Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Previ Day reúne especialistas em São Paulo

Evento, que compôs as celebrações dos 120 anos da Entidade, debateu com agentes do mercado oportunidades de investimento e melhores práticas ASGI

10/06/2024

Como parte da comemoração pelos seus 120 anos, completados em abril, a Previ realizou no dia 6 de junho no Teatro do Shopping Cidade SP, na capital paulista, a 1ª edição do Previ Day. O evento contou com participação de executivos das empresas em que a Entidade tem participação, agentes do mercado, autoridades e membros do setor de previdência que debateram os caminhos para o investimento sustentável no Brasil.

Para João Fukunaga, presidente da Previ, a presença de líderes de empresas que figuram no ranking das marcas mais valiosas do Brasil demonstra acerto na estratégia de investimentos da Entidade: “Escolhemos ativos levando em consideração rígidos critérios definidos pelos comitês de investimentos, que analisam aspectos como liquidez, segurança e nível de rentabilidade, além de responsabilidade social”.

Fizeram parte do painel de abertura André Esteves, presidente do BTG Pactual, Daniel Bogado, gerente geral da Tesouraria Global do Banco do Brasil e Cláudio Gonçalves, diretor de Investimentos da Previ.

O segundo painel abordou temas de macroeconomia e cenários e contou com a participação de Alessandra Ribeiro, economista chefe da consultoria Tendências, Marcelo Rebelo, economista chefe do Banco do Brasil, Tiago Berriel, estrategista chefe da BTG Pactual Asset Management e Larissa Moreira, analista de macroeconomia da Previ, que moderou o debate. Na sequência, foram discutidas estratégias para alocação de portfólio em renda fixa, renda variável e imóveis.

interna_2.png

“Oportunidades de investimento no Brasil” foi o tema do terceiro painel do dia, moderado por João Ernesto Mesquita, gerente executivo de Gestão de Renda Fixa e Imobiliária da Previ, e que contou com a participação de Daniela Gamboa, superintendente de crédito privado e imobiliário na SulAmérica Investimentos, Frederico Vontobel, diretor de gestão da Vokin Investimentos e Rodrigo Abbud, sócio fundador da VBI Real Estate.

Em seguida, Rodrigo Azevedo, sócio e gestor da estratégia macro da Ibiuna Investimentos, Cristiano Lauretti, responsável pela área de Private Equity na Kinea Investimentos e Giuliano de Marchi, Head do JP Morgan Asset Management na América Latina, falaram sobre oportunidades em investimentos alternativos. A moderação foi realizada por Henrique Pereira, gerente executivo de Gestão de Renda Variável e Middle Office da Previ.

No painel “ASGI Além do Financeiro - Melhores Práticas e Principais Desafios”, Rebeca Lima, diretora executiva do CDP na América Latina, Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan e Luis Henrique Guimarães, membro dos conselhos de Administração da Vale e da Cosan, debateram os impactos positivos das melhores práticas ASG nas empresas brasileiras e possibilidades de geração de valor para investidores e para a sociedade no longo prazo. A moderação ficou por conta de Vitor Valim, gerente executivo de Participações Mobiliárias da Previ, e Paula Goto, diretora de Planejamento da Previ.

O último painel foi “Minério de Ferro - Perspectivas da Demanda Chinesa e Mercado Global”, que contou com a participação de Gustavo Pimenta, vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, e do diretor de Seguridade da Previ, Wagner Nascimento.

interna_3.png


120 anos cuidando do futuro das pessoas

Inaugurada em 1904 como Caixa de Montepio dos Funcionários do Banco do Brasil – a entidade contava então com 52 associados, hoje são cerca de 200 mil – a Previ celebrou seus 120 anos numa série de eventos envolvendo seus mais importantes stakeholders: funcionários, associados, patrocinador e agentes de mercado.

No dia de seu aniversário, em 16 de abril, a Entidade realizou no Rio de Janeiro uma comemoração com seus funcionários. Em Maceió, de 17 a 24 do mesmo mês, realizou diversas ações de relacionamento com seus associados no Cinfaabb, evento esportivo de aposentados do Banco do Brasil. Em Brasília, no dia 6 de maio, o evento foi destinado a lideranças do BB, autoridades e entidades representativas. Além do evento, houve uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 120 anos da Previ.

Compromisso com a sociedade e o mercado

Devido à sua importância enquanto investidora institucional, a Previ estimula constantemente o debate sobre ASGI nas empresas em que possui participação. Várias delas lideram o ranking das marcas mais valiosas do Brasil, o que comprova o grau de excelência da política de investimentos da Entidade.

De acordo com os dados, divulgados pela Brand Finance em maio, entre as cinco primeiras marcas mais valiosas do País estão Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Petrobras e Vale. A Previ tem participação em todas elas. Na Vale, por exemplo, a Entidade atua há 31 anos. Nesse tempo, viu a empresa se tornar a maior mineradora do mundo, e trazer retornos de mais de 6.000% para seus investimentos. A Previ também atua em outras empresas que estão no top dez da pesquisa (Localiza e Ambev) e em várias que estão entre as cinquenta mais valiosas, como BRF, Ultrapar, Vibra e Neoenergia.

A Previ é a primeira signatária fundadora do PRI, iniciativa da ONU de Princípios para os Investimentos Responsáveis. Além disso, desde 2021, conta com um selo ASGI, que acrescenta integridade à sigla ASG. Mais do que um selo, esses valores tornaram a Entidade mais exigente e criteriosa nos seus investimentos e na cobrança de engajamento ambiental. Algumas das empresas que lideram rankings de sustentabilidade como Banco do Brasil, Ambev e Itaú também fazem parte do portfólio de investimentos da Previ.

Marca ASGI Horizontal Governanca.png

 

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.