Realizada na quarta-feira, 1/6, cerimônia foi transmitida pelo canal da Previ no Youtube.
08/06/2022
Na quarta-feira, 1/6, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, foram empossados 25 dirigentes e conselheiros que passam a ocupar seus cargos na Diretoria e nos conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos da Previ, com mandatos de 2022 a 2026. Compareceram ao evento mais de 200 pessoas, entre dirigentes do Banco do Brasil, de empresas participadas, além de entidades representativas dos participantes e do sistema de previdência complementar.
No início da cerimônia, mensagens de boas-vindas dos três últimos presidentes da Previ, Dan Conrado, Gueitiro Genso e José Maurício Coelho foram exibidas ao público.
Em seguida, o presidente da Previ, Daniel Stieler, que foi reconduzido ao cargo para mais um mandato, fez a abertura do evento e destacou a trajetória centenária da Previ e a solidez da Entidade. Ele ressaltou o importante papel desempenhado pelas instâncias de governança da Previ: “a pluralidade de visões é uma riqueza que temos que continuar cultivando em nossos debates, pois o objetivo de todos é o mesmo: manter nossa Previ no rumo certo, tendo sempre o foco do associado como norteador de nossas ações”.
Daniel fez questão de referendar a parceria com o patrocinador Banco do Brasil. “A competência técnica e de gestão adquiridas na cultura do BB faz toda a diferença na construção de uma governança robusta e ao mesmo tempo ágil para acompanhar o dinamismo e a evolução de todos os segmentos em que cada um de nós atua”. Para ele, essa parceria histórica precisa ser constantemente fortalecida. “Nossos compromissos só farão sentido se continuarmos fortalecendo essa parceria histórica na busca constante por sinergia e pelas melhores práticas desenvolvidas em cada uma das entidades”, declarou.
Por fim, Daniel agradeceu a contribuição dos que finalizaram seus mandatos, deu as boas-vindas aos que passam a compor os colegiados da Previ e falou sobre as expectativas para os próximos quatro anos. “Não teríamos chegado na posição que nos encontramos hoje sem o trabalho dos que vieram antes de nós. Este evento valoriza o legado dos que já passaram por aqui e a história da Previ”. “Nosso compromisso é gigantesco, mas a vontade de cumpri-lo é ainda maior. Com o foco do associado, empatia, diálogo construtivo e trabalho colaborativo tenho certeza de que realizaremos cada vez mais e melhor. Estou empenhado nisso e conto com todos vocês para juntos fazermos a Previ do presente e do futuro. Nossa ambição é do tamanho da nossa razão e do nosso coração”, concluiu.
Na sequência, mais mensagens em vídeo — do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro; da integrante do Conselho de Administração do BB, Rachel Maia; e da presidente do Conselho de Administração do Banco, Ieda Cagni — foram exibidas ao público.
O diretor presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, presente no evento, falou sobre a resiliência do segmento de Entidades Fechadas de Previdência Complementar nos cenários adversos enfrentados nos últimos anos. Ele ainda ressaltou a profissionalização dos dirigentes, colaboradores e de todos que fazem a gestão do ativo.
Marcel Barros, presidente da Anapar e ex-diretor de Seguridade da Previ, destacou o papel da Previ como referência no segmento de Previdência Complementar e ressaltou a importância de a Entidade ter sido fundada e ser gerida até hoje por trabalhadores associados da Previ. Marcel também ressaltou o pioneirismo da Previ ao adicionar as questões de integridade aos critérios ASG (sigla para Ambiental, Social e Governança).
Em seguida, Paulo César França, o PC, presidente do conselheiro fiscal em término de mandato, fez um discurso em nome de todos que deixavam seus cargos. PC falou sobre o sentimento de ter sido conselheiro de uma Entidade da qual também é “dono” e destacou que essa é a principal diferença entre ser conselheiro da Previ e ser conselheiro de uma empresa do mercado.
Lucineia Possar, conselheira deliberativa em término de mandato, reforçou as palavras de PC ao afirmar que tem sua esperança renovada nos parceiros e colegas da Previ que irão empreender como novos conselheiros. Lucineia também agradeceu a todos que já passaram pela Previ a ajudaram a construir essa Entidade que é um “modelo de governança”. “Registro meu agradecimento institucional, meu agradecimento pessoal e a minha esperança na continuidade de um trabalho vitorioso realizado ao longo da história dos 118 anos da nossa Previ. Saio com a esperança renovada nas pessoas que fazem a governança da Previ, que é exemplo mundial. Eu permanecerei no Banco do Brasil e continuarei trabalhando para que a harmonia entre o patrocinador e a patrocinada seja a melhor possível”, afirmou.
Na sequência, para discursar em nome dos conselheiros que tomaram posse, foi convidado ao palco o conselheiro deliberativo Antonio Sérgio Riede. Em sua fala, ele destacou o reconhecimento que a Previ tem junto à Abrapp, à Previc, aos demais Fundos de Pensão, aos associados e a todo cenário de previdência do país. Riede destacou a transparência da Entidade na divulgação de informações e agradeceu aos associados que votaram para definir os novos representantes da Previ.
Antônio Barreto, integrante do Conselho Deliberativo, também falou em nome dos conselheiros que tomaram posse. Barreto contou um pouco de sua trajetória e lembrou que todos que trabalham na Previ são associados e representam o que está colocado no Propósito da Entidade: cuidar do futuro das pessoas. Outro representante dos novos conselheiros, Rodrigo Mulinari, que não pode estar presente na cerimônia, mandou seu recado de boas-vindas por vídeo.
O diretor de Administração reeleito pelos associados, Márcio de Souza, ressaltou o apoio recebido dos associados para vencer o pleito e reafirmou os compromissos de campanha. “Não foi fácil andar por todo o país em campanha, mas nós fazemos isso com um enorme prazer. É muito bom estar perto dos associados falando sobre tudo que tem sido feito na nossa Entidade. O resultado que nossa chapa obteve representa uma aprovação da gestão de todos os dirigentes e conselheiros da Previ, eleitos e indicados. Vamos manter a firme defesa da nossa governança. Porque essa governança foi uma conquista dos trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil, que lutaram para ter o direito de eleger seus diretores. Vamos em frente com o nosso compromisso de manter a Previ no bom caminho nesses próximos quatro anos.”
Paula Goto, diretora de Planejamento reeleita pelos associados, iniciou seu discurso com uma frase de uma música de Elis Regina “o que foi feito é preciso conhecer para melhor prosseguir”. Paula destacou que a Previ foi alicerçada em valores sólidos e tem uma forte cultura organizacional. Ela ressaltou que, mesmo em períodos de crise como nos últimos dois anos, a Previ se manteve sólida, apresentando resultados consistentes. “As nossas Políticas de Investimentos, elaboradas na Diretoria de Planejamento, são os instrumentos que nos permitem navegar numa direção segura, mesmo no meio de um mar revolto”.
Paula também reiterou os compromissos de campanha e agradeceu o apoio dos associados nas Eleições. “Agradeço a todos os associados que participaram deste processo democrático nas urnas, especialmente aos nossos apoiadores, aos associados que nos confiaram o seu voto, aos meus companheiros de chapa e à minha família pelo apoio recebido nessa jornada”. A diretora encerrou sua fala com um poema chamado Vanguarda, de autoria do associado Luis Oswaldo Santiago..
Ênio Mathias Ferreira, reconduzido ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo, encerrou a cerimônia agradecendo a parceria com o Banco do Brasil, à Diretoria Executiva, aos Conselhos e ao corpo técnico da Previ. Ele também destacou seu compromisso com a Entidade. “Farei de tudo para garantir a melhor governança e a melhor gestão possíveis junto aos meus colegas do Conselho Deliberativo”. Ênio concluiu reafirmando a trajetória de sucesso e sustentabilidade da Previ e lembrando que somos nós, donos, que cuidamos da nossa Entidade. “Os números da Previ são impressionantes. São números, são famílias, são muitos sonhos a serem realizados. E o nosso diferencial é que somos nós, donos, que cuidamos da Previ. E isso faz toda a diferença. São muitos desafios, mas muitas oportunidades também. Seguiremos nessa caminhada buscando uma Previ cada vez mais forte”, encerrou.