Dirigentes da PREVI discutiram o novo indexador com representantes de sindicatos e entidades do funcionalismo  no dia 2/7 / Foto: Américo VermelhoINPC é o novo índice de reajuste dos benefícios

A Diretoria e o Conselho Deliberativo decidiram adotar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como índice de correção dos benefícios de aposentados e pensionistas, e de outros compromissos da PREVI. O INPC também será utilizado para corrigir saldos e prestações da Carim e Empréstimo Simples.

Calculado pelo IBGE, o INPC mede a variação de preços para assalariados com renda entre um e oito salários mínimos. A coleta de preços cobre as nove maiores regiões metropolitanas do País (Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo) mais Brasília e Goiânia.




O COMPORTAMENTO DO INPC NOS ÚLTIMOS ANOS





MANUTENÇÃO DO PODER DE COMPRA
A premissa básica para a escolha do novo índice foi a manutenção do poder de compra dos aposentados e pensionistas. Os técnicos analisaram os diversos índices de preços para identificar o que melhor refletisse a evolução do custo de vida do consumidor que apresentasse perfil semelhante ao dos participantes da PREVI. O melhor indexador seria aquele que protegesse o poder de compra e que fosse reconhecido e utilizado pelo mercado, de modo que a PREVI pudesse atrelar a ele a rentabilidade de parte da sua carteira. Era fundamental também que o índice estivesse menos sujeito à influência de fatores voláteis, como é o caso do dólar.

O INPC é o índice que está mais próximo do perfil de renda da maior parte dos beneficiários da PREVI, pelo critério da renda líquida. Cerca de 58,76% dos benefícios da PREVI encontram-se na faixa de proventos líquidos de R$ 3.500,00, o que representa atualmente 14 salários mínimos. E o INPC mede o custo de vida das famílias com renda de oito salários mínimos (R$ 1.920,00). Outro aspecto é o fato de o INPC ser utilizado por 60% dos fundos de pensão brasileiros. Com um volume significativo de investidores amparados no mesmo índice, facilita-se a criação de uma referência para o mercado e para o próprio governo no lançamento de títulos ou ativos que reflitam esse índice.


Continua »
Diretoria discute novo indexador com sindicatos e entidades


OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Visão de Futuro / Agenda / Saldos do Empréstimo Simples e da CARIM têm redução: Empréstimo simples é recalculado e saldos diminuem | CARIM também reduz saldo devedor | Projeto pode permitir a utilização do FGTS | Índice de Correção do empréstimo e da CARIM é aplicado com defasagem de dois meses / Nova CARIM diminui prestação de 2.500 mutuários a partir de agosto / Planejar é preciso / Investimentos: A guinada da Kepler Weber | Nem jornais, nem revistas... | Intercâmbio com fundos europeus / Segundo tempo: INPC é o novo índice de reajuste dos benefícios | Diretoria discute novo indexador com sindicatos e entidades / Espaço previdência: A Reforma da Previdência e os participantes da PREVI / Sauípe lança Programa de Turismo Integrado e Sustentável / Por dentro do BB: Aposentados e pensionistas pagam meia no CCBB | BB vai reescalonar dívidas de aposentados e pensionistas


Topo da página