Relatório Anual
2013

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Desempenho social

A PREVI tem um quadro de 736 pessoas, entre as quais 610 são funcionários diretos, cedidos pelo Banco do Brasil ou do quadro próprio da Entidade, e outros 126 são terceiros, que exercem atividades temporárias. Os funcionários cedidos pelo BB passam por um processo de seleção, que inclui avaliação curricular, prova de conhecimentos, avaliação comportamental e entrevista. Conforme estratégia estabelecida em 2012, a PREVI avançou fortemente no objetivo de tonar-se uma das melhores empresas para se trabalhar. A Entidade elegeu a qualificação profissional e o bem-estar no trabalho para elevar o nível de satisfação dos seus funcionários.

Outro avanço se deve ao investimento em ferramentas de tecnologia da informação para otimizar as atividades de gestão de pessoas. A aquisição de um sistema de gestão integrada, que será implantado em 2014, permitirá uma compilação ainda mais ágil e confiável de indicadores e dados.

Tendo estabelecido em 2012 o objetivo de tornar-se uma das melhores empresas para se trabalhar, a PREVI priorizou em 2013 a qualificação profissional e o bem-estar no ambiente profissional

Número de colaboradores por nível funcional e por gênero 2011 2012 2013
Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres
Diretoria 6 0 6 0 6 0
Gerência 60 26 61 26 58 28
Chefia/coordenação 3 0 3 0 1 0
Técnica/supervisão 0 0 3 0 3 1
Administrativo 209 154 180 138 202 147
Operacional 59 72 69 89 59 87
Terceiros 59 26 0 0 87 39
Aprendizes 1 3 3 6 3 6
Estagiários 3 7 1 8 1 8
Total por gênero 400 288 326 267 420 316
Total 688 593 736

Direitos humanos

O respeito pelos direitos humanos é uma prática constante na PREVI. A preocupação com o assunto e sua disseminação podem ser evidenciadas pelas 480 horas de treinamentos ligados ao tema realizados em 2013. O percentual de colaboradores que participaram desses treinamentos foi de 4,64%, e os temas abordados foram: “Ética como Valor Fundamental”, “Código de Ética e Conduta nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (FPC)”, Formação de Analistas de Investimentos (FAI) – Módulo Responsabilidade Social e Ambiental”, “Ética nos Negócios” e “Ética Empresarial”.

Em 2013, não foram identificadas nas operações dos fornecedores da PREVI casos de violação ou situações de risco relacionadas aos direitos humanos, como existência de trabalho forçado ou análogo ao escravo ou de trabalho infantil.

PREVInir

O PREVInir é um programa com diversas frentes para estimular hábitos mais saudáveis e preventivos junto aos funcionários. Lançado em 2006 e aperfeiçoado ao longo dos anos, hoje engloba vários tipos de atividades: ergonomia, ginástica laboral e vocal, shiatsu, reflexologia, pilates, dança de salão, canto coral e convênios com academia e com os Vigilantes do Peso.

Em 2013, foi realizada uma pesquisa de satisfação específica sobre o programa, que registrou altos índices de satisfação: mais de 93% dos funcionários que responderam concordaram que o shiatsu e a reflexologia diminuem o estresse; 95%, que o Espaço PREVInir (local de convivência e descanso na sede) proporciona relaxamento; e 94%, que o trabalho realizado pelos fisioterapeutas é de boa qualidade.

Prata da Casa

Iniciado em 2012 e fortalecido em 2013, o Prata da Casa busca prestar reconhecimento e ajudar no planejamento de carreira dos funcionários com base na capacitação, na experiência, no desempenho, nas competências e no mérito. O programa conta com apoio de consultoria externa e uma avaliação interna, feita pelo gestor imediato do profissional. A iniciativa busca valorizar o funcionário, ampliar o feedbacke promover um ambiente de melhoria contínua aos diversos níveis profissionais. Em média, cada funcionário passa por 10 horas anuais de avaliação a cada ciclo.

Em 2013, foi encerrado o primeiro ciclo do Prata da Casa, com a avaliação de 491 funcionários, praticamente 80% da força de trabalho da PREVI. Do total de avaliados, 12,7% foram nomeados para cargos técnicos ou de gestão. Ao todo, cinco colaboradores foram contemplados com as bolsas de mestrado ( stricto sensu), e 15, com as bolsas de pós-graduação profissional ( latu sensu).

Ao fim de seu primeiro ciclo, o programa foi avaliado pelos participantes. De caráter voluntário, a pesquisa teve adesão de 262 funcionários e registrou um índice de satisfação de 62%.

Os primeiros meses de 2014 serão dedicados a análises mais aprofundadas dos resultados do primeiro ciclo do programa e à proposição de ações de melhoria para o segundo ciclo.

“O treinamento é um investimento feito pela PREVI em seus funcionários e um reconhecimento dos talentos da Casa, além de ser uma ótima oportunidade de aprimoramento, de aprender mais sobre previdência complementar”.

Adelaide Maselli
Funcionária da PREVI
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Treinamento

Em 2013, 543 funcionários participaram de treinamentos, em um total de 42.180 horas/aula. O número médio de horas de treinamento por ano, discriminado por categoria funcional, ficou distribuído conforme a tabela a seguir.

Categoria funcional

2013

Homens

Mulheres

Diretoria

42,2

-

Gerência

76,9

74,3

Técnica/Supervisão

51,3

-

Administrativo

85,9

74,4

Operacional

43,7

27,3

Total

59,0

48,7

A PREVI acredita que a capacitação profissional é fundamental para manter uma equipe de alto desempenho e excelência na gestão da Entidade. Por isso, tem investido no treinamento dos seus funcionários, que são os responsáveis pela administração de um patrimônio de cerca de R$ 171 bilhões e pelo atendimento de quase 200 mil participantes.

Educadoria PREVI

Desde 2010, a PREVI criou um modelo próprio de gestão do conhecimento, com qualificação e desenvolvimento de treinamentos específicos ao seu negócio. A Educadoria PREVI aproveita as experiências dos próprios funcionários para formatar os treinamentos de acordo com as necessidades de cada área. Por meio da Capacitação Pedagógica de Conteudistas, foram identificados, entre funcionários da ativa e aposentados, pessoas que possuem conhecimentos em ciências atuariais, gestão de processos, responsabilidade socioambiental e previdência complementar, para produzir o material didático a ser utilizado nos cursos oferecidos pela PREVI. Alguns desses funcionários também atuam como professores dos cursos. Atualmente, a PREVI conta com 23 educadores e 28 conteudistas formados na própria Entidade.

Transição de carreira

Os funcionários do Banco do Brasil cedidos à PREVI podem participar do Programa Caminhos para a Aposentadoria, que tem o objetivo de orientá-los na construção de um projeto de vida para aposentadoria ao estimular a reflexão sobre os diversos aspectos que envolvem essa transição. O Programa inclui várias ações: Oficina Vida Ativa, cursos internos e externos, eventos nas gerências de gestão de pessoas regionais etc.

Voluntariado

A PREVI promove ações para incentivar seus funcionários a se engajarem em ações voluntárias que vêm sendo realizadas pelos comitês da Cidadania Carj e Elos, formados por funcionários voluntários do BB, da ativa e aposentados. Os iniciaram seus trabalhos há mais de 20 anos, com o apoio do sociólogo Hebert de Souza, o Betinho.

Em 2013, a campanha mensal do leite em pó para crianças das creches em áreas de risco foi ampliada, tendo a participação das empresas instaladas no Centro Empresarial Mourisco, onde fica a sede da PREVI. Foi realizada também uma feira solidária na Entidade, na qual os artesãos das comunidades atendidas pelos comitês apresentaram seus produtos, muitos deles confeccionados a partir de malotes do Banco do Brasil. Os funcionários também podem doar roupas e livros para os projetos coordenados pelos comitês.

Em datas comemorativas, como Dia das Crianças e final de ano, são realizadas campanhas para os funcionários apadrinharem crianças que participam dos projetos comunitários. Todos os anos, os convites para o evento de Confraternização de Final de Ano da PREVI são trocados por alimentos não perecíveis, que são doados para a Colônia de Férias do Morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro. Os contatos com as comunidades atendidas são feitos pelos voluntários dos comitês, que apresentam balanços de suas ações a cada ano.

PREVI participa do Charity Day

No dia 11 de setembro, as operações de renda variável da PREVI na BMF&Bovespa foram realizadas por meio da corretora BGC Liquidez, que promoveu a quarta edição do seu Charity Day no Brasil. O evento acontece anualmente, todo mês de setembro, em homenagem aos 658 funcionários que perderam a vida durante o atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, em 2001. O objetivo é transformar essa memória trágica em motivo de esperança para milhares de pessoas. O faturamento arrecadado com as operações dos escritórios da BGC ao redor do mundo, inclusive no Rio e em São Paulo, é doado para instituições que realizam trabalhos sociais. As operações da PREVI superaram R$ 24,9 milhões, o que resultou em corretagem paga de cerca de R$ 12,5 mil, revertida ao evento.

No Brasil, foram cinco as organizações beneficiadas no ano:

  • Solar Meninos de Luz – promove educação em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no Rio de Janeiro;
  • Fundação Gol de Letra – com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, atende cerca de 1.300 crianças e jovens com atividades de arte, cultura, comunicação, esporte, lazer, cidadania e educação para o trabalho;
  • Casa da Criança Betinho – abrigo gratuito para criança e adolescentes especiais, em sua maioria abandonados ou sem amparo familiar;
  • Fundação Dorina Nowill para Cegos – atua há 67 anos em busca da inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clínica de visão subnormal e programas de empregabilidade;
  • Instituto Reação – criado pelo ex-judoca Flávio Canto em 2003, o Instituto Reação atua em quatro comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro (Rocinha, Cidade de Deus, Tubiacanga e Pequena Cruzada).

Saiba mais

“Em função de o quadro ser enxuto, com cerca de 600 funcionários, é indispensável a capacitação dos profissionais. Eles precisam formar equipes de alta performance, porque nossa responsabilidade, de gerir e zelar pelo patrimônio dos participantes, é enorme”.

Paulo Assunção
Diretor de Administração
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