Relatório Anual
2013

Banner

Empresas e empreendimentos participados

Os recursos da PREVI também são investidos em ações de empresas e imóveis. Como visto anteriormente, a decisão por um investimento leva em conta a liquidez e as estratégias das companhias em relação aos preceitos de sustentabilidade.

O papel da PREVI como disseminadora de boas práticas junto às empresas participadas está de acordo também com sua posição junto aos PRI. Em atendimento ao seu objetivo estratégico, a Entidade potencializou, em 2013, os mecanismos e formas de interação com essas companhias.

A PREVI dispõe de equipes dedicadas ao monitoramento de seus investimentos relevantes, que realizam um trabalho contínuo de engajamento com as empresas e investidores. Nesse contexto, em 2013, a PREVI avaliou as práticas de sustentabilidade e de governança corporativa das empresas de sua carteira, além de efetuar um mapeamento dos mecanismos de gerenciamento de risco dessas companhias.

Tupy

Em 2013, a Tupy S.A. aderiu ao Novo Mercado, posicionando-se como uma empresa no mais alto grau de governança corporativa da bolsa de valores brasileira, exigindo dos seus diretores e demais colaboradores um compromisso com a transparência e a prestação de contas dos seus atos a todos os acionistas.

A Tupy S.A., maior fundição da América Latina, é sediada em Joinville, Santa Catarina, e foi fundada em 1938. Em fevereiro, a empresa converteu a totalidade de suas ações preferenciais em ordinárias, um dos requisitos relevantes para o ingresso no Novo Mercado da Bovespa.

Arena Sauípe

Um amplo centro de convenções foi construído no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, localizado na Bahia. Ao equipar o complexo com um novo centro de convenções, Sauípe oferece ao mercado uma solução integrada para a realização de eventos de grande porte, pois concentra, em um mesmo local, evento e hospedagem, com alto padrão de atendimento.

O complexo hoteleiro da Costa do Sauípe é um empreendimento com 100% de participação da PREVI. A unidade passou também por uma capitalização em 2013, tornando-se apta a se lançar no mercado e a buscar recursos de terceiros.

Ambev

Em 30 de julho de 2013, a Ambev aprovou, em assembleia de acionistas, a conversão da totalidade de suas ações preferenciais em ações ordinárias. A operação é vantajosa para os acionistas na medida em que simplifica a estrutura societária, aprimora a governança corporativa, aumenta a liquidez das ações e aumenta a flexibilidade para a gestão de estrutura de capital. Ambev S.A. é a sucessora da Companhia Cervejaria Brahma (Brahma) e da Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos (Antarctica), duas das cervejarias mais antigas do Brasil. Atualmente, a Ambev tem operações em 16 países.

Fras-le

Em 28 de novembro de 2013, foi a vez de a Fras-le aprovar, em assembleia de acionistas, a conversão da totalidade de suas ações preferenciais em ações ordinárias. A Fras-le tem como atividade a produção de materiais de fricção. Seu negócio, segurança no controle de movimentos, faz dela a maior empresa da América Latina em seu segmento e uma das líderes mundiais.

Magazine Luiza

Em 13 de setembro de 2013, o Magazine Luiza aprovou, em assembleia de acionistas, o pedido da PREVI para alterar seu estatuto e tornar o Conselho Fiscal da companhia em funcionamento de caráter permanente. Com isso, a empresa se aproxima ainda mais das melhores práticas consideradas no Código Previ de Melhores Práticas de Governança.

O Magazine Luiza é uma das maiores redes varejistas, com foco em bens duráveis e grande presença nas classes populares do Brasil. Conta com uma base de 30 milhões de clientes cadastrados, sendo 30% deles ativos.

Shoppings

Com uma carteira de investimentos imobiliários significativa, a PREVI tem participação em 15 shopping centers (e mais um em construção) e 43 prédios comerciais, localizados nas grandes praças do País. Em 2013, três shoppings da carteira da PREVI passaram por obras de expansão. O BarraShopping, no Rio de Janeiro, é um dos exemplos de empreendimentos em ampliação. A unidade será entregue em 2014, com mais 45 lojas e um estacionamento subterrâneo com 4.200 m².

Os investimentos da PREVI em shoppings totalizam uma área de 220 mil m², dos quais 150 mil m² já passaram por reformas e ampliações, para manter esses empreendimentos valorizados e atrativos. O segmento imobiliário, que, nos últimos anos, tem proporcionado rentabilidades muito acima dos demais índices de mercado, mantém-se como foco da Política de Investimentos da PREVI.

Um dos grandes shoppings da carteira de imóveis da PREVI, o Shopping Barra, localizado em Salvador (BA) e administrado pela Enashopp, recebeu o Prêmio de Ouro na categoria Design e Desenvolvimento por seu Projeto de Expansão, concedido pelo Conselho Internacional de Shopping Centers.

Shopping centers com participação da PREVI:

  • Barra Shopping (RJ);
  • New York City Center (RJ);
  • Norte Shopping (RJ);
  • Park Shopping (DF);
  • Ribeirão Shopping (SP);
  • Shopping Morumbi (SP);
  • Ponteio Lar Shopping (MG);
  • Shopping ABC (SP);
  • Shopping Barra (BA);
  • Shopping Curitiba (PR);
  • Shopping Esplanada (SP);
  • Shopping Iguatemi Esplanada (SP);
  • Shopping Leste Aricanduva (SP);
  • Shopping Metrô Tatuapé (SP);
  • Shopping Vitória (ES).

Em 2013, a PREVI avaliou as práticas de sustentabilidade e de governança corporativa das empresas de sua carteira e mapeou o gerenciamento de risco dessas companhias

Saiba mais

“Como fundo de pensão, que tem como compromisso o pagamento de benefícios, temos de pensar no longo prazo. Como investidores institucionais, precisamos atuar pensando na perenidade das empresas, que sustentam a necessidade de caixa para pagar esses benefícios”.

Marco Geovanne
Diretor de Participações
Ver outros depoimentos