Investimentos da Previ

Políticas de Investimento

Conheça a previ

Políticas de Investimentos (2020/2026) 

 

A Política de Investimentos compreende um conjunto de diretrizes e medidas que norteiam a gestão de longo prazo dos ativos dos planos de benefícios. Combina aspectos de filosofia de investimentos e de planejamento e tem como pano de fundo o conceito de equilíbrio e perenidade dos planos de benefícios. Ela visa mitigar a ocorrência de desequilíbrios por meio do estabelecimento de uma composição de ativos que otimize a relação entre risco e retorno da carteira, em consonância com os objetivos do Fundo.

Essa Política é composta por elementos que compreendem a missão do Fundo, a definição de tolerância ao risco, os objetivos de investimento, a política de composição de ativos, a estrutura de gestão de investimentos e a avaliação de desempenho. A partir desses fatores é possível construir um conjunto coerente de diretrizes, que permitem uma gestão de investimentos de longo prazo e com conteúdo estratégico, conforme disposto na figura abaixo:

Politicas_Investimentos.jpg

O ponto de partida é a missão, que conjuga os aspectos definidos no estatuto do Fundo e os elementos do planejamento estratégico. É o referencial inicial da Política e tem particular relevância na adequação dos interesses de participantes e patrocinadoras

Políticas de Investimentos

Plano de Benefícios 1 (2020/2026)

A Política de Investimentos para o Plano 1 é construída orientada principalmente a partir da busca pela segurança e perenidade do Plano. Ela visa honrar os compromissos atuariais e proporcionar oportunidades de melhoria dos benefícios previdenciários, de forma a atender aos anseios e expectativas dos participantes ativos, aposentados e pensionistas.

Para atender a esse objetivo, existe um constante aperfeiçoamento das análises e das ferramentas utilizadas na formulação da Política de Investimentos, como as análises de cenários (econômicos, sociais, tecnológicos, setoriais) e de riscos, e o gerenciamento integrado de ativos e passivos (ALM).

Veja a Política de Investimentos do Plano 1 (2020/2026).

Previ Futuro (2020/2026)

No Previ Futuro, que é um plano de Contribuição Variável (CV), os associados têm a oportunidade de participar ativamente da gestão de suas reservas por meio da decisão quanto à exposição dos investimentos a ativos de risco.

Criado em 2009, o programa Perfis de Investimento permite que o participante escolha um perfil entre sete opções diferentes. Saiba mais sobre cada perfil na seção Previ Futuro > Conheça o Plano > Perfis de Investimento. 

Os Perfis de Investimento oferecidos atualmente são diferenciados pelo percentual de alocação de recursos no segmento de Renda Variável (RV), que inclui investimentos em ações, fundos de ações, investimentos estruturados e investimentos no exterior.

Veja a Política de Investimentos do Previ Futuro (2020/2026).

Capec (2020/2026)

Para garantir os pagamentos de pecúlio, foram constituídos os fundos Capec e de Reserva para Cobertura de Oscilações (RCO). Eles são administrados de acordo com a Política e Diretrizes de Investimentos e têm como base os princípios de rentabilidade, liquidez e solvência.

Ao considerar esses princípios e as características estruturais do Plano Capec, a estratégia de direcionamento dos recursos do plano busca proporcionar retorno e liquidez aos recursos do Plano, de forma a cumprir com os compromissos assumidos e disponibilizar melhorias nas condições do Plano.

Veja a Política de Investimentos da Capec (2020/2026).

Plano de Gestão Administrativa (2020/2026)

Os recursos do Plano de Gestão Administrativa (PGA) têm origem nas taxas de administração sobre as contribuições dos três planos da Previ, estabelecidas no regulamento de cada um deles: 4% no Plano 1, 4% no Previ Futuro, e 2,5% na Capec. Esses recursos são destinados exclusivamente para o pagamento das despesas administrativas previdenciais dos Planos e a sobra de valores formará o Fundo Administrativo dos planos. Dessa forma, a Política de Investimentos visa maximizar o retorno dos ativos alocados no Fundo Administrativo com o objetivo de contribuir para a sua perenidade no longo prazo. 

Veja a Política de Investimentos do PGA (2020/2026).