Conheça as modalidades Especial e Mantença oferecidas pela Carteira de Pecúlios
28/10/2022
O Propósito da Previ é cuidar do futuro das pessoas. E fazemos isso oferecendo proteção aos nossos associados. Quase tão antiga quanto a Previ, a Carteira de Pecúlios (Capec) foi criada para amparar os participantes e seus familiares em caso de imprevistos. Na terceira e última matéria da série sobre a Capec, vamos falar sobre os pecúlios Especial (antigo Cônjuge) e Mantença.
O Pecúlio Especial é pago ao participante ou aos beneficiários designados em caso de falecimento do cônjuge ou companheiro indicado na proposta. Nesta modalidade, apenas o participante da Capec e seus descendentes ou menores sob guarda definitiva de qualquer um dos cônjuges ou companheiros pode ser indicado como beneficiários.
A inscrição no Pecúlio Especial é feita pelo próprio associado e somente será admitida se o cônjuge ou companheiro não tiver completado 56 anos de idade. Para aderir a essa modalidade de pecúlio, é necessário ter o Pecúlio por morte contratado e, caso ocorra algum imprevisto com você ou com seu cônjuge ou companheiro, a família estará protegida.
E se o participante que contratou o pecúlio morrer antes de seu cônjuge ou companheiro? Nesse caso, o cônjuge ou companheiro inscrito na proposta poderá manter o pecúlio, inscrevendo-se no Pecúlio Mantença e assumindo o compromisso de continuar recolhendo as contribuições. Mas atenção: a opção pelo Pecúlio Mantença deve ocorrer dentro do prazo máximo de 90 dias após a última contribuição paga pelo participante.
No pecúlio mantença, podem ser beneficiários os descendentes e os menores sob guarda definitiva, de qualquer um dos cônjuges ou companheiros, sendo obrigatório, quando do pedido de inscrição, a apresentação de documentação comprobatória do parentesco ou situação.
As contribuições do pecúlio mantença são debitadas diretamente na folha de pagamentos do participante ou pensionista, ou ainda, na falta desta, em conta corrente do Banco do Brasil ou por boleto bancário. Tanto no pecúlio Especial, como no Mantença, a contribuição é calculada em função da idade do cônjuge ou companheiro do participante.
Para quem já aderiu ao pecúlio, recentemente ou há muito tempo, fazer um upgrade no plano é sempre uma boa opção. Normalmente, quando ainda está no início da carreira e se filia à Capec, o funcionário do BB opta pela modalidade Júnior, que tem a mensalidade mais baixa (apenas R$ 7,24), mas também o menor benefício.
Muita gente, conforme evolui na carreira ou acontece algum evento significativo na sua composição familiar (como casamento ou nascimento de filhos), efetua alterações em seu pecúlio, trocando de modalidade até chegar ao plano mais abrangente, o Executivo, cujo benefício é de R$ 238 mil.
Ou seja, há sempre uma proteção que cabe no seu bolso e no seu momento familiar ou profissional. Escolha já a sua, e conte com a solidez e a segurança de quem está há 118 anos cuidando dos seus participantes e beneficiários.