Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência reforça a importância de fazermos a nossa parte no desafio da inclusão e da integração
21/09/2022Você sabia que 21 de setembro é o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (PcDs)? A data, estabelecida por lei em 2005, promove a reflexão e o debate sobre inclusão e acessibilidade e já era celebrada desde 1982 de modo extraoficial.
Ao respeitar direitos adquiridos por lei por essas pessoas, estamos também participando dessa luta. Ou seja, quando você respeita a sinalização de um estacionamento para pessoas com deficiência física, ou quando você contrata um intérprete de libras para um evento que vai realizar, ou mesmo realiza a legendagem de vídeos e por aí vai. Essas são formas genuínas de promover a inclusão e a integração dessas pessoas. Ao realizar ações dessa natureza é que promovemos, de fato, a inclusão e a integração das PcDs na sociedade e estimulamos uma cultura da diversidade mais plural e acessível.
Tudo isso torna o 21 de setembro um dia importante para motivar pessoas com deficiência, bem como reforçar o papel de pessoas e empresas sobre a sua responsabilidade em busca de uma sociedade mais diversa e inclusiva.
Uma importante representação dessa luta é a APABB, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil. O slogan “Normal é ser feliz”, usado no título desta matéria, resume a atuação da APABB, uma organização sem fins lucrativos que participa da defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência (PcDs) e contribui para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas, além de auxiliar na formação de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
E seu trabalho é motivo de orgulho para toda a comunidade de funcionários e aposentados do Banco do Brasil. Desde a sua fundação há 35 anos, a entidade foi sustentada pelo trabalho voluntário de funcionários do BB e de pessoas que arregaçaram as mangas na luta por um mundo mais inclusivo. Assim como qualquer ação social voluntária, a APABB precisa da contribuição de cada um de nós para continuar exercendo suas atividades. Qualquer pessoa pode se associar à APABB. A adesão é fácil e você pode doar a quantia que quiser: só se cadastrar no site da instituição.
Você também pode ser um voluntário e doar tempo, carinho e conhecimento pelo simples prazer de ajudar e querer fazer do mundo um lugar melhor para todos. A inscrição também pode ser realizada pelo site, na seção Seja Voluntário. Participe!