Sauípe lança Programa de Turismo Integrado e SustentáveI

Berimbau é o nome da parceria que PREVI, Fundação Banco do Brasil, Sauípe S.A e o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolveram para levar melhores condições de vida para seis mil moradores de comunidades vizinhas ao Empreendimento Costa do Sauípe, localizado a 76 KM de Salvador (BA). O projeto prevê o investimento de R$ 2,4 milhões em 26 projetos que vão gerar educação, emprego e renda. Os recursos são provenientes da Fundação Banco do Brasil e de um grupo de empresas privadas.

O Berimbau é uma grande parceria: Fundação BB, Sauipe S.A. , PREVI, Ministério do Trabalho e Emprego e outros parceiros unidos para mudar a vida de 6.000 pessoas / Foto: Arquivo Costa do SauípeO Projeto Berimbau começou a ser tocado oficialmente no final de julho, em uma bonita festa que teve roda de capoeira, mais de 900 moradores das comunidades e muita, muita emoção. Concebido e implementado em apenas cinco meses, o Projeto nasceu de ampla discussão com os beneficiários diretos das ações. Afinal, ninguém melhor que os próprios moradores para saber quais são suas necessidades e suas vocações e potencialidades. A voz dessa gente na cerimônia de lançamento foi dona Lita, 65 anos, presidente da Associação de Moradores de Porto Sauípe, uma das comunidades beneficiadas. Dona Lita emocionou a todos com seu discurso simples e repleto de sabedoria. “Sabemos que teremos que cumprir nossa parte e começamos pelo raro exemplo de respeito que a realização do projeto Berimbau está representando para nós. Falaremos sim para os nossos netos, e contaremos que fomos atores e testemunhas de um momento novo do Brasil em que se pensa finalmente em nós.”

Dona Lita, presidente da Associação de Moradores de Porto Sauípe, uma das comunidades beneficiadas, emocionou a todos com seu discurso / Foto: Arquivo Costa do SauípeGERAÇÃO DE 2.500 EMPREGOS
Mais da metade da população que habita nas proximidades da Costa do Sauípe está abaixo da linha de pobreza. A taxa de analfabetismo gira em torno de 45%, incluída a população adulta e infanto-juvenil. O Programa Berimbau surge para tentar mudar este quadro, ao beneficiar as comunidades de Mata de São João, Entre Rios, Areal, Curralinho, Diogo, Estiva, Santo Antônio, Vila Sauípe, Canoas e Porto Sauípe. “Não acreditamos em investimento isolado, em meio a uma região pobre. Desde que instalamos o Empreendimento Costa do Sauípe, passamos a ter preocupação com a comunidade. Queremos que Sauípe seja indutor do desenvolvimento da Região, trazendo emprego e renda”, disse o presidente da PREVI, Sérgio Rosa.

A meta do Projeto Berimbau é implementar seis projetos de apoio à produção que vão gerar 2.500 empregos diretos e indiretos. Estão previstas também ações de desenvolvimento comunitário e projetos educacionais. “O Projeto Berimbau articula vários dos programas da Fundação Banco do Brasil. São projetos que têm sustentabilidade permanente. Esta é a contribuição do Banco do Brasil para a vertente estrutural do Fome Zero”, destacou Jacques Pena, presidente da Fundação Banco do Brasil.

COSTA DO SAUÍPE TAMBÉM GANHA
ACom essa iniciativa, Costa do Sauípe ganha mais um diferencial podendo ser apresentado como empreendimento responsável do ponto de vista ambiental e social. Passa a dispor também de um novo grupo de fornecedores, uma vez que boa parte do que for produzido – adubo, hortaliças, pescado, aves, artesanato e criação de aves – será absorvido pelo próprio empreendimento. Com isso, lucram os produtores locais, que têm a garantia de venda da produção, e os hotéis e pousadas que podem adquirir esses produtos a preços menores.

O vice-presidente de Tecnologia e Infra-estrutura, Cerqueira César, um dos colaboradores do Projeto, representou o presidente do Banco do Brasil na cerimônia. Cerqueira fez um discurso emocionado. “É possível avançar na fome zero de cultura, na fome zero de beleza. Todos que aqui estão um dia vão poder falar para os netos que contribuíram para termos um País mais feliz”, destacou. Coube ao ministro do Trabalho e Emprego, Jaques Wagner, encerrar a festa. O ministro destacou o fato de o Projeto integrar os turistas e a comunidade local. “A pobreza não é o problema; o problema é a falta de solução. Com esse berimbau, a gente vai poder dançar de forma mais integrada”, disse.

O presidente do Conselho Deliberativo da PREVI e Diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, o vice-presidente de Gestão de Pessoas, Luiz Oswaldo Sant’Iago de Souza, e o conselheiro da PREVI e presidente do Conselho de Administração da Sauípe S.A., José Roberto Mendes do Amaral, estiveram no evento e participaram da assinatura de convênios que vão beneficiar a comunidade.

Confira abaixo algumas das ações a serem implementadas

• BB Educar – Programa de alfabetização de jovens e adultos
• Escolas de Informática
• Escola Meninos do Porto – escola de ensino fundamental
• Escola de Produção – centro de qualificação profissional voltado para a melhoria da qualidade da produção artesanal
• Unidade de Processamento de Resíduos
• Unidade de Produção e Comercialização de Produtos Artesanais
• Unidade de Revitalização da Pesca – unidade auto-sustentável para gerar empregos e renda.
• Unidade de Criação e Beneficiamento de Casca de Coco – Essa unidade irá colocar um novo produto no mercado para subsituir o antigo xaxim.




OUTRAS MATÉRIAS: Editorial: Visão de Futuro / Agenda / Saldos do Empréstimo Simples e da CARIM têm redução: Empréstimo simples é recalculado e saldos diminuem | CARIM também reduz saldo devedor | Projeto pode permitir a utilização do FGTS | Índice de Correção do empréstimo e da CARIM é aplicado com defasagem de dois meses / Nova CARIM diminui prestação de 2.500 mutuários a partir de agosto / Planejar é preciso / Investimentos: A guinada da Kepler Weber | Nem jornais, nem revistas... | Intercâmbio com fundos europeus / Segundo tempo: INPC é o novo índice de reajuste dos benefícios | Diretoria discute novo indexador com sindicatos e entidades / Espaço previdência: A Reforma da Previdência e os participantes da PREVI / Sauípe lança Programa de Turismo Integrado e Sustentável / Por dentro do BB: Aposentados e pensionistas pagam meia no CCBB | BB vai reescalonar dívidas de aposentados e pensionistas


Topo da página