Fique por Dentro

Associados em Foco

Artes

Roberto Pizzi

22/07/2021

Nasceu em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde vive. Tomou posse em 28/9/1959, no nível superior da carreira, oriundo de concurso público. Exerceu cargos de caixa em Veranópolis, também no Rio Grande do Sul, em 1960. No ano de 1963, foi ajudante e Chefe de Serviço. Em 1965, foi subgerente/gerente em São Joaquim-SC. Em 1969, atuou como sub-assistente/assistente técnico/implantador-DG, no Rio de Janeiro. Posteriormente, em 1977, foi inspetor/geral adjunto/INGER. Em 1981, chefiou o núcleo de Auditoria, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e em Chapecó, em Santa Catarina. Lecionou em diversos cursos para auditores (principalmente em Atualização e Irregularidades). Participou também da elaboração de provas de criação e acompanhamento de manuais. Lecionou, de graça, em colégios de Estrela e São Joaquim, todas em Santa Catarina. Aposentou-se em 9/10/1995, com 36 anos de BB.

Como surgiu a literatura em sua vida?

Sempre gostei de poesia, desde que me conheço por gente. A rima me fascina, tem fundo musical. Sempre tentei entender as mensagens transmitidas em linguagem simples, seja em best-sellers, em para-choques de caminhão, ou, até em ditados populares.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?

Meu livro Pacote de sentimentos, pela natureza e estrutura, foca na explicação da origem das poesias. Inclusive, uma poesia definindo o que é inspiração (na página 99). A única falha na impressão do livro é um "se", que cumpre desprezar, no sétimo verso do poema Inspiração, pois prejudica sua sonoridade.

Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?

O livro Meu grito de alerta aborda o falecimento da minha esposa em consequência de erro médico.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?

Poesias em Alguém, mudo, toma conta de tudo e Duplos momentos. Poesia/prosa em Pacote de sentimentos e Meu grito de alerta (a tragédia).

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?

Trabalho na minha autobiografia, que já está com 732 páginas. Idealizo um livro sobre matemática. O título é Aprenda matemática brincando.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?

Gosto de poesia. Nasceu comigo. Surge do nada. Transmitir mensagens de fé e esperança. Propiciar entretenimento.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?

Sempre é bom tentar. Nunca imaginei que chegaria a tanto.

Gostaria de destacar mais alguma informação?

Sou gratíssimo ao BB. É uma escola de aperfeiçoamento para a vida. E é a Previ que me sustenta.

Como ter acesso a suas obras?

No mercado. Quanto aos colegas da Previ (e quem solicitar) autorizo o fornecimento do e-book por parte dessa Previ dos dois últimos, Meu grito de Alerta e Pacote de sentimentos. Este último, acompanhado com muita atenção pela editora.

 

 

Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.