Relatório Anual
2013

Fabiano Félix do Nascimento

Presidente do Conselho Fiscal

Nós, do Conselho Fiscal, sabemos que a tranquilidade que todos queremos no futuro depende da adoção dos procedimentos corretos e seguros hoje.

Mensagem do Conselho Fiscal

Como órgão responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira, o Conselho Fiscal manteve-se atento às atividades desempenhadas no exercício de 2013. Se, por um lado, a rentabilidade dos ativos vem sofrendo os impactos de uma economia internacional que ainda se recupera de crises relativamente recentes, de outra parte, a eficiência administrativa ganha ainda maior destaque. Nesse ponto, esse conselho tem atuado intensamente para ajudar a PREVI a manter-se eficiente na gestão de seus custos. As despesas administrativas, que alcançaram 2,9% das contribuições e benefícios, estão dentro dos parâmetros estabelecidos.

Outros dois temas que estiveram em discussão durante o exercício foram a suspensão do Benefício Especial Temporário (BET) e o retorno das contribuições, ambos para os participantes do Plano 1. O Conselho Fiscal, que, entre outras funções, busca zelar para que as decisões da PREVI estejam dentro de níveis de risco compatíveis com suas responsabilidades, entende que a missão da PREVI é seu norte e que não se pode colocar em risco os complementos de benefícios. Aqueles que hoje recebem seus benefícios mensalmente desejam continuar a recebê-los, e os participantes que ainda estão em atividade querem ter seus benefícios com tranquilidade no futuro. Assim, é preciso que se tenha uma visão muito mais ampla quando se toma, hoje, uma decisão que poderá afetar o amanhã de inúmeras famílias.

Há que se destacar os esforços da PREVI para atender as novas exigências trazidas pela Instrução MPS Previc n.º 5, de 1/11/2013, que busca oferecer ainda mais transparência às informações prestadas aos participantes. Nesse sentido, é ampliada a divulgação de dados sobre despesas administrativas, perfis de investimentos dos participantes do PREVI Futuro e diversas outras informações. Cabe ressaltar que a PREVI vem dedicando esforços no sentido de aprimorar a divulgação de informações de interesse de todos os participantes, independentemente de mandamento legal.

Enfim, reafirmamos que o Conselho Fiscal está atuante, com o intuito de somar forças para que a PREVI alcance os melhores níveis de controle e eficiência de gestão. Sabemos que a tranquilidade que todos queremos no futuro depende da adoção dos procedimentos corretos e seguros hoje. Nesse sentido, acreditamos que a PREVI está no caminho certo.

Este Conselho tem atuado intensamente para ajudar a PREVI a manter-se eficiente na gestão de seus custos, alcançando os melhores níveis de controle.

Veja mais