Desempenho do Plano 1 e do Previ Futuro também pode ser ouvido em podcast.
28/07/2023O resultado de maio dos planos de benefícios da Previ está disponível. Você pode ouvir análises sobre o resultado mensal do Plano 1 e do Previ Futuro no formato podcast, que pode ser acessado no canal da Previ no Spotify.
O resultado do Plano 1 continua a ser impactado pelo cenário volátil. A rentabilidade de maio foi de 0,27% e o acumulado de janeiro até maio é de 1,37%.
Com desempenho abaixo da meta, o Plano 1 acumula déficit de R$ 3 bilhões. Mas o resultado prévio de junho, que será divulgado em breve, aponta para uma boa recuperação, fazendo com que o plano encerre o semestre com um provável superávit.
O segmento de Renda Fixa teve valorização de 6,02%. A queda nos juros de longo prazo fez a carteira de títulos públicos federais classificados como “Títulos para negociação” valorizar nesse mesmo patamar, principalmente os de prazos acima de cinco anos.
Por outro lado, o principal ativo do Plano 1, a Vale, teve queda acentuada em abril e maio, acumulando um recuo de mais de 25% em 2023. A queda do segundo trimestre de 2023 é maior do que o da empresa no auge da pandemia, em março de 2020, quando os mercados de todo o mundo sofreram um dos maiores abalos de todos os tempos.
Mesmo com essa conjuntura desafiadora, o Plano 1 permanece sólido e muito perto do equilíbrio. O déficit apresentado em maio é considerado pouco expressivo diante do patrimônio de cerca de R$ 220 bilhões do plano. E e as prévias de junho apontam para uma boa recuperação, com conversão do déficit em superávit.
Confira o podcast sobre o desempenho do plano apresentado pelo técnico Leandro Pereira, analista sênior da Gerência de Controladoria da Previ:
Veja o resultado de cada segmento:
A rentabilidade do Previ Futuro em maio foi de 2,62%, com o acumulado em 2023 de 5,96%. O segmento de Renda Fixa é o grande destaque de 2023, com rentabilidade de 8,31%. É nessa carteira que cerca de 70% dos recursos do plano estão alocados. A principal contribuição para esse desempenho foi a queda nos juros de longo prazo, que fez a carteira de títulos públicos marcados a mercado ter forte valorização.
Com isso, todos os perfis de investimento tiveram valorização de mais de 4% em abril e maio. O perfil conservador, que lidera o ranking de 2023, alcançou 7,67% de rentabilidade no ano. Já os perfis com maior exposição a risco, como o agressivo e os Ciclos de Vida 2050 e 2060, que tiveram retorno negativo no 1º trimestre, voltaram ao terreno positivo. O resultado prévio de junho aponta para um desempenho ainda melhor.
Confira o podcast sobre o desempenho do plano apresentado pelo técnico Leandro Pereira, analista sênior da Gerência de Controladoria da Previ:
Veja o resultado de cada segmento e dos perfis de investimento: