Fique por Dentro

Notícias

ASGI

Combate à violência contra pessoa idosa requer ação coletiva

Dia Mundial de Conscientização, celebrado em 15 de junho, marca a importância de sensibilização e valorização

14/06/2024

Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa. Conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data existe para sensibilizar a sociedade sobre os preconceitos e as violências cometidas contra os idosos, além de promover o respeito e a garantia de seus direitos.

A violência contra o idoso é um processo estrutural que evidencia muito as relações de poder e os conceitos de desigualdade e dominação em relação às pessoas mais velhas. Conforme pesquisa da UFF e UERJ, somente em 2023 foram registradas 143.595 denúncias.

E é importante frisar que o sofrimento não é somente físico: ele pode ser psicológico, institucional, moral ou patrimonial. Muitas vezes são microagressões, como comentários, perguntas e pequenas ações hostis que questionam ou desqualificam, de maneira velada e rotineira, as capacidades, inclusive laborais, dos idosos.

No universo corporativo, há crenças limitantes que afirmam que as pessoas mais velhas são inflexíveis, pouco atualizadas em relação à tecnologia ou resistentes às mudanças. E, não raro, já sofrem com o preconceito pessoas acima dos 40 anos.

Precisamos ter sempre em mente que o respeito e a dignidade são fundamentais em qualquer faixa etária. Denuncie episódios de violência através do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou do Disque Denúncia 190.

Marca ASGI Horizontal Social.png

 

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.