Relatório Anual
2013

José Branisso

Coord. do Conselho Consultivo do Plano 1

Apesar das dificuldades, o Plano 1 encerrou o ano com recursos suficientes para honrar os seus compromissos com cada um de seus participantes.

Mensagem do Conselho Consultivo do Plano 1

Nossa Caixa de Previdência enfrentou, durante o ano de 2013, momentos desafiadores. A economia se defrontou com elevações contínuas da taxa de juros e intensificação dos déficits de transações correntes. A bolsa de valores se depreciou ainda mais, e os níveis inflacionários desafiaram os tetos estabelecidos.

Esse cenário conduziu à redução dos superávits, e isso impactou negativamente a vida de cada um de nós, pois provocou o fim do Benefício Especial Temporário (BET) e a volta das contribuições. Entretanto, apesar de todas as dificuldades vivenciadas, o Plano 1 encerrou o ano com uma Reserva Matemática de R$ 114,2 bilhões, recursos suficientes para honrar os seus compromissos com cada um do Plano 1, e um superávit de cerca de R$ 25 bilhões, como uma reserva para eventuais contingências. Isso demonstra que a PREVI encontra-se sólida, em um momento em que a bolsa de valores se mantém com um desempenho fraco desde 2008, exceto o bom resultado obtido em 2009.

O cenário internacional aponta para recuperação da economia norte-americana em 2014, estabilização da economia europeia e redução do crescimento das economias dos países emergentes, o que demonstra que ainda será um ano difícil, mas com possibilidades de recuperação das bolsas de valores no mundo e no Brasil.

O Conselho Consultivo do Plano 1 se mantém firme e atento, cobrando, debatendo e apontando encaminhamentos necessários para uma efetiva administração de nossos recursos, de forma a assegurar tranquilidade para todos os participantes e assistidos.

Destacamos a importância da melhoria contínua da comunicação com os participantes e assistidos, bem como a criação de fóruns apropriados, onde se possam buscar novas soluções para as questões que, muitas vezes, provocam dúvidas e questionamentos, e registramos nosso compromisso de continuarmos vigilantes na defesa de nosso patrimônio.

Firme e atento, o Conselho cobra, debate e aponta encaminhamentos necessários para uma efetiva administração dos recursos.

Veja mais