Empréstimos e Financiamentos

Financiamento Imobiliário

Para contratar o financiamento, os participantes do Plano de Benefícios 1 e do Previ Futuro precisam manifestar interesse. Este procedimento pode ser feito diretamente no site da Previ ou pelo 0800 729 0505.

Manifestado o interesse, o participante ou assistido habilitado deverá aguardar Convocação para iniciar seu processo do financiamento imobiliário.

A periodicidade das convocações está vinculada à disponibilidade de recursos de cada plano estabelecido por lei e na Política de Investimentos da Previ.

Você pode manifestar interesse pelo financiamento no Autoatendimento do site, onde também é possivel simular a contratação com base na informação de dois dos três parâmetros: valor do financiamento, valor da prestação e prazo.

Abaixo, confira o passo a passo para obter o seu financiamento com ou sem uso do FGTS.

Passo a passo para obter o financiamento

Com FGTS

Para que todo o processo transcorra com tranquilidade, leia com atenção as informações sobre o financiamento. É também imprescindível seguir todas as orientações que irão constar na sua Carta de Convocação.

Veja o passo a passo para obter o seu financiamento:

ETAPAS
1. Participante Manifestação de Interesse: o associado que deseja obter o financiamento manifesta interesse para dar início ao processo. A manifestação é feita pelo autoatendimento do site Previ ou pelo 0800 729 0505.
2. Previ Convoca periodicamente os participantes que se manifestam, obedecida a ordem de classificação, e concede prazo de 120 dias para apresentação dos documentos.
3. Participante Preenche e envia a DPS que será encaminhada para avaliação da seguradora.
4. Empresa contratada Encaminha a DPS para análise da seguradora.
Prazo: 8 dias úteis¹.
5. Empresa contratada Após aprovação da DPS pela seguradora, solicita documentação inicial para avaliação do imóvel.
6. Participante Escolhe o imóvel de sua preferência e contata a empresa indicada para realizar a avaliação do imóvel (os contatos estão na sua carta de convocação) e envia para a empresa contratada os documentos digitalizados para avaliação do imóvel (formulário "Proposta de Financiamento”, (RGI e IPTU).
7. Empresa contratada Após aprovação da documentação enviada (prazo de 4 dias úteis a partir do recebimento da documentação), informa o valor e forma de pagamento para avaliação do imóvel.
8. Participante Efetua o pagamento das despesas com a avaliação do imóvel e envia o comprovante de pagamento para a empresa contratada.
9. Empresa contratada Avalia o imóvel e, caso aprovado, solicita ao associado o envio do restante da documentação. Prazo: 7 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da chegada da documentação na empresa.
10. Participante Efetua o pagamento das despesas com a análise jurídica e encaminha o comprovante acompanhado da documentação digitalizada da 2ª fase para a empresa contratada.
11. Empresa contratada Analisa os documentos e, não havendo restrições impeditivas, informa à Previ as condições finais do contrato (valor do financiamento, valor do imóvel, prestação, prazo). Prazo: 5 dias úteis.
12. Previ Aprova valores do financiamento e envia para CAIXA informações para liberação dos recursos do FGTS. Prazo: 3 dias úteis.*
13. Previ Recebe da CEF aprovação da operação e providencia crédito dos recursos liberados do FGTS em conta de poupança bloqueada do vendedor no Banco do Brasil. Prazo: 6 dias úteis.*
14. Empresa contratada Solicita a validação da minuta do contrato para o participante. Prazo: 5 dias úteis.
15. Empresa contratada Emite o contrato e envia para conferência e assinatura da Previ. Prazo: 7 dias uteis.¹
16. Previ Assina e envia o contrato para o participante.¹
17. Participante Assina contrato juntamente com o(s) vendedor(es), reconhece as firmas e providencia registro do contrato no Registro Geral de Imóveis (RGI) competente.
18. Participante De posse do contrato registrado no RGI, encaminha a documentação original para a empresa contratada, com a devida comprovação do registro.
18. Empresa contratada Recebe e analisa a documentação, comprovando o registro da operação no RGI. Comunica ao mutuário e à Previ a regularidade da etapa de concessão. Prazo: 2 dias úteis.
20. Previ Confere as informações, credita o valor do financiamento ao vendedor e realiza o desbloqueio do FGTS, concluindo a fase de concessão. Prazo: 7 dias úteis.

* Passíveis de alteração em função de prazos da CAIXA. Os prazos acima são estimados e referem-se a processos sem exigência.

¹ O prazo se refere a propostas em que não há solicitação de documentos adicionais pela seguradora. Caso haja demanda por documentação adicional, o tempo de análise é determinado pela seguradora e não pode ser estimado antecipadamente.

Sem FGTS

Para que todo o processo transcorra com tranquilidade,leia com atenção as informações sobre o financiamento. É também imprescindível seguir todas as orientações que irão constar na sua Carta de Convocação.

 

Veja o passo a passo para obter o seu financiamento:

ETAPAS
1. Participante Manifestação de Interesse: o participante que deseja obter o financiamento manifesta interesse para dar início ao processo. A manifestação é feita pelo autoatendimento do site Previ ou pelo 0800 729 0505.
2. Previ Convoca periodicamente os participantes que se manifestam, obedecida a ordem de classificação, e concede prazo de 120 dias para apresentação dos documentos.
3. Participante Preenche e envia a DPS que será encaminhada para avaliação da seguradora.
4. Empresa contratada Encaminha a DPS para análise da seguradora.
Prazo: 8 dias úteis¹.
5. Empresa contratada Após aprovação da DPS pela seguradora, solicita documentação inicial para avaliação do imóvel.
6. Participante Escolhe o imóvel de sua preferência, contata a empresa indicada para realizar a avaliação do imóvel (os contatos estão na sua carta de convocação) e envia para a empresa contratada os documentos digitalizados para avaliação do imóvel (formulário "Proposta de Financiamento”, (RGI e IPTU).
7. Empresa contratada Após aprovação da documentação enviada (prazo de 4 dias úteis a partir do recebimento da documentação), informa o valor e forma de pagamento para avaliação do imóvel.
8. Participante Efetua o pagamento das despesas com a avaliação do imóvel e envia o comprovante de pagamento para a empresa contratada.
9. Empresa contratada Avalia o imóvel e, caso aprovado, solicita ao associado o envio do restante da documentação. Prazo: 7 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da chegada da documentação na empresa.
10. Participante Efetua o pagamento das despesas com a análise jurídica e encaminha o comprovante acompanhado da documentação digitalizada da 2ª fase para a empresa contratada.
11. Empresa contratada Após análise dos documentos aprova ou solicita documentos complementares ao participante. Prazo: 5 dias úteis.
12. Empresa contratada Solicita a validação da minuta do contrato para o participante. Prazo: 5 dias úteis.
13. Empresa contratada Emite o contrato e envia para conferência e assinatura da Previ. Prazo: 7 dias uteis.¹
14. Previ Assina e envia o contrato para o participante.¹
15. Participante Assina contrato juntamente com o(s) vendedor(es), reconhece as firmas e 
16. Participante De posse do contrato registrado no RGI, encaminha a documentação original para a empresa contratada, com a devida comprovação do registro.
17. Empresa contratada Recebe e analisa a documentação, comprovando o registro da operação no RGI. Comunica ao mutuário e à Previ a regularidade da etapa de concessão. Prazo: 2 dias úteis.
18. Previ Confere as informações, credita o valor do financiamento ao vendedor e realiza o desbloqueio do FGTS, concluindo a fase de concessão. Prazo: 7 dias úteis.

O prazo se refere a propostas em que não há solicitação de documentos adicionais pela seguradora. Caso haja demanda por documentação adicional, o tempo de análise é determinado pela seguradora e não pode ser estimado antecipadamente.