Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Previ é reconhecida como Empresa Pró-Ética

Iniciativa da CGU busca promover ambiente corporativo mais íntegro e transparente

08/12/2021

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou na terça-feira, 7/12, a lista de aprovados na edição 2020-2021 do Programa Empresa Pró-Ética. A Previ foi uma das empresas reconhecidas como Empresa Pró-Ética por seu comprometimento com medidas de integridade voltadas para a prevenção e combate a práticas de fraude e corrupção. Essa é a primeira vez que uma Entidade ligada ao segmento de fundos de pensão é reconhecida com o selo Pró-Ética.

O anúncio foi feito em Brasília e contou com a presença do ministro da CGU, Wagner Rosário e do secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Roberto Viegas. Representaram a Previ na cerimônia o presidente Daniel Stieler e o gerente executivo de Conformidade e Controles Internos, Rafael Castro. O evento pode ser assistido no canal do YouTube da CGU.

Compromisso e Reconhecimento

Na edição 2020-2021 do Pró-Ética, 327 empresas se inscreveram no Programa, 236 finalizaram os procedimentos para avaliação e apenas 67 foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética.

daniel_editada_proetica_v2.png

Para Daniel Stieler, o reconhecimento é fruto do comprometimento da Entidade com tema: “o valor integridade faz parte do DNA da Previ. Na qualidade de investidora institucional estamos cientes do nosso papel na defesa e na promoção de um ambiente de negócios pautado pela ética e pela integridade, fundamental para a sustentabilidade da Entidade no longo prazo e para o desenvolvimento do mercado brasileiro”.

Rafael Castro destacou a solidez do Programa de Integridade da Previ: “há muitos anos a Previ vem adotando um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da cultura ética. Em 2014, com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, organizamos essas iniciativas sob a estrutura de um Programa de Integridade e, desde então, revisamos periodicamente as práticas adotadas, de forma a promover o aprimoramento constante das medidas de prevenção, detecção e resposta a irregularidades e assegurar a efetividade do Programa. O selo representa o reconhecimento externo desse nosso esforço e é um estímulo para avançarmos ainda mais.”

Iniciativa pioneira

O Pró-Ética é uma iniciativa da CGU, que conta com o apoio de instituições parceiras, como o Instituto Ethos, e visa fomentar a integridade empresarial, incentivando as empresas brasileiras e as multinacionais que atuam no Brasil a adotarem, de forma voluntária, medidas de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude, bem como de promoção de uma cultura organizacional de integridade.

O programa tem como objetivo contribuir para tornar o ambiente corporativo brasileiro mais íntegro, ético e transparente, sobretudo nas relações que envolvam a Administração Pública, além de conscientizar as empresas sobre seu relevante papel no enfrentamento da corrupção e reconhecer as boas práticas de promoção da integridade e de prevenção da corrupção adotadas pelas organizações. As empresas inscritas que atenderam aos requisitos de admissibilidade tiveram seus programas de integridade avaliados por equipe especializada.

Todas notícias