Associações envolvidas em escândalo não possuem vínculo com a Previ
09/05/2025Em virtude das recentes notícias sobre descontos não autorizados em benefícios do INSS, a Previ vem a público esclarecer que não possui convênio com as associações investigadas. Atualmente, nenhum associado que recebe o benefício do INSS na folha da Previ tem descontos de qualquer uma das associações envolvidas no caso.
Em abril de 2024, a Previ alertou sobre essa prática de descontos indevidos e orientou sobre os passos para bloquear e corrigir essas ocorrências. Você pode conferir a notícia clicando nesse link.
As notícias sobre o INSS não impactam o fluxo de pagamento desses benefícios na folha da Previ. O contrato com o Instituto permanece vigente, garantindo a continuidade dos repasses. A Previ recebe apenas o valor líquido dos benefícios a serem pagos aos associados e processa os créditos e débitos conforme informados pelo INSS, sem interferência sobre esses ajustes.
A Entidade orienta seus associados a consultarem informações relativas aos seus benefícios do INSS – como créditos, descontos associativos, consignações, extratos e situação do benefício – exclusivamente pelos canais oficiais do Instituto, que são os únicos com atualização em tempo real sobre esses dados, garantindo a segurança e veracidade das informações.
O portal Meu INSS é o canal mais recomendado para acessar o histórico de créditos do benefício e verificar a existência de descontos não autorizados. Qualquer inconsistência identificada deve ser direcionada para a Central de Atendimento 135 do INSS que indicará os procedimentos para solução.
A Previ reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade, estando à disposição para apoiar dentro do que é de sua competência.