Fique por Dentro

Notícias

Aposentadoria

INSS prorroga prazo para realizar prova de vida

Aposentados e pensionistas que recebem o benefício do Instituto na folha da Previ estão dispensados da comprovação

04/03/2021

 

O INSS prorrogou por mais dois meses a interrupção de bloqueio de pagamento de aposentadorias e pensões de segurados que ainda não fizeram a prova de vida desde março do ano passado. A Portaria nº 1.278 garante que aposentados e pensionistas que não efetuaram o procedimento entre março de 2020 e abril de 2021 não terão seus benefícios bloqueados e informa o calendário para a retomada do procedimento.

Aposentados e pensionistas que recebem o benefício do INSS na folha de pagamento da Previ estão dispensados de realizarem a prova de vida e a renovação da senha bancária

Aqueles que não recebem o benefício do INSS na folha de pagamentos da Previ devem realizar a prova de vida diretamente na instituição financeira que paga o benefício a partir de maio deste ano. A prorrogação atual definida pela Portaria nº 1.278 vale para beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

O procedimento é obrigatório e deve ser realizado por todos que recebem benefícios do Instituto. Quem não o fizer poderá ter o benefício bloqueado até regularizar a situação. Fazer a prova de vida é necessário para garantir mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro e evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

 

Todas notícias