Fale resumidamente sobre você: onde nasceu, onde vive, sua carreira no Banco do Brasil, se é aposentado ou ainda trabalha e outros fatos que deseja destacar.
EVANDRO NUNES, nasceu em Caruaru, PE. Suas conquistas literárias são poesias e contos publicados em várias antologias, blogs e revistas literárias. Seu livro O FUNERAL DA PROSTITUTA (2020), foi vencedor do II Prêmio Book Brasil 2021, na categoria romance contemporâneo. Seu mais recente livro é o romance intitulado "OS CASTIGADOS" (2023). Foi 1º colocado na antologia PRÊMIO POESIA AGORA , PRIMAVERA/2018, da Editora Trevo, com o poema "A FLORESTA MORTA". O poema "Pele negra", de sua autoria, foi considerado pela revista LITERALIVRE, um dos melhores do ano 2022. Trabalhou por 33 anos no Banco do Brasil e atualmente está aposentado.
Como surgiu a literatura em sua vida?
O começo de tudo aconteceu quando li pela primeira vez um folheto de cordel. Daí em diante não parei mais. Depois comecei a tomar emprestado livros na biblioteca pública de minha cidade. Mas os primeiros passos foram dados na literatura de cordel. Eram folhetos que não vendiam e terminavam sempre sendo distribuídos aos parentes e amigos. Até agora já consegui escrever 15 folhetos, com vários temas.
Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?
O meu processo de criação não trás nada de extravagante. É tudo muito simples e nasce através de pesquisas e muita leitura de livros análogos e parecidos com o trabalho que começo a desenvolver. Quanto as inspirações, elas sempre nascem de minhas experiências no cotidiano da vida nordestina. São observações e anotações de causos que é comum a todos os dias.
Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?
O Nordeste brasileiro.
Que obras já lançou e sobre que temas se referem?
O FUN ERAL DA PROSTITUTA (2020) Um romance ambientado no sertão pernambucano.
Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?
Estamos com um romance pronto, intitulado: SOBRE SECA, TRAIÇÃO E SANGUE, e em fase de conclusão, o livro "QUANDO A FÉ MORRE NOS HOMENS". Temos também, concluído, um livro infantil que o batizamos de "FÁBULA DE UMA FLORESTA MORTA".
Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?
Enquanto acreditarmos na função do livro, continuaremos a escrever e contar histórias.
Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?
Simples assim: leiam muito e escrevam bastante. Se possível, todos os dias.
Gostaria de destacar mais alguma informação?
Apenas agradecer esta maravilhosa revista pela oportunidade a mim concedida para apresentar o meu trabalho ao público, e fazer um apelo a quem com muita paciência chegou até aqui nesta entrevista, que comprem o livro "OS CASTIGADOS", e uma boa leitura!
Como ter acesso a suas obras?
OS CASTIGADOS: no site da Editora Folheando lançamentos com frete grátis; O FUNERAL DA PROSTITUTA: nas lojas virtuais de AMAZON, SUBMARINO, AMERICANAS e SHOPTIME. Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, disponibilizamos várias publicações no instagram (@evandronunes.escritor).