LogoLogo
  • INICIO
  • FALE CONOSCO
  • HISTÓRICO DA REVISTA
MDN
Seguridade

PARA TODA A FAMÍLIA

Previ Família é o novo plano destinado aos associados e seus familiares, proporcionando uma nova alternativa de previdência privada

leia o artigo completo

Regime de tributação e perfis de investimento

No momento da inscrição, é importante ficar atento a alguns detalhes, como o regime de tributação e o perfil de investimento. Essas escolhas devem levar em conta, entre outros fatores, as características pessoais do participante, como idade e planos pessoais.
 

O regime de tributação pode ser progressivo ou regressivo. A diferença é a alíquota para tributação do imposto de renda. No modelo progressivo, são utilizadas as mesmas alíquotas do IRPF e, dependendo do valor do benefício, o participante pode ficar isento de tributação na fonte. Já no modelo regressivo, a tributação começa em 35% vai regredindo até atingir o percentual mínimo de 10%.

A opção por um deles deve ocorrer até o último dia útil do mês seguinte à adesão ao Previ Família e é irrevogável e irretratável. Quem não se manifestar é vinculado automaticamente ao regime progressivo.

Também é necessário escolher um perfil de investimento adequado a seus objetivos e a seu apetite de risco. Antes de fechar a inscrição, preencha o questionário de Análise do Perfil de Investidor (API) disponível no formulário de contratação do Previ Família. Essa ferramenta vai auxiliar a conhecer sua tolerância ao risco e a expectativa de retorno dos investimentos.

O Previ Família conta com três perfis de investimento. O Prudente é mais conservador, no qual seus recursos não são investidos em renda variável e você corre menos riscos. Já o Balanceado é para quem está disposto a arriscar um pouco mais, pois até 30% podem ser investidos em ações e outros ativos de renda variável. O terceiro perfil é o Ousado, para aqueles dispostos a correr mais riscos em busca de maior retorno, no qual a renda variável pode receber até 60% dos recursos investidos. Para saber mais detalhes, você pode baixar o App Previ, acessar www.previfamilia.com.br ou ainda assistir aos vídeos sobre o plano no canal da Previ no YouTube.

E também tem o resgate, que pode ser total ou parcial, após cumprida a carência de 36 meses. No resgate parcial, é permitido retirar 20% do saldo de conta a cada dois anos, sem a necessidade de desligamento do plano.

Fazer parte do Previ Família também proporciona outras vantagens: as contribuições ao plano podem ser deduzidas do imposto de renda; você poderá trazer seus recursos de outros planos de previdência; e também é possível planejar sua sucessão, já que você pode indicar qualquer pessoa como beneficiário.

Quer saber mais? Faça uma simulação no app Previ ou no hotsite e conte com mais essa segurança para planejar o seu futuro e o de sua família. Qualquer que seja a sua escolha e o seu projeto de vida, o Previ Família está pronto para te ajudar.

As taxas do plano também são bastante competitivas: as contribuições são isentas de taxa de carregamento. Somente é devida a taxa de administração, que é decrescente e vai de 0,98% até 0,50% à medida que o saldo de conta do participante aumenta.

“Taxa é um componente importante e as nossas são bastante competitivas, mas experiência e solidez também são. Se você está pensando no projeto da sua vida para daqui a 50 anos, você tem de dividir esse projeto com alguém em que você tenha muita confiança, que tenha um histórico. Acho que os 116 anos e a experiência da Previ ajudam muito e trazem bastante segurança para os nossos participantes”, explica José Maurício.

Associado número 1

Marcel Barros, ex-diretor de Seguridade da Previ, com o mandato recém-encerrado, foi uma das pessoas que trabalhou intensamente para tirar o Previ Família do papel e tem a sensação de dever cumprido. “Agora, nossos associados podem levar para suas famílias a credibilidade e a segurança que sentem na Previ”, diz.

E levar a proteção da Previ para sua própria família foi o que Marcel fez, assim que o novo plano foi lançado. “O primeiro associado inscrito no Previ Família foi o meu primeiro neto, José Vinícius”, conta. “Agora, quando crescer, ele terá um recurso previdenciário para fazer o que quiser: estudar no exterior, fazer uma viagem, tirar um ano sabático”, explica.

E isso é possível porque o montante acumulado pode ser utilizado para a aposentadoria, mas também pagar a faculdade de um filho ou neto ou até a viagem tão sonhada.

Se a opção for pela aposentadoria, a renda mensal pode ser recebida a partir dos 50 anos, desde que contribua há pelo menos 15 anos. E a forma de recebimento o participante escolhe: apenas benefícios mensais (com possibilidade de ter um 13º), resgatar uma parte e receber o restante mensalmente, entre outras opções.

Já o benefício temporário pode ser pago a quem tenha mais de 18 anos. Uma parte do patrimônio é paga em parcelas mensais e o restante permanece rendendo para ser usado no futuro.

A jovem advogada Bárbara Magro gostou da novidade quando, em maio, descobriu que poderia se associar à Previ. Rafael Nordio, seu esposo e funcionário do Banco do Brasil em Videira, Rio Grande do Sul, associado do Previ Futuro, foi quem contou a novidade. Bárbara não perdeu tempo e se inscreveu no Previ Família, novo plano de benefícios da Previ destinado aos associados e seus familiares, que oferece uma nova alternativa de previdência privada. “Achei muito bom poder me filiar à Previ. Eu já conhecia a entidade, porque o Rafael é associado e sempre falava muito bem", conta.
 

Rafael, por sua vez, ao descobrir o Previ Família, também se filiou. “Fiz a portabilidade e trouxe os recursos de outro plano”, diz. Para ele, o Previ Família é uma segunda reserva previdenciária. Para Bárbara, aos 25 anos, é a primeira experiência com a previdência complementar. “Quero formar uma reserva para melhorar minha renda na aposentadoria”, diz.

Desejo antigo

Ao criar o Previ Família, a Previ atende ao desejo de seus participantes de proporcionar a seus familiares a solidez e a tradição da entidade de previdência complementar. Lançado em março, o plano já conta com cerca de 700 associados e um patrimônio de aproximadamente R$ 8,76 milhões.

Podem participar do Previ Família o próprio associado e seus parentes consanguíneos até o 3º grau ou por afinidade até o 2º grau. Com isso, as portas do Previ Família estão abertas para cônjuges, bisavós, avós, pais, filhos, netos, irmãos, tios, sobrinhos, sogros, cunhados e enteados. Assista ao vídeo de lançamento.

O novo plano nasce com uma experiência acumulada de 116 anos em previdência, direcionada para atender às necessidades de cada novo associado. Queremos interagir com o participante desde o início para entendermos as ambições de cada um e investirmos os recursos da forma mais eficiente. Assim, quando começarem a receber seus benefícios, eles poderão ter acesso à maior rentabilidade que pudermos proporcionar”, afirma o presidente da Previ, José Maurício Pereira Coelho.

Flexível e acessível

Na prática, trata-se de um plano flexível e bastante acessível. Para se inscrever, o familiar só precisa ter o número de matrícula e o CPF do associado Previ com quem tem parentesco. A contribuição mensal mínima ao Previ Família é de apenas R$ 100, mas é possível fazer aportes extras de qualquer valor, a qualquer momento.

Veja como aderir ao Previ Família
Simulação do Previ Família
De pai pra filho

De avô para neto

"O primeiro associado inscrito no Previ Família foi o meu primeiro neto, José Vinícius. Agora, quando crescer, ele terá um recurso previdenciário para fazer o que quiser: estudar no exterior, fazer uma viagem, tirar um ano sabático", Marcel Barros

Comentários

(0)

Enviar Comentário

Nome:

E-mail:

Comentários:

Restam 450 caracteres
Os comentários são moderados e liberados posteriormente pela Previ