A partir de três anos de idade, crianças já podem receber as primeiras lições sobre o mundo das finanças pessoais. Para Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, de São Paulo, e autor do livro "O menino do dinheiro vai à escola", essa é uma boa idade para começar, mas tudo deve ser feito na forma de jogos e brincadeiras.
É por isso que os games são bons aliados para introduzir o assunto de finanças junto às crianças e adolescentes. De acordo com Domingos, os pequenos aprendem muito com os jogos, que agregam valores e devem, inclusive, ser utilizados em sala de aula. "Não adianta apenas ensinar matemática, a educação financeira deve estar em todas as áreas de conhecimento da criança e os jogos possibilitam ainda mais essa mudança de comportamento", afirma o especialista.
Goumi - um jogo real
Noções de educação financeira estão sendo passadas para seis mil crianças e adolescentes, inclusive durante as aulas de informática, por meio do jogo on-line Goumi. Lançado em abril de 2011, o jogo Goumi faz parte do projeto piloto de educação financeira que está em andamento na rede municipal de Uberlândia (MG) e em mais de 70 escolas da rede municipal de Jataí, município situado ao sudoeste do Estado de Goiás. Aproximadamente 60% dos estudantes têm entre oito e 12 anos.
O jogo nasceu da iniciativa do empreendedor Leonardo Reis, presidente da empresa Cedro Finances, voltada para tecnologia de mercado financeiro. "Na Cedro nós já trabalhamos com simuladores voltados para o mercado financeiro. A ideia veio quando nos questionamos: 'por que não pensar num mercado potencial, ou seja, educar crianças e jovens para que aprendam a poupar, gastar, investir e doar?' Essa é a perspectiva do Goumi", conta Samuel Paiva.
O jogo é gratuito e seu download pode ser feito através do site www.goumi.com.br. O jogador pode criar uma nova conta ou se cadastrar com seu perfil do Facebook. Baseado no princípio dos games que são Massive Multiplayer Online, ou seja, em que vários jogadores interagem on-line de diversos cantos do mundo " como é o caso do Playstation -, os jogadores criam seus próprios personagens dentro do mundo de Goumi e tem que dar a eles uma vida muito parecida com a vida real: precisam cuidar da sua higiene pessoal, das suas horas de sono e da sua alimentação, senão seu personagem corre o risco de perder a vida no jogo.
Mas o grande objetivo do Goumi é incentivar a educação financeira. No jogo, as atividades desenvolvidas pelos jogadores são ligadas à agricultura, indústria e comércio, plantando e colhendo, manufaturando o produto final e fazendo trocas. "Embora o foco do jogo seja crianças de sete a 12 anos, já temos adolescentes e adultos brincando. Acontece de pai e filho terem seu personagem no Goumi", conta Samuel Paiva.
Segundo Domingos, ao aprenderem, enquanto crianças, a poupar recursos e utilizá-los de forma racional, a educação financeira não será apenas para o momento presente, mas sim para criar uma nova cultura em novas gerações. Opções de games de educação financeira não faltam. Confira:
Games
Goumi - Jogo on-line, voltado para educação financeira com o intuito de ensinar o funcionamento do mercado de uma forma simples, lúdica e divertida.
The Sims - O participante fica responsável por um personagem criado por ele e que precisa trabalhar para sustentar a casa comprando comida, pagando contas de luz e água, como em qualquer lugar. Dessa forma, o participante toma decisões para que a existência virtual seja sustentável.
Leilão de Arte (Estrela) - O jogo ajuda na abordagem de importantes conceitos financeiros como a negociação. Indicado para crianças a partir de oito anos.
Banco Imobiliário - O jogo mais clássico da área de educação financeira. Também conhecido por Monopólio, ganhou diversas versões recentemente quando voltou à moda com força total. Excelente instrumento para introduzir e discutir conceitos de educação financeira. Recomendado para crianças acima de sete anos.
Administrando seu dinheiro - Um jogo simples com as tradicionais corridas baseadas na sorte. Tem por aspecto positivo o fato de as crianças manusearem dinheiro de brinquedo, utilizado para compras, prendas, bônus e penalidades, associado ao fato de apresentar conceitos de empréstimos e pagamento de juros. Os ganhos e perdas financeiras estão associados a diferentes situações do cotidiano. Para crianças a partir de sete anos, de três a cinco jogadores.
Corrida à Caixa-Forte - Jogo infantil tradicional de corrida, baseado na sorte dos dados. Como fundamento de educação financeira aproveita-se basicamente a questão do manuseio de moedas, que formam o tesouro do Tio Patinhas. Ajuda as crianças a aprenderem a contar, dividir e fazer troco. Os prêmios e punições são feitos em dinheiro, aguçando a criançada a prezar pelo seu dinheiro. Um aspecto relevante é que o vencedor do jogo não é o que chega primeiro, como na maioria dos jogos, mas aquele que chega com mais dinheiro à caixa-forte.