Fique por Dentro

Associados em Foco

Artes

Vera Lúcia Horta Paiva

13/07/2023

 

Nascida em São Paulo, Vera Lúcia mudou-se com um ano de idade para Brasília, cidade em que mora até hoje. Formada em Agronomia pela Universidade de Brasília (UNB), trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil, onde se aposentou em 2010. "A literatura sempre esteve presente em minha vida. Gosto de criar versos, dar aulas e conversar com as crianças. Em 2022, lancei  meu primeiro livro infantil Tchau, amigo cocô!, que fala sobre o desfralde, auxiliando os pais nesta fase tão importante da vida dos bebês. Em 2020, durante a pandemia, criei o álbum de músicas infantis Arara voa. Participei também por 10 anos do Projeto Criança para o Bem da Nova Acrópole, onde realizei trabalho voluntário de reforço escolar."

Como surgiu a literatura em sua vida?

De forma bem natural. Desde muito nova, gostava de ler livros e criar versos. Aos 13 anos, escrevi meu primeiro poema.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?

Minhas principais inspirações são Ruth Rocha e Ziraldo. Mas também me inspiro em coisas do cotidiano e em meus sentimentos.

Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?

Gosto muito de escrever para crianças porque sempre tive muito jeito para conversar com elas. Elas me encantam com sua pureza e espontaneidade.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?

Em 2022, lancei meu primeiro livro infantil Tchau, amigo cocô!, que fala sobre o desfralde, auxiliando os pais nesta fase tão importante da vida dos bebês. Em 2020, durante a pandemia, criei um álbum de músicas infantis chamado Arara voa. Minhas obras quase sempre giram em torno do universo infantil.

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?

No momento, não. Mas pretendo desenvolver novos trabalhos.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?

O trabalho criativo me desliga dos problemas e me transporta para um mundo mais lúdico. Com minhas obras, busco expressar meus sentimentos e contar historinhas.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?

Recomendo que outros colegas se dediquem à literatura e a outras atividades lúdicas também. Por que é muito prazeroso.

Gostaria de destacar mais alguma informação?

Sim. Gostaria de recomendar meu livro infantil Tchau, amigo cocô! que reune estratégias para passar pela fase de desfralde de forma tranquila e com bom humor. É um ótimo presente para crianças a partir de 1 ano e meio.

Como ter acesso a suas obras?

Os interessados em adquirir o livrinho Tchau, amigo cocô!, podem encontrá-lo nas principais livrarias de Brasília, como a Travessa, a Leitura e também no Cotidiano Café & Livraria, que fica na SQS 201. O livro também pode ser adquirido pela internet, no site da editora ou por meio do site da livraria Disal. Já o álbum de músicas para crianças Arara Voa Musiquinhas está disponível nas principais plataformas digitais. Para saber mais sobre o trabalho da Vera, visite a página do Instagram @araravoa20.

 

 

Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.