CRC-RJ premiou a Entidade pela sexta vez em reconhecimento à excelência e à transparência das informações econômicas e socioambientais em seus relatórios anuais.
16/12/2019
A Previ recebeu o Certificado Empresa Cidadã na 17ª edição do Prêmio, realizado em 11/12 pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ). O contador da Entidade, Antonio Henrique Pereira dos Santos, e o gerente de núcleo da Gerência de Contabilidade da Previ, Marcelo dos Santos Claro, representaram a Previ no evento. É a sexta vez que a Previ é contemplada no prêmio, o que atesta o esforço do corpo técnico na produção de informações contábeis e socioambientais divulgadas no seu Relatório Anual.
“A premiação reconhece o esforço feito pelo corpo técnico da Previ na construção do Relatório Anual. O nosso trabalho, que segue parâmetros internacionais de informações, é cada vez mais embasado na transparência para que todos os associados possam acompanhar com muita clareza os números da Previ”, afirmou Antonio Henrique.
Este ano, foram certificadas 56 empresas, entre 63 inscritas. A iniciativa é uma parceria entre Firjan, Fecomércio e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O certificado é o reconhecimento de um trabalho que valoriza a atuação das empresas na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, de maneira ética, correta e transparente, frente aos desafios para implementar políticas de proteção ao meio ambiente.
A Previ foi a primeira entidade fechada de previdência complementar a divulgar um balanço social em 1998 e, desde 2011, as informações de RSA são publicadas de forma integrada no Relatório Anual da Entidade, com base no formato do GRI (sigla em inglês para Global Reporting Initiative).
Para aprimorar e disseminar as boas práticas em transparência das informações e do investimento responsável no mercado brasileiro, a Previ participa dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI). Além disso, o Código Previ de Melhores Práticas de Governança Corporativa e o Guia Previ de Melhores Práticas de ASGI em Investimentos incentivam entidades de previdência complementar a incorporar às suas decisões de investimentos os princípios ambientais, sociais, de governança corporativa e de integridade.
A participação ativa da Previ em fóruns nacionais e internacionais de responsabilidade social corporativa, como a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp, cujo conselho deliberativo é presidido por José Maurício Pereira Coelho, presidente da Previ), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), destacam o compromisso da Entidade com o desenvolvimento sustentável.
Criada em 2001, o certificado tem âmbito nacional e reconhece boas práticas de responsabilidade socioambiental e demonstrações financeiras precisas em empresas brasileiras de todos os portes. Enquanto as grandes empresas são certificadas conforme o Balanço ou Relatório Socioambiental e as Demonstrações Contábeis de cada exercício, as pequenas e médias são avaliadas a partir de formulário específico, disponível no site do CRC-RJ. As empresas devem apresentar as informações de forma tempestiva e com qualidade para a tomada de decisões, sempre com foco na sustentabilidade e da proteção ambiental.
A Lei 11.941/09 determina que os relatórios devem seguir o International Financial Reporting Standards (IFRS), padrões internacionais utilizados por muitos países, a exemplo da China, Austrália, Japão, Canadá, Rússia e a Comunidade Europeia. Todas as instituições que obtêm nota acima de 50% da pontuação definida no regulamento recebem o certificado.