Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Como você, homem, anda se cuidando?

No mês mundial de combate ao câncer de próstata relembramos a importância de fazer os exames preventivos para cuidar da sua saúde

10/11/2022

 

O mês muda, mas a prevenção continua. E em novembro o foco é reforçar a importância de o homem cuidar da sua saúde e realizar a consulta preventiva anual com seu urologista. E assim como a Previ cuida do seu futuro, ela quer que você cuide também do seu presente para garantir um amanhã saudável e seguro. O acompanhamento é fundamental, pois permite o diagnóstico precoce das principais doenças que acometem a população masculina, sobretudo o câncer de próstata. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino responsável pela produção do esperma, juntamente com as vesículas seminais. 

O câncer de próstata ainda é um grande tabu, apesar de ser o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. A incidência da doença é tão alta que, para cada 9 homens, um terá o diagnóstico da doença ao longo da sua vida. A doença é, inclusive, a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência da doença no Brasil.  

Sintomas, prevenção e tratamento 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce, pois ele é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata.  

Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou a partir dos 50 anos sem estes fatores devem ir ao urologista. É somente com o exame de toque retal que o médico pode avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Em torno de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Se necessário, outros exames poderão ser solicitados se houver alguma suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. 

Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Dentre os principais fatores de risco estão a genética, a idade, o histórico familiar, o fumo e o consumo excessivo de álcool. 

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Por isso, é muito importante o acompanhamento médico e a realização de consultas preventivas.

Vamos falar sobre saúde do homem? 

E para ampliar o debate e a conscientização sobre a consulta preventiva e o diagnóstico precoce, amanhã, 11/11, a Cassi promoverá de 16h às 18h a palestra “Vamos falar sobre a saúde do homem?”. Basta acessar clicar na imagem abaixo para participar. Converse com seus amigos e participe. É pela sua saúde. 

como_voce_homem.png

qr_code.png

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.