Relatório Anual
2013

Banner

Eventos 2013

Encontro PREVI de Governança Corporativa

Nos dias 26 e 27 de agosto, a PREVI realizou o 14º Encontro PREVI de Governança Corporativa, que trouxe como tema “Inovação e Competitividade”, um desafio para as empresas nos próximos anos. O evento reuniu mais de 400 pessoas e contou com páginas de divulgação nas redes sociais Facebook e Twitter.

Além de contar com várias palestras, que aprofundaram o debate sobre como as empresas devem ser mais inovadoras para aumentar sua competitividade, o evento também abordou o papel dos conselheiros nas empresas, a sustentabilidade e o ativismo dos investidores. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e contou com o apoio de empresas como BRF, CPFL Energia, Invepar, Neoenergia, Tupy e Vale, entre outras. O evento foi avaliado como ótimo ou bom por 99,48% dos participantes.

Workshop com os signatários do PRI

Em dezembro, foi realizado workshop com os signatários brasileiros dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), no Rio de Janeiro. O evento, que teve o apoio da PREVI, apresentou a nova ferramenta online de relato e avaliação. O reporte de dados relacionados às práticas de investimento responsável é obrigatório para todos os signatários do PRI. O workshop teve como objetivo preparar o grupo para o novo processo de elaboração das respostas.

O novo relatório do PRI busca atender ao desafio de um sistema mais sustentável, que possibilitará aos signatários divulgar como os fatores de responsabilidade socioambiental estão sendo incorporados em seus processos de investimento e como estão trabalhando para fortalecer a governança das companhias e o mercado como um todo.

Seminário de Comunicação

A terceira edição do Seminário PREVI de Comunicação aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2013, em conjunto com o 18º Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. O evento busca integrar os profissionais de comunicação do BB e da PREVI, proporcionando um momento de discussão interna e atualização. Os principais ganhos foram o compartilhamento de sugestões e a oportunidade de sinergia de ações de comunicação entre os colaboradores.

O seminário teve como pano de fundo as redes sociais, com debates sobre aspectos e ferramentas da comunicação corporativa. Entre os palestrantes, participaram Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, e Gil Giardelli, especialista em inovação digital. Grandes empresas em que a PREVI tem participação, como Petrobras, Magazine Luiza e CPFL Energia, também estiveram presentes. A palestra de abertura foi realizada pelo jornalista Franklin Martins.

Em 2013, o evento contou com uma página no Facebook e uma conta no Twitter para a divulgação dos temas debatidos, dos palestrantes e cases apresentados e das fotos do seminário. A experiência nas redes sociais também serviu de laboratório para uma futura inserção dessas ferramentas na estratégia de comunicação da PREVI.

Workshop de conselheiros fiscais

Em junho, a PREVI promoveu workshop para conselheiros fiscais nas empresas participadas. O evento foi concebido visando uma abordagem prática das principais questões que envolvem o cotidiano da atuação do Conselho Fiscal.

O workshop teve palestras, apresentações de casos de sucesso e mesas de debate. Também foram feitos trabalhos em grupo, em que o público, formado por conselheiros eleitos com o apoio institucional da PREVI e de outros investidores, foi dividido em 11 mesas. Cada uma delas abordou um tema específico, e foi possível promover uma troca de experiências entre todos os presentes.

Cinfabb

Com o intuito de ampliar a aproximação com os associados, a PREVI participou, pela primeira vez, do Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (Cinfabb), organizado pela Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (Fenabb), que aconteceu em junho, em Goiânia (GO). A Entidade montou um estande no evento, com uma equipe de técnicos, para prestar atendimento e tirar dúvidas sobre previdência e os planos de benefícios. Durante o evento, ferramentas como os simuladores de renda e de aposentadoria foram colocadas à disposição dos interessados. Foram atendidas mais de mil pessoas e mais de 500 fizeram atualização cadastral, autorização para recebimento de SMS, adesão ou alteração de plano da Capec ou, ainda, atualização de beneficiários inscritos no plano de pecúlio.

Congresso Abrapp

A PREVI participou das apresentações técnicas do 34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, promovido em setembro pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), em parceria com o Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) e o Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). É o maior fórum do setor, que trouxe como debate, em 2013, o tema “Preservar e avançar: da estratégia ao resultado”.

A Instituição participou das discussões em três painéis: “Investimentos no exterior: estágio atual e sua importância”, “Evolução e potencial de indicadores na gestão das entidades” e “Implementação do escritório de projetos na PREVI”. O diretor de Investimentos, Renê Sanda, participou da plenária “Experiências internacionais de sucesso: inspiração para a sustentabilidade da previdência complementar no Brasil”. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento, representando as 324 entidades que constituem o sistema de previdência complementar no Brasil. A participação da PREVI no Congresso Abrapp reforça o papel da Entidade como referência de modelo e como centro de excelência de melhores práticas no setor.

Promovendo ou participando de eventos que reúnem importantes figuras do cenário da previdência complementar brasileira, a PREVI está engajada nos debates sobre as melhores práticas no setor

Participação na Abrapp

A PREVI está representada nos colegiados da Abrapp pelo presidente Dan Conrado, eleito presidente do Conselho Deliberativo da Associação, e pelo diretor de Planejamento, Vitor Paulo Gonçalves, reconduzido para a Presidência do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), ambos para o período de 2014 a 2016.

Divulgação de resultado nas capitais

Em abril, a diretoria da PREVI realizou uma série de encontros para divulgar o resultado de 2012. No total, 12 capitais brasileiras receberam dirigentes da Entidade. Para os participantes, os eventos representam uma oportunidade de acompanhar de perto a gestão do seu plano de benefícios, conhecer os resultados e os desafios do ano, além de poderem aproveitar o contato direto com a Diretoria Executiva da PREVI para esclarecer dúvidas, fazer críticas e dar sugestões. Os encontros aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco e Pará. Nestes estados, estão concentrados cerca de 85% do total de associados da PREVI. Entre os participantes que responderam à pesquisa de avaliação de cada uma das apresentações, 93% classificaram os encontros como excelente ou bom.

Além dos encontros, também foi realizada uma apresentação, com transmissão pela internet, em formato webcast, tendo contado com mais de mil espectadores online. Pela primeira vez, os associados também puderam enviar perguntas aos dirigentes, esclarecendo suas dúvidas a respeito dos dados em tempo real. A transmissão online é parte da estratégia de tornar acessível a todos os participantes os resultados e principais acontecimentos do ano.

Encontro de Síndicos

O Encontro de Síndicos 2013 foi realizado em 27 de novembro e reuniu os síndicos indicados para os imóveis comerciais em que a PREVI detém participação e os funcionários da área imobiliária da Entidade. O encontro busca promover a discussão de temas relevantes ao universo de atuação dos profissionais ligados ao mercado imobiliário, esclarecer dúvidas, bem como estimular a interação e a troca de experiências entre os participantes.

Programa de Visitas

O Programa de Visitas às Empresas Participadas visa aproximar a Entidade e seus participantes, por meio de ações interativas. Em 2013, o Programa levou participantes para conhecerem as instalações da América Latina Logística (ALL), na sede da companhia em Curitiba, no Paraná; o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos; as instalações da Vale no Complexo de Tubarão, no Espírito Santo; e a planta Nova Rio da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.

Associações de aposentados visitam a sede

Em janeiro, a PREVI recebeu 25 representantes de associações de aposentados em sua sede. O convite foi feito pela Diretoria Executiva, em homenagem ao Dia do Aposentado. A reunião foi prestigiada também por membros dos conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo da Entidade.

No encontro, os representantes das associações puderam expor seus anseios, expectativas e esclarecer dúvidas, além de conhecer melhor as dependências, a estrutura organizacional e o corpo técnico da PREVI. Foi uma oportunidade de se aproximar ainda mais das associações e de promover a troca de ideias que possam trazer benefícios para participantes, a partir de um esforço conjunto.