obter descontos para a lavratura/registro da escritura.

Esse processo de definição pela escritura pública ocorreu no momento em que toda a PREVI estava envolvida na discussão sobre o reajuste dos aposentados e pensionistas. Isso interferiu diretamente no prazo inicialmente divulgado e exigiu o adiamento do envio dos formulários do kit para agosto. A PREVI reconhece que a demora pode ter desapontado aqueles mutuários que querem fazer o Ajuste Contratual o mais rápido possível, mas o tempo foi necessário para buscar o melhor para a Instituição e para os próprios participantes.

EFEITOS DO AJUSTE SÃO RETROATIVOS A 31/3/2003
Independentemente da data de assinatura do Ajuste Contratual, os efeitos são retroativos a 31/3/2003. Ou seja, todas as vantagens garantidas pela Nova Carim, como redução da maioria dos saldos devedores e limitação do comprometimento da renda com o pagamento de prestação, valem a partir daquela data.

LIQUIDAÇÃO DE SALDO COM DESCONTO MÍNIMO VAI ATÉ OUTUBRO
Ainda há tempo para quem quer aproveitar e quitar o saldo do financiamento imobiliário com desconto. Até 31 de outubro, a PREVI garante desconto mínimo de 15% para liquidação antecipada. Para saber o saldo com desconto, é só ligar para 0800-21-0707 ou consultar o Auto-Atendimento do site www.previ.com.br.

Basta ligar 0800-21-0707

Quem tiver interesse em fazer o Ajuste no contrato da Carim basta ligar para 0800-210707 e aguardar a chegada do kit com as informações. Pelo telefone, você também consulta o saldo com desconto para liquidação antecipada. A Central de atendimento 0800-21-0707 funciona de 9h às 19h, nos dias úteis.






OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Visão de Futuro / Agenda / Saldos do Empréstimo Simples e da CARIM têm redução: Empréstimo simples é recalculado e saldos diminuem | CARIM também reduz saldo devedor | Projeto pode permitir a utilização do FGTS | Índice de Correção do empréstimo e da CARIM é aplicado com defasagem de dois meses / Nova CARIM diminui prestação de 2.500 mutuários a partir de agosto / Planejar é preciso / Investimentos: A guinada da Kepler Weber | Nem jornais, nem revistas... | Intercâmbio com fundos europeus / Segundo tempo: INPC é o novo índice de reajuste dos benefícios | Diretoria discute novo indexador com sindicatos e entidades / Espaço previdência: A Reforma da Previdência e os participantes da PREVI / Sauípe lança Programa de Turismo Integrado e Sustentável / Por dentro do BB: Aposentados e pensionistas pagam meia no CCBB | BB vai reescalonar dívidas de aposentados e pensionistas


Topo da página