Fique por Dentro

Notícias

Eleições Previ

Eleições Previ: fique atento às informações

Confira o calendário e as principais orientações do processo eleitoral para escolha dos representantes em 2020.

17/01/2020

As eleições da Previ serão realizadas de 13 a 27/4/2020 para escolha de representantes dos associados nos cargos de administração e fiscalização e nos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. O processo eleitoral acontece conforme o Estatuto e o Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos e definirá também o novo diretor de Seguridade da Previ.

Como acontece a cada dois anos, a renovação de parte dos dirigentes da Previ também tem indicação do patrocinador Banco do Brasil. Como previsto no Estatuto vigente, o Banco do Brasil indicará o diretor de Participações e o diretor de Investimentos, um membro titular e respectivo suplente para o Conselho Deliberativo, um membro titular e respectivo suplente para o Conselho Fiscal, além de dois membros titulares e respectivos suplentes para o Conselho Consultivo do Plano 1 e dois membros titulares e respectivos suplentes para o Conselho Consultivo do Previ Futuro.

Orientações para as chapas

A inscrição das chapas poderá ser feita no período de 12/2 até as 18h de 28/2 com a entrega de toda a documentação original na sede da Previ. Os documentos também poderão ser entregues por e-mail, em um arquivo eletrônico de imagem que deve estar anexo à mensagem. Nesse caso os documentos originais também devem ser enviados para a sede da Previ até as 18h de 28/2, por Sedex.

O requerimento de inscrição das chapas deve estar acompanhado de uma relação de apoio subscrita por, no mínimo, 0,5% do total de participantes e assistidos com direito a voto, considerando como base de votantes o número computado no dia 31/1/2020. Nessa lista devem constar a identificação de cada signatário com matrícula, nome completo, dependência de localização ou situação de assistido, como está especificado no artigo 20 do Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos da Previ.

Quórum

O quórum das eleições da Previ é o da maioria absoluta de participantes e assistidos, maiores de 18 anos, com direito a voto, considerando como base de votantes o número computado no dia 31/01/2020. A divulgação do quórum está prevista para 11/2/2020.

Candidatos

Todos os candidatos que participarem do processo eleitoral precisam cumprir uma série de pré-requisitos, como assinar o Termo de Adesão ao Código de Ética e ao Guia de Conduta da Previ. Confira outros pré-requisitos na matéria Previ tem eleições em 2020, publicada em 20/12/2019.

Vote pelo App Previ

Votam no SisBB somente os participantes que são funcionários e/ou estatutários do Banco do Brasil S.A. em atividade no BB ou adidos. Assistidos, funcionários cedidos, em afastamentos regulamentares e demais participantes votam por meio do App Previ, do site da Previ ou pelos terminais de autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil S.A. Não haverá votação por telefone (URA- 0800).

O destaque é que aposentados, pensionistas, funcionários cedidos do BB ou em afastamentos regulamentares e demais participantes poderão votar direto pelo App Previ. A inclusão da votação no aplicativo reforça o convite ao associado para que exerça seu direito de votar e participar ativamente do futuro da Entidade. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou tablet e baixe a nova versão.

Veja mais

Todas as informações sobre as Eleições Previ 2020, o Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos, o cronograma, o edital de convocação da eleição e as notícias já publicadas sobre o assunto estão disponíveis no menu principal do site, na seção A Previ >> Eleições. O conteúdo também pode ser consultado pelo App Previ, na aba Eleições.

Todas notícias