Neoenergia inicia operação comercial do Complexo Eólico Chafariz antes do previsto e mostra seu compromisso socioambiental
12/08/2021
No final do mês de julho, 10 aerogeradores do Complexo Eólico Chafariz, da Neoenergia, que começou a ser construído em outubro de 2019, começaram a produzir energia. Tal feito foi concretizado 17 meses antes do prazo previsto para o início de funcionamento das unidades, localizadas no sertão da Paraíba. Este é um dos maiores projetos de geração eólica da empresa, contempla a instalação de 136 turbinas com capacidade unitária de 3,4MW, uma das mais modernas do mercado.
Além da produção de energia limpa e renovável, os parques eólicos do Grupo Neoenergia geram mais de 1,4 mil empregos diretos e indiretos durante suas construções, dos quais 40% são de mão de obra local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região mesmo após a entrada em operação.
Enquanto a antecipação das obras melhora o retorno para os acionistas, o investimento realizado no complexo traz benefícios sociais à região e contribui para o crescimento das fontes renováveis na matriz energética brasileira. A empresa tem beneficiado os municípios no entorno do complexo com cursos de capacitação, instalação de painéis fotovoltaicos em unidades de saúde, reforma de escola e apoio a artesãs da comunidade quilombola da Serra do Talhado.
Pensar a sustentabilidade de forma eficaz e concreta é um compromisso com o planeta e as gerações futuras. A Neoenergia é uma empresa participada da Previ que está crescendo e gerando valor para a Entidade e para a sociedade. Ações positivas como estas mostram a aderência ao planejamento estratégico da Previ, reforçam o compromisso com aspectos ASGI (ambiental, social, de governança e de integridade) e destacam nosso estímulo a práticas sustentáveis.