Cuidar do Meio Ambiente no presente é garantir que as próximas gerações também possam sonhar
05/06/2023
Nesta segunda-feira, 5/6, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de destacar a importância da preservação ambiental. Em 2023, o Dia do Meio Ambiente tem como tema “Combata a poluição plástica”.
O plástico trouxe inúmeras facilidades para o nosso dia a dia, como um material prático e resistente. Porém, todos os anos, milhões de animais são mortos em função do descarte indevido do lixo plástico no meio ambiente. Muitas espécies são diretamente afetadas por esse tipo de poluição. Já foram encontrados microplásticos em placentas humanas, assim como resíduos plásticos no sistema digestivo de praticamente todas as espécies de aves marinhas.
Conforme informações divulgadas pela ONU, a cada minuto, um milhão de garrafas plásticas são consumidas no mundo e, todos os anos, oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos mares. Os dados da organização mostram que, se nada for feito, até 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes.
“O plástico se tornou um material presente em absolutamente todos os lugares do planeta, inclusive nas regiões mais remotas. E esta poluição tem uma relação direta com a sociedade de consumo em que vivemos hoje. Este volume de lixo se mistura à cadeia alimentar. Todas as espécies nos oceanos acabam tendo contato e se alimentando do plástico de uma forma ou de outra”, explicou a coordenadora do Dia do Meio Ambiente no Brasil, Fernanda Daltro, para a ONU News. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Só o Brasil produz mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos, dos quais cerca de 14% são de plástico. Nosso país é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Índia.
Entre as recomendações para acabar com a poluição plástica estão ações simples, como levar a própria sacola ao supermercado e recusar canudos, copos e talheres de plástico. Colabore você também!
Cuidar do futuro das pessoas é o nosso propósito. A Previ é um dos maiores fundos de pensão da América Latina. Somos investidores a longo prazo. Por isso, de futuro a gente entende bem.
Para continuar cumprindo a missão de pagar benefícios ao longo das próximas décadas, a Previ tem um Plano Diretor de Sustentabilidade. Uma das propostas do documento é “estimular e desenvolver ações que promovam o consumo consciente, utilização sustentável de recursos naturais e o tratamento responsável de resíduos entre seus colaboradores e demais públicos de relacionamento”.
Além disso, a Previ disponibiliza, aqui no site, sua Política de Sustentabilidade de Melhores Práticas ASGI. O documento define o conjunto de diretrizes para conservar a perenidade e a eficiência da atuação da Previ, alinhada à sustentabilidade dos negócios e da sociedade, e tem como objetivo direcionar a atuação da Previ quanto às melhores práticas de sustentabilidade em todas as suas atividades, com destaque para o investimento responsável.
Como instituição, sabemos da importância de ações socioambientais na construção diária de uma Previ mais sustentável. Cuidar do Meio Ambiente no presente significa poder oferecer aos nossos associados e familiares um futuro num lugar melhor. Mas vamos além. Também induzimos boas práticas e cobramos mais ações sustentáveis nas empresas em que a Previ tem participação, assim como na sociedade como um todo. Contribuir para a minimização do impacto ambiental é uma forma de lutar para que as próximas gerações também possam sonhar e planejar um futuro.