Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Prestando contas

Nova área do site traz mais informações e mais transparência sobre a Previ para seus associados

12/02/2021

As atualizações do site da Previ incluíram uma nova área que deve chamar a atenção dos participantes: a Prestação de Contas. Esse novo espaço foi pensado para aumentar ainda mais a transparência e centralizar as informações fornecidas pela Entidade aos seus associados e demais públicos de interesse em um só lugar, facilitando o acesso.

Além de reformular a maneira como as informações são prestadas aos participantes, com a nova área de Prestação de Contas a Previ se adequa ao que foi estabelecido pela Resolução nº 32 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), de 4/12/2019.

Uma das categorias da área de Prestação de Contas você provavelmente já conhece: é o Painel Previ, onde são publicados mensalmente os resultados dos planos. A outra, que vamos apresentar em detalhes agora, é a de Informações para o Participante. Nela é possível consultar os Relatórios Anuais da Previ; as Prestações Diversas, onde constam registros das atividades da Previ, acessíveis ao público em geral; e, por fim, as Informações Exclusivas, que somente os associados podem acessar. Saiba mais sobre cada uma dessas seções.

Relatórios Anuais

Nessa seção é possível acessar e baixar todos os relatórios anuais publicados pela Previ desde 1997. Publicação mais robusta da Entidade, desde 2012 o Relatório Anual é integrado ao Relatório de Sustentabilidade e unifica num só documento as informações sobre desempenho e impactos sociais, econômicos e ambientais, com a utilização do padrão da Global Reporting Initiative (GRI), organização não governamental que estabelece padrões mundialmente aceitos para reporte dessas informações. É elaborado em formato unicamente digital, com PDF para download e impressão. O Relatório Anual de 2020 precisa ser publicado até 30/4/2021, conforme determina a legislação, mas a Entidade trabalha para divulgá-lo antes dessa data.

Prestações Diversas

No espaço de Prestações Diversas, você encontra, por exemplo:

  • Informações Contábeis, onde constam os balancetes mensais da Previ;
  • Demonstrativos de Investimentos, cuja atualização é semestral e mostra a posição dos investimentos da Previ no período divulgado;
  • Resultados de Assembleias, que traz um resumo das assembleias das empresas em que a Previ tem participação;
  • Demonstrações Atuariais, conheça o nível de reservas e a situação financeiro-atuarial dos planos;
  • Aprovação de alteração de estatuto e regulamentos, que trará informações já aprovadas pelo regulador para mudanças no Estatuto e nos regulamentos dos planos.

Informações Exclusivas

Já no espaço Informações Exclusivas, de acesso restrito aos associados por meio de login e senha, estão disponíveis:

  • Atas de reuniões, que contêm extrato das atas das reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Previ;
  • Propostas de alteração de estatuto e regulamento, para centralizar as informações de mudança nesses documentos que ainda estejam em discussão;
  • Prestadores de Serviço, que traz a relação dos fornecedores de serviços nas áreas de atuária, contábil, auditoria, jurídica, custódia, publicidade, informática, consultorias ou que prestam serviço de administração de carteiras de valores mobiliários e de consultoria.

Nessa seção também estão disponíveis as Demonstrações Atuariais e Informações de População, uma melhoria trazida pela Resolução CNPC 32, que determinou a inclusão dos dados populacionais nas demonstrações, que já eram divulgadas no site.

Outra mudança trazida pela resolução foi a divulgação da relação de empresas participadas em ambiente de acesso restrito aos associados – antes a relação era divulgada em área aberta do site.

Transparência

A prestação de contas sempre foi um compromisso da Previ com o participante. A nova área do site traz ainda mais clareza às atividades realizadas pela Entidade e reforça a Transparência, um dos valores corporativos da Entidade. A transparência na gestão é melhor maneira de gerar confiança nos associados e em todos os públicos que nos relacionamos.

Todas notícias