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CUIDAR DO FUTURO DAS PESSOAS. ESTE É O NOSSO PROPÓSITO

Saiba como foi o processo para definir a frase que resume a razão de ser da Previ há mais de um século

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Propósito: Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio; plano; projeto; vontade. A definição da palavra ‘propósito’ no dicionário dá uma ideia do quanto ela é importante. No caso de uma organização como a Previ, o Propósito, com P maiúsculo, é aquilo que antecede a própria criação da Entidade. É o que moveu os 52 pioneiros que fundaram a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, em 1904: cuidar do futuro das pessoas.
 

A Previ é uma das precursoras na definição de um Propósito corporativo no segmento de previdência complementar fechada. José Maurício Pereira Coelho, presidente da Entidade, explica que a ideia de se trabalhar por um Propósito é algo que vem sendo discutido no meio empresarial na última década. “A Previ foi criada a partir de um senso muito forte de propósito. Ainda que este conceito não estivesse explicitamente declarado, entendemos que está em nosso DNA”, explica.
 

Mas por que seria importante ter um Propósito bem definido? A Missão já não seria suficiente para definir a essência da Previ? Não exatamente. A Missão é aquilo que uma organização se propõe a fazer, como algo objetivo e mensurável, e que deve ser revisada e atualizada sempre que necessário. A Visão, por sua vez, é aquilo que a organização projeta para o futuro.
 

Já o Propósito é a razão que nos leva a cumprir a Missão. É o ideal que levou nossa Entidade a ser criada e a contribuição que se propõe a deixar no mundo. Tem um caráter mais perene. Deve servir como um farol, guiar todas as ações tomadas pela Previ. Na medida do possível, deve ser único e difícil de ser copiado, além de definir o posicionamento da Entidade.

Engajamento

Segundo José Maurício, com as recentes atualizações da Missão e da Visão em 2019, a Previ voltou sua atenção para a definição clara do seu Propósito. “Definir o Propósito de forma separada da Missão foi um modo de refletir o engajamento de quem trabalha na Previ e de posicionar a Entidade de forma diferenciada, especialmente agora, com o lançamento do Previ Família, um plano instituído aberto também para os familiares de nossos associados”, observa.


Chegar à frase que resume tão claramente o Propósito da Previ foi um processo longo e que envolveu todos os níveis da organização e o seu corpo técnico. Todo o caminho foi trilhado internamente, com o objetivo de tornar o processo mais sustentável, eficiente e eficaz. A ideia foi lançada inicialmente durante o processo de planejamento estratégico, em 2019, e executada no ano seguinte, com a participação de funcionários, gerentes, executivos e diretores de todas as áreas. Ao longo do ciclo de planejamento, a ideia foi sendo lapidada e polida até que fosse possível chegar à frase final.

 

Para Joaquim Rubens Fontes Filho, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ebape) e especialista em planejamento estratégico, mais do que a frase em si, o processo de definição do Propósito gera valor para a Entidade. Especialmente se o processo refletir um debate profundo.
 

“É uma discussão que vai na essência do que é a Entidade e que concilia a percepção de todos os diferentes grupos que fazem parte da Previ”, explica Joaquim Rubens. “Essa essência, traduzida no Propósito, dá um norte que influencia as decisões do dia a dia. Definitivamente, não é apenas uma frase em um quadro na parede”.
 

Na elaboração do Propósito corporativo da Previ, várias perguntas foram sendo respondidas desde a primeira reunião, que envolveu funcionários de todas as áreas do corpo técnico da Entidade, durante o Seminário de Integração Estratégica e Engajamento, no começo de 2020. Por que a Previ é boa? Por que ela é relevante para as pessoas? O que motiva a organização a fazer o que faz? À medida que respostas e ideias eram geradas, a construção do Propósito avançava.

 

Lapidação

"A construção de um Propósito corporativo é um processo árduo que passa pela Semiótica enquanto ciência que se propõe a estudar a construção de significado”, explica Simone Monteiro, gerente executiva de Comunicação e Marketing da Previ. “A escolha das palavras que juntas significam a alma de uma corporação é uma tarefa de pura garimpagem e principalmente de descarte de palavras, porque para se construir o verdadeiro sentido de uma corporação é preciso dispensar palavras, muito mais do que colecioná-las”, completa.

 

O processo se deu mais ou menos como o trabalho de um escultor que, diante de um bloco de mármore, elimina tudo que não é essencial até chegar à forma definitiva. Ou seja, aquela que realmente traduz a essência da organização em todas as circunstâncias e reflete o desejo original dos 52 visionários que criaram a Previ para cuidar do futuro das pessoas.
 

E, assim, o conceito foi lapidado até a frase aprovada em última instância pelo Conselho Deliberativo no final de 2020. “A grandeza de um Propósito reside na sua pequenez e simplicidade. Na minha opinião, a Previ foi extremamente feliz nesse processo e entendo que temos um Propósito que carrega todo o significado da nossa Entidade", resume Simone.
 

Um significado presente em cada passo da Previ. “A frase ‘Cuidar do futuro das pessoas’ traduz de forma simples e direta o sentimento e a importância de estarmos aqui todos os dias para cumprir a missão de garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável”, conclui José Maurício.

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Está em nosso DNA

"A Previ foi criada a partir de um senso muito forte de propósito. Ainda que este conceito não estivesse explicitamente declarado, entendemos que está em nosso DNA", José Maurício Pereira Coelho, presidente da Previ.

Mais do que uma frase

"Essa essência, traduzida no Propósito, dá um norte que influencia as decisões do dia a dia. Definitivamente, não é apenas uma frase em um quadro na parede", Joaquim Rubens Fontes Filhos, professor da FVG - Ebape.

A alma de uma corporação

"A escolha das palavras que juntas significam a alma de uma corporação é uma tarefa de pura garimpagem e principalmente de descarte de palavras, porque para se construir o verdadeiro sentido de uma corporação é preciso dispensar palavras, muito mais do que colecioná-las", Simone Monteiro, gerente executiva de Comunicação e Marketing da Previ.

Comentários

(4)
  • Maximo 

    Pra quem recebe líquido 1322,00 reais, fica muito difícil entender qual o verdadeiro propósito da PREVI na proteção de seus associados, em especial, os que estejam em difícil situação financeira, no caso, eu.
  • Previ 

    Maximo, embora sensibilizada com as dificuldades relatadas pelos associados, tenho de prezar pela garantia do pagamento de todos os benefícios dentro dos parâmetros previstos, que são fundamentados no equilíbrio entre os pagamentos e suas fontes de custeio essenciais para manter a minha perenidade.
  • Previ 

    É com esse foco que consigo manter o pagamento mensal de mais de 13 bilhões por ano a todos os meus participantes e pensionistas, e cumprir o propósito de "Cuidar do futuro das pessoas" e a missão de "Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável".
  • Previ 

    Caso queira mais esclarecimentos sobre o seu benefício, entre em contato com o Fale Conosco, no site Previ, ou a Central de Atendimento, no telefone 0800-729-0505.

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